Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

clebercmds   Timbó - SC - SC
J.F.Verissimo   Recife - AC
new   Belo Horizonte - MG
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
new   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

Fellipe_jf   Brasil - AC
Juarez   Parauapebas - PA
Marcio Garcia   Ribeirão Preto S.P.

Texturas PBR: Como usar mapa AO.

Por: vinicius falcao  

Em: 17/07/2018 15:29

Olá a todos.

Gostaria de saber como usar o mapa de A0 no 3ds Max e VrayMtl.

Obrigado.

Att. 

Vinícius Falcão.

Vinicius...

Se você está falando em Elements basta adicionar o VrayExtraTex e configurar com o VRayDirt, se você está falando em materiais, bastar compor com o mapa VRayDirt, se for AO do GI basta ativar e configurar... 

Qualquer outra dúvida mais especifica posta aqui... Abraço

Oi Vinícius, tudo bem?

Primeiro gostaria de te agradecer por ajudar o Danilo na questão sobre o Revit.

Sobre a sua dúvida, o Cleber é especialista no V-Ray e já te passou todas as possibilidades de usar AO nele, então, vou apenas postar algumas imagens para ilustrar a resposta dele.

Agora, sobre a aplicação do mapa de AO que você encontra nos conjuntos de texturas PBR, ele normalmente não tem utilidade na renderização por Ray Tracing ou Path Tracing como o V-Ray porque ele calcula o AO durante a renderização com alta precisão e qualidade.

O mapa de AO é largamente utilizado em renderização Real-Time nas Engines de Games igual o Unreal e Unity ou em renderizadores Real-Time igual o Marmoset, pois apesar de conseguirem gerar alguns tipos de AO em tempo real como o Screen Space AO, não tem tanta precisão e qualidade como um mapa de AO gerado por Ray Tracing.

Entretanto, é possível usar o mapa de AO no V-Ray para fazer composições na texturização, por exemplo, usar o mapa de AO como máscara na mesclagem de materiais.

Em seguida segue a descrição das ilustrações sobre as formas de usar AO no V-Ray como o Cleber indicou.

O recurso de AO no V-Ray se chama VRayDirt, ele é um mapa muito parecido com o mapa de AO do Mental Ray, do Redshift e de outros renderizadores, como mostra a primeira imagem em anexo.

Você pode usá-lo na composição das texturas e materiais, por exemplo, colocando no Diffuse para ter dois Slots de cor/textura em vez de apenas um, assim, poderá aplicar uma cor ou textura na área iluminada e outra na área ocludida.

A outra opção que o Cleber citou no GI fica dentro da aba GI na janela Render Setup (F10), mas precisa clicar no botão Default para mudar para Advanced como mostra a segunda imagem em anexo, pois só assim aparecem as configurações do AO logo abaixo.

A opção no Render Elements, que o Cleber também mencionou, é usada quando você pretende compor o mapa de AO com a imagem final no Photoshop, então, vai gerar uma imagem separada do AO na cena para voce multiplicar sobre a imagem final no Photoshop.

Ele fica na aba Render Elements da janela Render Setup (F10), como mostra a terceira imagem em anexo, clicando no botão Add você abre a janela com os diversos Render Elements, o VRayExtraTex que o Cleber indicou está entre eles.
Depois que adicionar o VRayExtraTex e selecioná-lo no quadro do Render Elements, as configurações dele aparecem na parte de baixo e tem o Slot Texture onde você pode clicar e adicionar o mapa VRayDirt.

Neste caso o ideal é adicionar o mapa VRayDirt em algum Slot do material Editor e arrastar para o VRayExtraTex com a opção Instace para você poder configurar os parâmetros do VRayDirt, se quiser também pode aplicar direto no VRayExtraTex no Render Elements e arrastar o mapa para algum Slot do Material Editor como Instance, dá na mesma.

Se restou qualquer dúvida é só falar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Caros André e Cléber

    Seguirei as orientações de vocês.  Obrigado.
    
Att.

Vinícius Falcão.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707617.

Total de membros registrados: 135231

Últimos membros registrados: kdsanmva, LucyCoffee, rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero.

Usuário(s) on-line na última hora: 1074, sendo 3 membro(s) e 1071 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: kdsanmva, pinart, Junior.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.