Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

APO   Rio de janeiro. - RJ
renato.conti   Londrina - PR
cicero andre   rio de janeiro
dpi3d   Recife - PE

Portfólios Ver Mais

Phalgus   Espirito Santo do Pinhal - SP
Kiko 7   São Bernardo do Campo - SP
vicvitin   Curitiba

Tutoriais - Tutoriais dos usuários

Tecidos com o modificador Cloth

Modificador Cloth
Software: 3ds Max 9
Autor: Edson C. Sousa
Tutorial exclusivo Tresd1

Olá, galera!

Devido ao número de perguntas sobre as configurações do Cloth resolvi fazer esse tutorial básico sobre o mesmo!
Aqui irei mostrar algumas funções que o Cloth oferece! Se baseando nesse tutorial poderá aplicar com criatividade em qualquer cena, tendo personagens ou não!

Crie uma cena simples: um plano, uma esfera e um tubo (veja a disposição dos objetos na cena na imagem abaixo).
Anime a esfera de modo aleatório sem movimentos bruscos.
Selecione o tubo e aplique o Modificador Cloth!
Clique no botão Object Properties e adicione os objetos restantes para o cloth clicando no botão Add Objects.
Configuraremos agora os atributos de cada objeto na cena:
Para o plane marque a opção Collision Object;
Faça o mesmo com a esfera;
Por enquanto deixaremos a configuração do Collision Objects como está!

Para o tubo, que será o tecido, utilize a opção Cloth:
Em Pressets já temos vários valores predefinidos, onde para esse exemplo utilizei o Heavy Leather, um tipo de couro.
Agora fixaremos alguns vértices na esfera, para que acompanhem seu movimento! Selecione o sub-menu Group;
selecione o grupo de vértices indicado na imagem e clique no botão Make Group. Na janela que se abrir, dê um nome ao grupo de vértice e clique em OK!
O nome do grupo vai aparecer logo abaixo na janela de grupos do cloth.
Agora clique no botão Surface e logo após indique ao qual objeto deseja que os vértices se fixem, no nosso caso a esfera (clique nela).
Saia do sub-menu Group e clique no botão Simulate Local;
Observe que se não tivéssemos fixados os vértices à esfera o tubo certamente teria caído sobre o plane, mas não foi o que aconteceu! Para deletar o animação local, basta clicar no botão Reset State que o tubo voltará a seu estado inicial!
Agora clique no botão Simulate e observe o cálculo do Cloth sobre a animação feita anteriormente na esfera! A caixa de seleção Progress habilita e/ou desabilita o progresso da simulação na viewport!
Veja que o Cloth irá calcular o quanto de frames estiver utilizando na cena:
Para deletar a animação do tecido e voltar ao estado inicial, basta clicar no botão Erase Simulate.
Faça um teste aumentando o número de frames e clique novamente em Simulate.
Depois de tudo configurado, adicione o modificador TurboSmooth ou MeshSmooth ao tubo para deixar o tecido ainda melhor!
Delete o Modificador TurboSmooth ou MeshSmooth (o qual utilizou), pois não terminamos a configuração!
Com a configuração padrão de colisão, muito possivelmente terá interpenetrações entre o tecido e a esfera!
Agora que iremos voltar as configurações de colisão!
Selecione o tecido (tubo) e clique Erase Simulation! Após entre nas configurações dos objetos clicando em Object Properties! Selecione a esfera para entrar nas suas configurações e aumente o valor de Depth e Offset! Dê OK!
Clique em Simulate e aguarde o cálculo do Cloth finalizar!
Coloque a barra de tempo no mesmo frame onde ficava evidente a interpenetração entre as malhas (nesse caso o frame 83) e observe que agora está tudo ocorrendo bem! Se continuar a interpenetração (isso se deve ao tamanho da cena ou medida usada no Max) aumente o valor de Depth e Offset novamente, até que as malhas não mais se toquem indevidamente!
Para finalizar, aplique o modificador TurboSmooth no tecido!

Pronto! Essas são as configurações básicas para utilização do Modificador Cloth, um dos melhores modificadores já adicionados ao 3ds Max!

http://www.dailymotion.com/swf/ys1pDFBybQz0dmTUp,425,335

Vídeo teste para amostra de movimentação do tecido!
Essa movimentação pode ser diferente a depender do tipo de tecido que coloque em Pressets.

No próximo tutorial, mostrarei como utilizar o Cloth juntamente com o Garment Maker, Modificador utilizado em Shapes para confecções de roupas/tecidos, o ideal para utilizar com personagens!

Abraço e até o próximo tutorial!

Faça o login para poder comentar

Edson Comentou em 29/10/2007 23:43 Ver comentário
sapateiro Comentou em 29/10/2007 09:21 Ver comentário
Matheus Gouvea Comentou em 28/10/2007 19:06 Ver comentário
ederson tavares borges Comentou em 28/10/2007 18:41 Ver comentário
Gustavoo3 Comentou em 27/10/2007 15:49 Ver comentário
ederson tavares borges Comentou em 26/10/2007 21:46 Ver comentário
Feitosa Comentou em 26/10/2007 20:12 Ver comentário
ederson tavares borges Comentou em 26/10/2007 11:37 Ver comentário
gustavo_Kreator Comentou em 26/10/2007 03:23 Ver comentário
bhewson Comentou em 26/10/2007 02:33 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710647.

Total de membros registrados: 138122

Últimos membros registrados: natiirala, Camila3242, leonardo1, jonatasrocha1234, Carlosisidoro, evandro12, carolmous, artica.

Usuário(s) on-line na última hora: 1548, sendo 25 membro(s) e 1523 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ricardo Paranhos, Thiago Couto, JMDesign, Thiago, Eber.Silva, claro_lima, jonatasrocha1234, Duda, Gabriel.C, Nuno, Camila3242, magster, Victor Mendonça, natiirala, robalbino, Carlos E. Nogueira, Vladis, nandao, TadeuB79, marcola, m.schnaider, Leonardo, Felipe Duarte, mastermax, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.