Eu não poderia iniciar este texto de forma diferente a não ser escrevendo "eu avisei"!
Pois no mesmo dia que novamente cometeram a imbecilidade de dividir o 3ds max em duas versões, não pela primeira vez e nem pela segunda, mas incrivelmente pela terceira vez como se não tivessem aprendido nada com os dois fracassos anteriores, eu avisei que não daria certo e terminaria em breve igual aconteceu nas outras tentativas com o 3D Studio Viz e o Autodesk Viz, desta vez durou um pouco mais porque não retiraram recursos como fizeram das outras vezes, mas felizmente acabou, não existirá mais a aberração do 3ds max Design.
Mas hoje não é um dia para apontar os equívocos da Autodesk, muito pelo contrário, é o dia de dar os parabéns e agradecer por esta ótima versão que estão lançando, porque realmente é uma versão com pelo menos um grande recurso há muito desejado pelos usuários e desenvolvido pela própria empresa, não é uma simples adição de Plug-in de terceiros já existente.
Apesar de repelirem as comparações com o sistema ICE do falecido Softimage, o MCG do 3ds max 2016 é muito similar, mais simples em certos aspectos e mais robusto em outros, porém, é somente a primeira versão e faz a gente sonhar com grandes avanços nas próximas.
O MCG, acrônimo de Max Creation Graphics, é um sistema avançado de programação visual baseada em Nodes, com ele qualquer usuário consegue fazer desde alterações em modificadores e otimizar processos até criar ferramentas complexas e poderosas para animação, modelagem paramétrica e construções procedurais mesmo sem saber nada de programação, apenas ligando Nodes, claro que são centenas de Nodes disponíveis e milhares de parâmetros, é o 3ds max em Nodes, mas não precisa escrever uma única linha de código se não quiser.
Além disso, ainda permite gravar e compartilhar as ferramentas com outros usuários e não precisa ficar limitado as centenas de Nodes e milhares de parâmetros, também pode criar um Node novo do zero a partir de gráficos chamados Compounds.
Este novo recurso expande imensamente as possibilidades do 3ds max para usuários comuns e se torna a ferramenta mais poderosa do programa depois do MaxScript.
Você pode ter mais detalhes sobre o MCG na postagem do Christopher Diggins, um dos desenvolvedores do recurso,
clicando aqui.Abaixo está o vídeo de apresentação do Christopher Diggins e o vídeo de demonstração do MCG: