Tutoriais - Outros softs 3D

Z-Brush - Interface

Olá a todos, sejam bem-vindos ao Introdução ao ZBrush. Meu nome é Henrique (Amon-Ra na internet). O Zbrush é uma ferramenta de 2.5D e 3D. 2.5D significa que é um desenho 2D, mas com perspectiva. Costumo dizer que é um 2D de profundidade. Tudo isso começou com a invenção do ZPixel. Até então os programas de imagem trabalhavam com as cordenadas (X,Y). Como no PaintBrush ou Photoshop. O Zbrush por sua vez possue a tecnologia 2D de profundidade. De acordo com a intencidade de mesmos pixels e uma determinada região, ele cria uma profundidade. Que lhe permitirá rotacionar e criar volumes. Porém, não se esqueça que 2D de profundidade não é 3D. 2D de profundidade em Zbrush salvará nos formatos JPG, PSD ou BMP. Nessa pequena introdução daremos uma breve descrição dos itens dentro do Zbrush. Apartir dos novos tutoriais, vamos evoluindo até chegar a modelagem 3D. Que sem dúvida é o grande forte do Programa.
A aparênciado programa é esta acima. O retângulo Cinza é chamado de \"Canvas\" é nele que ocorrerá suas criações. No topo do programa, possui uma barra de Título, que vou descrever agora. Zbrush X.X - A versão do programa

ZDoc - É o arquivo aberto no momento. Quando abrimos o programa é mostrado. \"Zbrush Document\" que é o nome do documento padrão do programa. Assim que você salvar o seu trabalho com qualquer nome, ele substituirá no título.

Mem - É a memória Ram que o Zbrush está consumindo nesse exato momento. Ela é dita em Mbs.

V - É a memória Ram virtual do programa. Ou seja a memória consumida no HD. Ela também é descrita em Mbs.

F - É a memória Ram livre que seu computador possue. Ou seja, quando você tiver vários programas abertos, este valor se alterará. E quanto menor, mais devagar o programa roda, descrita em Mbs.
Nas laterais do programa e na parte debaixo você vê os \"Dividers\".

Ao clicar em cima de um divider ele criará um espaço vazio de acordo com a posição do divider.

Você pode ter este espaço vazio, no lado direito, esquerdo e na parte debaixo do programa.
Nas laterais do programa e na parte debaixo você vê os \"Dividers\".

Ao clicar em cima de um divider ele criará um espaço vazio de acordo com a posição do divider.

Você pode ter este espaço vazio, no lado direito, esquerdo e na parte debaixo do programa.
Abaixo da Barra de título. Encontramos o Menu de funções do programa. Tudo que é possível fazer no Zbrush está nesses menus.
Com o mouse sobre os Menus. Veja que é aberto os \'Submenus\' e dentro dele as funções disponíveis para aquele menu.

Perceba que no topo de todos Submenus há um ícone

Clicando neste ícone jogamos o Submenu para a região vazia aberta pelo Divider. E agora entendemos a razão da existência dos dividers.
O próprio programa decide se o Submenu vai para o espaço do Divider da esquerda ou da Direita.

Já o espaço do Divider de baixo do programa é Exclusivo para \"Scripts\". Que é a linguagem própria do programa. Que não é o foco do programa saber, mas é sempre útil saber que existe.
O submenu aparece no espaço do Divider da maneira ao lado.

Clicando sobre o Nome do menu. Você minimiza ele, e este adquirá o espaço de uma linha.

Clicando neste icone você simplifica o menu. Ou seja retira as funções mais avançadas dele, tornando o menu Básico.

Clicando neste icone você fecha o Submenu. E o retira do espaço dado pelo Divider.
Segurando \"CTRL\" no teclado e clicando você pode movimentar qualquer ítem do programa.. E jogar aonde você quiser..

Ou seja, você mesmo pode criar a sua \"aparência\" do programa, colocando os itens que você mais usa em posições de fácil acesso.

Para deletar um ítem que você colocou em uma determinada posição. Basta segurar \"CTRL\" novamente e clicar sobre ele.

Assim definimos nosso próprio LAYOUT para o programa.
Voltando para a barra de título do programa. Encontramos os seguintes itens ao lado.

Custom - No ítem acima aprendemos como criar nosso próprio Layout para o programa. Ele pode ser salvo em \"Config\" que está dentro do menu \"Preferences\". com o icone \"Save Ui\". Clicando neste botão Custom ao lado, ele voltará o layout para o último Layout salvo, caso você não salvar nada será o vazio de quando você abre o programa pela primeira vez.

Standard - É o layout Padrão do programa. Acredito que 99% das pessoas devem utilizá-lo, por que é realmente bom e não têm o que reclamar. Ele coloca as ferramentas de desenho no lado esquerdo como a maioria dos programas de imagem. As ferramentas de camera no canto direito. E as opções de propriedade na parte de cima. Veremos tudo com detalhes no próximo tutorial.

Z - Como vimos antes, o ZBrush possui uma linguagem própria. Chamada \"ZScript\". Como vimos também o divider localizado na parte debaixo do programa esconde a área que ficarão os Zscripts quando abertos. Clicando em \"Z\" ele vai criar um Layout de visualização de ZScripts. Ele puxará o Divider debaixo o máximo pra cima.. E jogará pro lado direito da tela os Menus \"Zplugin\" e \"ZScripts\". Um atalho pra mexer com scripts.

D - Zera o Layout. E volta para o inicial do programa. Qualquer desenho ou qualquer coisa que você tiver no programa não será afetado.

- Este é o botão de descrição. Com ele selecionado, é só passar o mouse por cima de qualquer item, que ele explica em Inglês a função de cada.

O mesmo pode ser feito deixando o mouse parado em cima de qualquer item. E então segurando \"CTRL\" por alguns segundos.
No topo direito encontramos:
DefaultZScript - Quando tiver um Zscript rodando. Você clica neste botão para cancelá-lo e voltar para o Zscript padrão ou seja, não rodar nenhum Zscript.

Help - A ajuda do programa é muito boa. Descreverá o uso do programa e facilitará a escolhe de Tutoriais do programa. Que são Zscripts. Ou seja os Tutoriais do programa são Zscripts que movimentam o mouse e vão descrevendo o que estão fazendo tudo automático. A própria janela de Ajuda é um Zscript. Você nota isso olhando o Espaço do Divider debaixo, que é a região dos Zscripts. Após abrir o Help(e fechá-lo). Clique em DefaultZScript acima para ver o que acontece. Ele vai zerar o script que está rodando.

Estes 3 itens já são muito conhecidos por você. O primeiro minimiza o Zbrush. O segundo altera entre Janela e Tela cheia. O terceiro fecha o programa. Como qualquer janela do Windows.
Confira Abaixo um pequeno esquema e resumo do que foi visto.

Muito Obrigado por ler até aqui.

Até o próximo tutorial.

Abraços

Amon-Ra

Faça o login para poder comentar

AmonRa Comentou em 16/06/2011 18:54 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 684270.

Total de membros registrados: 119899

Últimos membros registrados: Verônica F., Kmilaahillaa, 26Bruno, Isabella, dudarxdrigues, yurijosemiguel, João hth56th, DeanL.

Usuário(s) on-line na última hora: 518, sendo 8 membro(s) e 510 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Max, SERPA, Abilio, Rodrigo Martins, Ricardo Amaral, gilson antunes, Ana Carolina, Danilo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2020. Todos direitos reservados.