Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Tomodachi   Belo Horizonte
Emmanoel   Balneário Camboriú - SC
RHD3sign   Rio de Janeiro
clebercmds   Timbó - SC - SC
MauricioLagosta   Rio de Janeiro

Portfólios Ver Mais

bernardoneri   Uberlandia Minas Gerais - MG
RafaelJRM   Caxias do Sul (UCS) - RS
mlcalesco   Assis - SP

Tutorial: Simulando Normal Map

Simulando Normal Map

Ver tutorial

Por: Danilo  

Em: 03/06/2009 11:18

tiagodmed, qual a sua conclusão depois do teste? qual das imagens geradas vc acredita que gerou o melhor nivel de detalhamento? aconselho vc a criar um teste tambem com o soft pixplant, que é um soft para esse fim apesar de ter um plug-in para o photoshop, ele é um soft criado exclusivamente para esse fim, gerar mapas.
...-- ´¯`·-» We all die young «-·´¯`--...Portifolio Designer www.danilotudisco.com.br
Entao cara, continua a mesma que ja tinha dito. Vc pode ver que a diferen'ca entre os mapas eh muito nitida. E que como falei o teu mapa esta funcionando como um simples bump. na verdade eu achei o resultado do bump melhor que o resutado do mapa gerado com o gradiente. Com o embos vc nao tem como controlar a dire'cao correta do efeito, ele apenas gera essa ilusao no ps. Se vc olhar vai perceber que ateh o padrao de cores eh diferente. Quanto ao pixplant eu ja testei ele tem um tempo e sinceramente prefiro o crazy bump. Esses softwares sao legais pq alem do normal map eles ja criam outros mapas, como displacement, specular... E os mapas gerados pelo crazy bump tem mais precisao do que os do pixplant. Da uma lida no link que eu passei, ai vc vai entender melhor como eh que o normal map funciona. ;)
Oi gente! Comecei a procurar sobre normal map agora e não entendi patavinas ainda! Tenho uma dúvida primária: Eu sempre achei que o canal bump fosse apenas de leitura de tons de cinza. Sempre pensei que, mesmo aplicando uma imagem colorida, o bump "codifica" todas as cores em escalas de cinza para simular a topologia de relevos. Pensando assim, eu converto as imagens para grayscale (ajusto maior contraste) quando vou usá-las no bump. Os mapas de normal bump em questão no tópico sempre tem esse cor meio azul meio rosa. Eu imaginava que para usar o Normal bump era preciso um mapeamento especifico ou canal específico diferente do canal bump. Resumindo... o mapa de normal bump é sempre colorido? o mapeamento e canal usado para o normal bump são os mesmo do bump? A diferença entre bump e normal bump é exclusivamente a imagem do mapa? Obrigado!
"Marcelo Guarrata" disse: Oi gente! Comecei a procurar sobre normal map agora e não entendi patavinas ainda! Tenho uma dúvida primária: Eu sempre achei que o canal bump fosse apenas de leitura de tons de cinza. Sempre pensei que, mesmo aplicando uma imagem colorida, o bump "codifica" todas as cores em escalas de cinza para simular a topologia de relevos. Pensando assim, eu converto as imagens para grayscale (ajusto maior contraste) quando vou usá-las no bump. Os mapas de normal bump em questão no tópico sempre tem esse cor meio azul meio rosa. Eu imaginava que para usar o Normal bump era preciso um mapeamento especifico ou canal específico diferente do canal bump. Resumindo... o mapa de normal bump é sempre colorido? o mapeamento e canal usado para o normal bump são os mesmo do bump? A diferença entre bump e normal bump é exclusivamente a imagem do mapa? Obrigado!
Para o normal map (normal map eh a textura) funcionar vc coloca o mapa de Normal Bump (nomenclatura que o max usa para denominar a ferramenta responsavel pela leitura das texturas de normal map) no canal do bump existente dentro do seu shader (o material que vc esta montando seja standar do max, vray material ou mental ray) S'o pra deixar bem claro pois vc esta um pouco confuso. Normal map eh a textura que vc criou. Textura eh qualquer bitmap (arquivo de imagem) que vc correga no max. Normal bum como falei acima eh o nome da ferramenta que o 3ds max criou para que o software pudesse interpretar e usar as texturas de normal map.
Obrigado Tiagodmed!! Vc esclareceu quase todas as minhas dúvidas! Só mais um detalhe, as cores, vc sabe a razão dessas nuances azul-rosa? grande abraço
"Marcelo Guarrata" disse: Obrigado Tiagodmed!! Vc esclareceu quase todas as minhas dúvidas! Só mais um detalhe, as cores, vc sabe a razão dessas nuances azul-rosa? grande abraço
Cara agora eu nao vou conseguir te dar uma explicacao completa pq to no trabalho. Mas naquele link que eu postei tem tudo isso, se vc nao manja de ingles usa as ferramentas de tradu'cao do google ;) http://www.bencloward.com/tutorials_normal_maps1.shtml

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707624.

Total de membros registrados: 135234

Últimos membros registrados: jenniwerner, kressrobert, Hugginsed, kdsanmva, LucyCoffee, rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc.

Usuário(s) on-line na última hora: 1142, sendo 26 membro(s) e 1116 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eng Damasceno, clastac, Thiago, Junior, emersonforentin, pinart, Wamdersilva, Roberto Movanni, Anderson Miguel, SERPA, Allen Anderson, Daniel Monteiro, Roberto Trevelin, adudis_, deathstars, Celso Borttoloto, Usina3d, TadeuB79, Sergio1987, Garage29, FátimaTorres, mixel.amorim, Alexandre Longo, marcio.alain, SaavedraCG, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.