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Beleza pessoal... Estou fazendo este tut básico do cloth pra ensinar como pendurar uma toalha...
Pra começar fiz um torus com 20cm no radius 1 e 1cm no radius 2.
Depois fiz um retângulo em baixo com um tamanho bom pra uma toalha de rosto...
Transformei em editable spline, selecionei os vértices e dei break pra separar as linhas.....
Selecionei o retângulo, entrei no modify e apliquei o garment maker pra fazer o mesh...
Entrei no panels do garment maker e mudei pra curved no deformation...
Mudei o valor do curvature pra deixar o mesh redondo e caber dentro da argola...
De novo no modify apliquei o cloth... Depois cliquei no object properties e coloquei o preset cotton...
Precisa adicionar a argola no cloth pra colidir com a toalha...
Cliquei no add objects, selecionei o retângulo com o garment maker e liguei o collision object...
Agora sai da janela do object properties e clica no simulate local pra ver a simulação...
Se o cloth atravessar a argola o valor do collision object está baixo... clica no reset state, volta no object properties e aumenta o valor...
O tecido vai atravessar ele mesmo, isso não tem problema por enquanto, mas não pode atravessar a argola... se o tecido não atravessou a argola vc clica no reset state pra ele voltar na forma inicial...
Entra no menu simulation parameters do cloth e liga o self collision... coloca 2 no valor dele... clica no simulate local de novo e agora o tecido não vai mais atravessar ele mesmo...
Deixa simulando até o tecido parar... Depois disso clica no set initial state pra toalha ficar desta forma...
Clica com o botão direito no quadro do modify e clica no collapse all pra transformar em mesh e não perder mais a forma...
Volta no modify e aplica o shell pra criar a espessura...
Controla os valores inner amount e outer amount pra não deixar as malhas se atravessarem quando engrossar a toalha...
Coloca o turbo smooth com 2 no interations pra suavizar...
Para o material eu usei o arch&design do mental ray... peguei o preset pearl finished, mudei o valor do roughness pra 1, reflectivity pra 0.2 e glossiness pra 0.1...
Entrei no menu special purpose maps e coloquei o mapa speckle... entrei no speckle e cliquei no swap pra inverter as cores...
Faz um teste de render pra ver como fica o displacement, se precisar vc diminui o edge length no render scene>renderer>shadows&displacement.
Toma cuidado com esse valor que se diminuir muito demora pra renderizar ou trava... conforme for vc aumenta o subdividions quando diminuir um pouco o edge lenght pra compensar.
coloquei uma skylight na cena com 0.6 e uma mr area spot com 0.8... liguei o final gather com preset draft e renderizei.
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