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A nova Era do Blender

A Blender Foundation lançou a versão final do tão esperado Blender 2.8 na Siggraph 2019.
Esta é a maior atualização na história do Blender, a equipe planejou e desenvolveu a versão 2.8 durante quatro anos.

O Blender foi totalmente reformulado, finalmente unificaram a interface que era o maior problema do programa, agora ele ficou fácil de usar, está similar aos demais programas 3D e tem um Workflow amigável, facilitando bastante para os usuário que desejam migrar.

Também transformaram o Grease Pencil num sistema completo para animação 2D, adicionaram Gizmos interativos na Viewport e melhoraram o Cycles, o renderizador nativo do Blender, que se tornou híbrido e está bem mais veloz trabalhando com a CPU e GPU ao mesmo tempo, ainda ganhou novo Hair Shader baseado no Hair Shader da Disney, Random Walk Subsurface Scattering igual o do Arnold, Bevel Shader para Rounded Corners e suporte para o Cryptomatte.

Porém, certamente a novidade que está atraindo muita gente é a Viewport Eevee, ela oferece alta qualidade gráfica em tempo real igual as Viewports das Engines de Games como o Unreal, mas sem Ray-Tracing Real-Time por enquanto.

A Viewport Eevee consegue exibir efeitos volumétricos e até pêlos em Real-Time com ótima qualidade, creio que logo implantarão algum sistema de Ray Tracing Real-Time, já que o DXR do Windows está acessível e a Blender Foundation vem recebendo diversos aportes de grandes empresas para o desenvolvimento do programa.

Veja abaixo dois vídeos mostrando animações renderizadas em tempo real na Viewport Eevee do Blender.



Em seguida está um vídeo mostrando o trabalho de aplicação dos pêlos num tigre e a animação de efeitos de texturização, tudo criado com a visualização realista em tempo real na Viewport Eevee.

Não são apenas os usuários que estão sendo atraídos pela reformulação do Blender, grandes empresas também passaram a enxergar o programa como uma ótima opção.

No ano passado a NetFlix produziu o filme de animação 3D, Next Gen, inteiramente no Blender.
Recentemente, a Epic Games fez uma doação de 1.2 milhão de dólares para os desenvolvedores do Blender, uma semana depois a Ubisoft também passou a contribuir com o Software e anunciou que vai usá-lo na produção dos filmes de animação 3D criados pelo Ubisoft Animation Studio.

Portanto, podemos esperar um bom avanço do Blender nos próximos anos.

Baixe o Blender 2.8 de graça clicando aqui.

Veja os tutoriais para usuários de Max que desejam migrar para o Blender clicando aqui.

Baixe o Script para facilitar o intercâmbido de cenas entre 3ds max e Blender clicando aqui.

Acesse o anúncio sobre a doação da Epic Games para o Blender clicando aqui.

Acesse o anúncio sobre o apoio da Ubisoft para o Blender clicando aqui.

Veja abaixo os vídeos mostrando as novidades do Blender 2.8.





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Adminin Comentou em 14/08/2019 20:00 Ver comentário

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