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Unreal Engine ou Blender 2.8 EEVEE ?

Por: Abilio  

Em: 08/06/2018 15:48

ola

compensa mais modelar no max para render em tempo real no Unreal Engine ?

ou

modelar e renderizar em tempo real no Blender 2.8 EEVEE ?

tanto no quesito qualidade e tambem no quesito trabalheira ?


é possivel usar os mapas substance designer no blender ?

valeu
Oi Abílio, tudo bem?

O Unreal eu conheço bem e o Blender não, mas pelos vídeos que vi da Viewport Eevee, creio que é uma ótima opção para animação rápida como você estava querendo.

Tudo depende do tipo de trabalho, pois o Unreal tem certas facilidades para fazer captura de movimentos em Real-Time, então, se tiver um Microsoft kinect não precisará animar personagens.

Por outro lado, é muito mais prático animar no próprio programa onde está renderizando em Real-Time do que exportar para uma Engine, onde não poderá alterar os Key Frames dessa animação, então, qualquer edição vai depender de uma nova importação.

Você ainda pode modelar e mapear tudo no Max se quiser, pois o Blender aceita diversos formatos de arquivo 3D e vai importar os objetos normalmente.

Vale lembrar que o Blender 2.8 ainda está em desenvolvimento, então, é bom esperar sair a versão final para usar em produção.

Sobre os materiais Substance, eu pesquisei agora para te responder e encontrei um tópico no fórum da Allegorithmic explicando que fica difícil fazer um Plug-in para o Blender devido as restrições de licença, pois o Blender exige licença GPL que dá acesso ao código.

As demais empresas que lançam Plug-ins comerciais para ele usam uma ponte com licença GPL, assim, não dá acesso ao código do Soft, mas no caso do Substance não vale a pena porque perderia a interatividade no ajuste dos parâmetros dos materiais.

Portanto, eles sugerem que neste caso é melhor gerar os Bimaps no Substance Player e usar como texturas normalmente em vez de importar o SBSAR, pois o propósito do SBSAR é oferecer interatividade no ajuste dos parâmetros procedurais.
Isso tudo é segundo o que li no tópico da Allegorithmic escrito pela equipe deles.

No final do tópico tem a mensagem de um cara que desenvolveu uma conexão, ainda é meio precária, mas funciona.

Estou postando o vídeo dessa conexão em anexo, o link direto dele é esse: https://www.youtube.com/watch?v=Z8dixVRMI2k

O link para o tópico no fórum da Allegorithmic é esse: https://forum.allegorithmic.com/index.php?topic=405.0

Mas não tem o download da conexão.

Abração e tudo de bom.

André Vieira


no caso de qualidade de render real time

o melhor é o Unreal Engine ou o Blender ?
Oi Abílio, tudo bem?

Eu não posso afirmar com certeza qual é melhor porque ainda não testei pessoalmente o Eevee na Viewport do Blender, mas em teoria é para ambos obterem a mesma qualidade, já que trabalham no mesmo sistema.

Pode ser que o Unreal tenha mais opções de materiais por ter mais tempo de desenvolvimento, também precisa ver como o Eevee se comporta com cenas pesadas, pois o Unreal tem os sistemas de Occlusion Culling, Level of Detail (LOD) e Proxy Geometry para resolver este problema.

Também vale lembrar que a Epic prometeu lançar reflexos e refrações com Ray Tracing Real-Time na versão 4.22, atualmente o Unreal está na versão 4.20.

O Unreal sempre foi voltado para isso, então, é de se esperar que ele tenha mais recursos.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

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