conversão 2d para 3d

Por: Abilio  

Em: 02/02/2018 18:44

fala

como é feita a converssão 2d para 3d de filmes de cinema americano ?

ouvi falar que ela esta cada vez mais eficiente

existem varias formas ?
como seria cada uma ?

valeu
Oi Abílio, tudo bem?

Eu não sou especialista neste assunto, mas pelo que li e acompanhei até agora, só conheço uma forma de conversão e já tem vários anos, que é a geração de mapas de Z-Depht.

Os mapas de Z-Depht são bem similares aos mapas com o mesmo nome gerados pelo Render Elements do 3ds max para criar DOF na pós-produção, uma imagem em tons de cinza que descreve a profundidade da cena em relação a câmera, então, o que estiver próximo da câmera fica branco e o que estiver distante fica preto ou vice-versa, como mostra a imagem de exemplo que anexei, é fácil gerar o Z-Depth de uma cena 3D, mas de uma imagem 2D não, pois não tem profundidade nenhuma e é o mapa de Z-Depth que vai criar essa profundidade.

Existem programas próprios para fazer isso, anos atrás quando surgiu essa tecnologia eu divulguei várias notícias aqui na 3D1, elas estão nesta página: http://3d1.com.br/noticias/pesquisa/2?busca=convers%C3%A3o

Entre elas tem artigos sobre conversão de 2D para 3D no FXGuide, o programa Dimension que faz a conversão e até um tutorial.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
ola

mas sera que eles modelam o filme inteiro para gerar este mapa Z-Depht ?

isso seria mais barato que filmar em duas cameras ?
Oi Abílio, tudo bem?

Não modelam o filme em 3D, seria impossível, eles criam máscaras nos objetos igual quando você precisa trocar a cor de algum objeto num vídeo real, depois é aplicado um tom de cinza em cada máscara de acordo com a distância do objeto até a câmera formando o mapa de Z-Depth de cada Frame do filme, quem faz isso é um programa, obviamente.

Sobre a questão de preço, não sei te dizer, mas é muito provável que converter através de um profissional e um programa deve ser muito mais barato do que gravar todo o filme bruto em 3D, aplicar os efeitos e editar em 3D.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Achei interessante a pergunta, e realmente sem resposta... 

Acho que houve um processo cultural mesmo, em se tratando de animacao, de uma transicao de um paradigma 2d pra um paradigma 3d... 

Filmes (pra cinema) de animacao pura, ja eram bastante impopulares, com a decadencia dessa popularidade se acentuando da decada de 70 ate' 90 ao contrario do que aconteceu nos primordios.. a animacao pra cinema era "regra" bem no comecinho da historia do cinema, com o Gato Felix por exemplo (q, ano q vem (2019) vai fazer 100 anos =D..).

Do fim da decada de 90 pra ca, houve um renascimento da animacao cinematografica, e isso veio justamente pelo desenvolvimento de tecnologias 3d... Devido ao desinteresse por animacoes 2d, e pelo hype do 3d do fim da decada de 90, os valores de procedimentos e producao cinematografica mudaram de uma maneira a que e' mais economicamente rentavel e organizacionalmente mais viavel se produzir animacao em 3d...


No sentido de se converter um conteudo 2d pra 3d, vai depender do conteudo e da direcao artistica... Vc tem tecnicas antigas como "matte painting" pra fazer cenarios com aspecto de profundidade... Evidentemente vc pode modelar o objeto, etc... 


No sentido de "cinema 3d" (aquele q vc usa aqueles oculos todos melecados e paga tipo 100 conto e tal e ainda senta numa cadeira pequena e cheia de pipoca) os filmes pra isso sao filmados em estereoscopio.. Isso e' caro pq vc precisa realmente de 2 cameras.. entao o q se faz em quase todos esses filmes, e' q fazem uma ou outra cena com estereoscopia real, e o resto fazem uma "conversao" com composisoes mesmo, por isso q sao poucas as cenas q vc realmente tem "aquela profundidade" e tal... No caso de uma animacao 3d ou de conteudos 3d, vc renderiza de maneira estereoscopica (tem plugins pra isso mas nem precisa muito..)...  


No sentido inverso (q acho q o Andre entendeu), de fazer conteudos 3d parecerem com desenho animado, isso vc faz tanto com materiais, quanto com efeitos de pos e/ou render... ai' vai depender do q seria produzido mesmo, e tbm da direcao artistica do projeto... 

Tem tbm a "rotoscopia", q na decada de 70 era considerado como revolucionario e acidico... 
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Combinando isso com machine learning, "na porrada nao vai ter limites".
Diego Dneo:
Combinando isso com machine learning, "na porrada nao vai ter limites".
o que é : machine learning ?

eh um sistema que ensina o computador ( ou maquinas) a interpretar imagens quase como um humano, ele destingue proximidades. Coisas que estao usando atualmente sao muito eficientes.

 

No caso do machine learning (provavel que tenha varios materiais nas noticias aqui do site) ele vai entender o que eh cada objeto em uma cena, e conseguir criar mascaras e coisas do tipo em baixo custo e muito mais rapido.

Oi pessoal, tudo bem?

Pelo que eu entendi o Abílio deseja saber como converter um vídeo comum em estereoscópico 3D, se realmente for isso, a técnica é através de mapas de Z-Depth, porém, não são apenas cores chapadas nos Layers de cada objeto igual o Z-Depth, quando eu vi o exemplo do programa Dimension anos atrás ele criava um Gradient de acordo com a profundidade do objeto, mas não sei se isso era feito manualmente ou automático.

Nos links que passei na mensagem anterior tem artigos sobre o assunto no FXGuide, que é um site reconhecido na área de VFX para cinema, também tem o Link antigo para o programa Dimension, porém, agora cai na Blackmagic, que deve ter comprado ele e integrado nos seus programas, pode ser que até no próprio Fusion.

Como o Diego disse, tenho certeza que já estão aplicando Machine Learning e Neural Networks nestes programas para automatizar o processo, mas eu ainda não vi comercialmente, com estas técnicas nem precisa mais do operador do programa!

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707630.

Total de membros registrados: 135243

Últimos membros registrados: Helgaella99, Girleide, glauciapaiva, OtavioOG, charles.chaves, GG-.NK, walle03, yasmimin.

Usuário(s) on-line na última hora: 778, sendo 24 membro(s) e 754 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Felipe França , Ronaldo Junior, jotasoares, Tomas, Victor Mendonça, marcelo de moraes, Nuno, Reinaldo Silva, Osvaldo Arquiteto, pinart, gago, MarcioBottega, charles.chaves, Girleide, magster, glauciapaiva, Celso Borttoloto, JMDesign, Adalberto Rocha, Le_Andro, Henrique Ribeiro, mauriciovrc, Gibran Farfud, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.