Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Tomodachi   Belo Horizonte
Alisson Braga   Maceió - AL - AC
charles_camp   Rio de Janeiro
silvaserik   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

IlacielArq   Rio de Janeiro, Brazil - RJ
Adilson projecto   lisboa portugal
Marcio Garcia   Ribeirão Preto S.P.

Tutorial sobre Substances e V-Ray

O artista, Lugeto, publicou um vídeo tutorial sobre Substances com o V-Ray no 3ds max, onde ele explica como utilizar materiais Substance (SBSAR), texturas criadas no Substance Painter ou no Bitmap2Material com o V-Ray.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 11/03/2019 08:04

O artista, Lugeto, publicou um vídeo tutorial sobre Substances com o V-Ray no 3ds max, onde ele explica como utilizar materiais Substance (SBSAR), texturas criadas no Substance Painter ou no Bitmap2Material com o V-Ray.
Andre, boa noite. Sumi estes dias, mas tô na pista, viu? Vou assistir o tutorial, e depois comentar, até porque é do mais alto interesse. Ótima publicação! Abração fraterno, Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Sentimos mesmo sua falta essa semana, surgiram algumas notícias muito boas que eu tenho certeza que você vai gostar.

A melhor delas você viu e favoritou, que foi o Webinar do Alchemist, mas outra que achei legal foi a do Meshroom, pois no dia anterior eu respondi aquela mensagem onde estamos conversando sobre escanear o hidrante e no dia seguinte saiu a nova versão do Meshroom.
Uma notícia que sei que vai gostar é o Webinar do Mesh2Surface que postei hoje, mostrando como fazer engenharia reversa no Rhino.
E você viu que saiu a nova versão do V-Ray para o Rhino, agora ele tem tudo que tem no Max.
Por isso que é jogo estudar firme o V-Ray, pois sabendo configurar no Max também sabe nos outros Softs.

Uma notícia interessante foi o Chaos Lavia rodando on-line, pode ser que o futuro da renderização não seja nos nossos PCs com poderosas placas Nvidia RTX, mas on-line no Browser através de um serviço na internet, dai a coisa muda de figura!

E apesar de não ser a sua praia, você viu a aplicação interativa que criaram no UE para a pessoa aprender mecânica brincando?

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, bom dia. Vou pôr tudo em dia, sim. Estou em falta, mas tive uns contratempos chatos.

O que eu gostei no início deste tutorial é que ele inicia já comentando a questão da configuração do Setup Unity que você tem batido constantemente - e que eu tenho perguntado bastante.

Embora seja um tutorial longo, ele demonstra conhecer bastante os ajustes e configurações de exportação e aplicação da texturização para os três softwares. Você disse, Andre, que o Bitmap2Material tá pra cair, né?

Embora eu ainda não possua esta fluência, deu pra acompanhar, sim. No entanto, sabe o que mais me impressionou, mesmo ele não pegando pesado na configuração, digamos assim, de maior realismo com o V-Ray, independente da fonte de criação das texturas? A velocidade de renderização no V-Ray!!!!!!!

Por que ele não utilizou, na exportação, o canal próprio do V-Ray e optou pelo PBR MetalRough, quando exportou as texturas do SP? Eu até entendo um pouco, pois já vi esta adoção em vários tutoriais, mas vejo, também, o uso do canal do V-Ray no EXPORT DOCUMENT.

Poxa, Andre, o cara quebrou num tutorial trifásico. Show!
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Andre, vou iniciar hoje, pelos antigos, ainda por responder. Depois, vou rolando as notícias publicadas. Vi, sim!, e são excelente. Aguarde. Abração fraterno, Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Realmente nesta semana que você se ferrou por ai e não conseguiu acompanhar as notícias surgiram coisas bem legais.

Vou colocar aqui o Link das que sei que vai gostar, dai não precisar dar geral nas notícias.

Chaos Lavina rodando on-line, o futuro da renderização: https://3d1.com.br/noticia/68521

V-Ray integrado com Grasshopper até para animação: https://3d1.com.br/noticia/68527

Novo Meshroom para download, programa para criar objetos a partir de fotos: https://3d1.com.br/noticia/68533

Webinar sobre engenharia reversa com o Mesh2Surface: https://3d1.com.br/noticia/68539

Tutoriais das novidades do Z-Brush 2019: https://3d1.com.br/noticia/68546

Download do Quixel Mixer 2019 com recursos procedurais: https://3d1.com.br/noticia/68551
OBS: O Alchemist parece ser o Mixer da Allegorithmic.

Tutorial de pintura no SP: https://3d1.com.br/noticia/68552

Teste da RTX 2070 no Substance Painter: https://3d1.com.br/noticia/68553


Sobre o tutorial, eu não assisti, mas te falei que o V-Ray renderiza absurdamente rápido hoje em dia para quem está acostumado com o Mental Ray, é incrível.
Dai dá gosto testar luzes e materiais até refinar a cena bem legal, porque esperar Render é um martírio.

Essa semana eu postei um tutorial do Adán Martín onde ele usa uma cena pesada cheia de vegetações e também renderiza rápido.
Por isso te falei em outro tópico que estou começando a perceber outro cenário, em dois ou três anos vamos navegar em cenas pesadas com Ray-Tracing vendo tudo em tempo real e dai os Renders de Engines perdem importância, eu achei que levaria mais tempo, se duvidar será ainda antes de 3 anos.

Sobre a exportação das texturas com o Preset para o V-Ray ou exportar normalmente, tanto faz, ambas as formas dão certo porque o V-Ray aceita os dois Workflows, o Specular Glossines que está no Preset de exportação para o V-Ray no SP e o Metalic Roughness que é o padrão.
A única diferença é que tem que marcar a opção use Rougness no VRayMtl para mudar para o Metalic Roughness no V-Ray, pois o padrão dele é o Glossiness Specular.

Na verdade um é o oposto do outro, o mapa de Roughness é o inverso do mapa de Glossiness, porém, o Metalic é bem diferente do Specular.
Então, é só uma questão dos mapas que vai gerar e onde vai aplicá-los, funciona dos dois jeitos.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, bom dia. Somente agora, depois que quase 1 hora, consegui encontrar esta página que não tinha separado o tópico, onde você me dá os links. Tá super lento e dá erro sempre. Vou esperar, para continuar responder e pôr em dias. Vou para os e-mails.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Realmente tivemos problemas sérios no site esta semana, chegamos a ficar fora do ar por 1 hora.
É isso que mata cara, porque dá estes paus do nada, sem a gente mexer em nada.
Então, é o mesmo que você ter uma lojinha na cidade, entrar alguém, quebrar tudo e ir embora.
Isso não acontece com frequência em outro tipo de serviço, mas com internet, servidor e computador é essa #!@%*#.

Sinto muito pelos transtornos que enfrentou.

Gastei todo o meu vocabulário de palavrões em inglês com o servidor essa semana, a gente já está configurando o site em outro servidor e vamos mudar o mais rápido possível.

OBS: Não tem segredo para encontrar as notícias passadas, é só entrar nesta página: https://3d1.com.br/forum/comentarios-e-grupos/comentarios-de-noticias

Olhando o número de respostas você encontra as que tem várias postagens facilmente, também poderá ver pelo nome da última resposta, se tiver André Vieira a última resposta foi minha, se tiver Marcelo Baglione a última resposta foi sua, como mostra a imagem em anexo.

OBS2: Queria que você olhasse a resposta no tópico que a gente estava falando do hidrante, pois acho que vai gostar da tecnologia, está neste link: https://3d1.com.br/forum/comentarios-e-grupos/comentarios-de-noticias/99490/2

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Parei para assistir o vídeo, e realmente terei que assistir com atenção, até porque estou dando início aos estudos no V-Ray e pelo que vi pulando, ele mostra muito de configuração, settagens que para mim é importantíssimo, mesmo que o estudo seja para interiores. Vou assistir a íntegra e voltar para o tópico para comentar mais à altura, tá?
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Para você este tutorial é realmente importante, pois também serve para os Sets de texturas exportados do Substance Painter.
Com o Substance Painter que já conhece e com o V-Ray que está estudando, você cria qualquer objeto com extremo realismo e rapidamente.
Segue firme e qualquer problema é só falar.

OBS: Guarda os links das páginas de notícias e comentários que indiquei porque dai nunca mais vai ter problema para encontrar as coisas.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707617.

Total de membros registrados: 135231

Últimos membros registrados: kdsanmva, LucyCoffee, rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero.

Usuário(s) on-line na última hora: 1083, sendo 3 membro(s) e 1080 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: kdsanmva, Junior, Tomas.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.