Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
PKopp   Salvador, Bahia
new   Belo Horizonte - MG
Joao   Itapetininga-SP - SP
leoaks   Brasil - MG

Portfólios Ver Mais

Segio   Curitiba PR - PR
lokiibr   rio de janeiro - AC
armandoumas   Belo Horizonte - MG
pauloreis2000   Goiânia - GO

Novos recursos no KeyHydra

O KeyHydra é um Plug-in para o 3ds max que oferece diversos recursos para facilitar a modelagem poligonal no programa, agora atualizaram o Lazercut adicionando mais ferramentas para efetuar operações Booleanas perfeitas.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 09/11/2018 08:00

Oi Marcelo, tudo bem?

Na época essa abertura era a coisa mais linda do mundo, a gente babava que dava para fazer isso em 3D. rsrsrsrs
É a entrada do 3D Studio Max 2 para Windows NT.

Na época do DOS não tinha estas imagens de abertura e era chamado apenas de 3D Studio.

Quando o Max tinha essa tela de abertura que postei não existia NURBS nele, foi adicionado no Max 2.5, logo depois deste, para você ver como é antigo e até hoje nunca mudou nada!

Se dessem uma limpada no Max retirando tudo que quase não usa mais, o programa perderia uns dois terços do tamanho.

Sobre o Keyhydra, só vale a pena para quem precisa modelar muito Hard Surface no Max, coisa que não é comum, pois vão usar o Rhino, SolidWorks e tal no caso de CAD e Z-Brush no caso de arte, por isso ele pode não vender bem e dai os desenolvedores acabam desanimando.

Sobre o Blender, é a melhor opção sem dúvida, pois ele faz tudo que precisa e não custa nada, você só vai pagar certos Plug-ins se precisar criar determinados efeitos avançados, ainda terá para sempre porque as licenças são perpétuas, é muito mais justo do que ser extorquido em quase 5 mil reais por ano para usar o 3ds max.

A outra opção seria o Cinema4D, mas ele é particularmente voltado para Motion Graphics por causa da integração com o After Effects e essa não é mais a minha área, prefiro um Soft 3D que tenha vantagens voltadas para Engines de Games como é o caso do Blender.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, bom dia,
 
Como se diz na gíria, até "peguei visão" com sua narrativa inicial, Andre. Eu vi você lá, um lagartão gigante, em cima da pedra, tostando no Sol com seu sangue frio. Mas como animal sensitivo, um enquanto todos se matavam ou pastavam, você elevou os olhos ao céu e viu nada, mas sentiu: "Vem chuva de fezes aí de cima". Veio então o meteorito, há 65 milhões de anos e deu cabo de tudo, cara. Só sobrou você, uma merreca e comunistas psolistas do PT e as baratas.
 
Esta é a minha brevíssima Gênese de um bípede Homo sapiens que fala, na maior tranquilidade da vida de um... 3D Studio Max 2 para Windows NT, hahahahahahaha. E ainÀ tinha DOS. Você deveria escrever um livro, já com caráter autobiográfico sobre 3D, com o seguinte título: "Como sofriam os lagartos", hahahahahahaha.
 
Pelo menas tinha um benefício neste época, você sabia que o sitema NURBS não existia, o que era algo dignificante. Mas vieram os bocheviques e introduziram esta inutilidade no Max.
 
Você citou um ponto importante. Por isso que vou esperar até o fim do ano, para ver como se desenvolverá este excelente plugin, o KeyHydra, pois hard surface me interessa bastante. Vamos ver até lá, Andre.
 
Eu ainda vou conseguir informações mais precisas sobre o Blender, a Fundação e seus propósitos realmente dentro do futuro e da evolução do futuro eixo Aquário-Leão. Tem algo por trás disso que prefiro usar a expressão cunhada pelo Rudhyar: A Fundação Blender realiza "transcultura", ao contrariar frontalmente os interesses do giga mercado dos titãs que dominam o mercado "poligonal" - se você permite usar este modo de me referir. Mas eu ainda boto ficha nas patas deste cavalo, Andre. O produto é excelente.
 
Tem um hidrantes em frente a praia de Botafogo. Sempre passo ali e vejo ele. Deve ser do seu tempo de lagarto, pois é muito, muito antigo. Modelagem complexa, enferrujado, consumido pelo tempo. Logo que der, quando for ao Mate Leão ali per, pois a dona é super gostosa, eu leva a câmera para fotografar para você dar uma analisada, ok?
 
Lhe envio dois gorgonóides ainda hoje, Andre.
 
A grande saída do Blender é o futuro. Eles se auto arquitetam para isso, não sei se você já notou isso. Um dia desses, eu vi um tutorial onde o cara fez todo o trabalho de escltura dentro dele, para depois, sim, aperfeiçoar e lapidar o estudo. Andre, o programa está evoluindo muito, vou até agradecer aqui ao Fernando que me mandou uma penca de links ótimos só Blender que depois lhe passo.
Abração fraterno, 
 
Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu gostei muito de acompanhar a história do 3D desde o início, mas não imaginava que 20 anos depois a gente estaria nesta situação, com o mercado monopolizado, a evolução dos Softs 3D travada, tudo migrando para Engines, o Max indo para o buraco, eu imaginava que seria justamente o oposto disso.

Nesta época NURBS era a moda do momento, se não me engano, o Rhino 1.0 tinha acabado de ser lançado.
O Alzheimer está acabando com a minha memória, então, nem tenho mais condições de escrever um livro contando essa história, já esqueci boa parte.

Sobre HardSurfaces, em Poly dá para modelar muita coisa legal de HardSurface sem dificuldante com os recursos nativos do Max mesmo, mas nem se compara com modelar Hard Surfaces no Z-Brush, é outro mundo!

Sobre o lance da transcultura, é perfeito para descrever o que estão fazendo empresas como Blender, Unreal, Unity e outras.
Antigamente os programas gratuitos eram os mais vagabundos, mas hoje estes caras estão oferecendo programas gratuitos que estão entre os melhores do mundo.

Sobre o hidrante, se modelar a chave grifo também consegue modelar o hidrante porque é exatamente a mesma coisa.
Mas se realmente resolver tirar fotos dele, aproveita para fotografar a gostosa da dona do Mate Leão também porque eu quero ver!!!!

Sobre os gorgonóides, já fiz os testes e te enviei de volta, espero que goste.
Qualquer dúvida sobre os arquivos que enviei é só falar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Longe de mim ter a sua cancha no assunto, pois são décadas de vivência no mundo da computação gráfica e do mundo 3D em si. Eu, junto contigo, estou testemunhando o estabelecimento de novos paradigmas que a cada dia que passa se firmam com espantosa rapidez.

Você pegou bem a questão do "espírito" do compartilhamento tendo como base essencial a gratuidade. No entanto, como você captou muito bem, esta gratuidade, não significa baixa qualidade ou pechas pejorativas. Não! Vimos o fim do Mental Ray, prevista por você muito, muito antes de todos, mas, por outro lado, percebemos a perda da hegemonia da renderização que agora está deixando de ser um privilégio de alguns gigantes do setor.

Se por um lado, como você também diz, testemunhamos a ida lente e gradual do 3ds Max para o saco, o Patinho Feio, ridicularizado como já vi por professores fazerem em pleno curso de computação gráfica. Hoje, já não é mais questão de dizer que o Blender, em futuro próximo, baterá o Max. Isso já é uma realidade.

Quanto a modelagem poly em Hard Surface, um dos maiores e bem sucedidos exemplos didáticos é o Master Arrimus, Andre. Tudo é possível, quando o programa é compreendido a fundo, suas capacidades e limitações. Por outro lado, o ZBrush é uma resposta, dentro de outra resposta sem par; você faz tudo ali dentro, Andre.

Eu vou te passar o trecho onde o Rudhyar explica em detalhes o que é "trasncultura", bem como sua diferença da "contracultura". Vou indicar obra e páginas, tá?

Quanto ao hidrante, se disser que ele tem uns 70 anos, acho que ainda não estou exagerando. Vou clicar ele e te mostrar. Vou até levar umas luvas para limpar a base dele, limpar o entorno, para se ter uma ideia legal do modelo.

Já quanto a dona do Mate, ela é gata demais, cara. Produto escrotal masculino! Ele é casada, kkkkk.

Andre, eu gostei tanto de todo o conjunto de material didático que você me enviou que até parei de olhar muito e sequer ler, para não me influenciar muito neste momento, porque tenho que concluir a modelagem. Aí, sim, todas as instruções didáticas poderão ser postas em práticas. Adorei tudo. MUITO OBRIGADO.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

Oi Marcelo, tudo bem?

O mercado de renderização estava numa corrida para atingir o realismo com perfeição, facilidade e rapidez, depois que conseguiram a tecnologia se torna comum e todos passam a possuir os mesmos recursos, igual aconteceu com modelagem antes disso.
Agora a corrida é pela renderização Real-Time com realismo e qualidade, quando terminar, qualquer programa ou Engine terá Viewport realista em tempo real, seja em cenas leves ou pesadas.
Quem não evoluir junto sai fora do mercado, igual aconteceu com o Mental Ray.
Justamente por isso que o 3ds max não evoluir é a melhor estratégia para a Autodesk poder acabar com ele mais para frente sem nenhum tipo de comoção.
Os espertos são os que estão pulando do barco antes de afundar de vez.

Até pouco tempo atrás o Blender tinha um problema gravíssimo, que era a interface bagunçada, pois cada parte era feita por uma equipe que parecia não ter contato com o resto, cada área do programa tinha uma interface diferente e atalhos diferentes.
Existiam Add-ons para modificar e unificar a interface, como o BforArtists, mas agora estão reformulando tudo de forma unificada e centralizada, portanto, finalmente ele terá uma interface amigável e isso facilita muito o acesso das pessoas.

Sobre modelagem Poly, realmente dá para fazer o que quiser se tiver paciência, pois tem coisas que dão muito trabalho em Poly, enquanto que no Z-Brush é facinho.
Quem é bom mesmo no Z-Brush não precisa do Max para nada, pois pode modelar em Low e High Poly lá mesmo, mapear e texturizar.
Mas quem já domina bem o Max só precisa do Z-Brush para a parte de escultura, pois até hoje o Max não tem uma porcaria de sistema de escultura nativo igual os outros Softs 3D.

Sobre o hidrante, nossa, se você vai ter que limpar para fotografar eu já imagino o estado.
Se realmente tiver este trabalho todo é melhor tirar logo várias fotos de todos os lados e digitalizar o objeto em 3D com algum programinha de fotogrametria, dai nem precisa modelar. rsrsrsrsrsrs
Será que não encontra na internet uma imagem de um hidrante igual que não esteja tão destuido?

Sobre o material que te enviei, fico muito feliz de saber que gostou, é o mínimo do mínimo que eu poderia fazer em retribuição da ajuda imensa que me dá.
Qualquer mínima dúvida que tiver estudando os arquivos é só falar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Andre, tenho que pegar um dia legal e ir ali no início da São Clemente, numa mini pracinha, onde ele está. Nem sei se ele tem alguma serventia no processo de distribuição ou qualquer outra coisa ligada à água, mas não tenho como scanear o trem; teria que ter um scaner de mão. Cara, você anda plantando maconha e pedindo para cozinhar pra você comer no café? Hahahahahahahahaha. Andre, eu sou brasileiro, tabista e moro no Rio, uma cidade que desde hoje está toda preparada com tapumes, grades e tudo o que você pode imaginar, só porque o carnaval vai começar. Feito isso, quando tiver os clicks em várias poses, aí eu te envio para tua avaliação. Até porque tem tudo a ver com o KeyHydar - e muito!

Andre, sua disertação foi tão sintética e bem feita que não sobra quase nada a ser acrescentado.

Seu eu posso fazer ou citar alguma coisa é o trecho que você definiu muito bem a estrada que está se abrindo. Você foi perfeito a indicar o caminho do progresso, bem com a decadência do que poderia ser, também, mais uma força construtiva e competitiva, sob vários sentidos no futuro.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
==========
Este trecho foi extraído do tópico Novos recursos no KeyHydra:

"Agora a corrida é pela renderização Real-Time com realismo e qualidade, quando terminar, qualquer programa ou Engine terá Viewport realista em tempo real, seja em cenas leves ou pesadas. Quem não evoluir junto sai fora do mercado, igual aconteceu com o Mental Ray."



Oi Marcelo, tudo bem?

KKKKKKKKKKKK
Você acha que estou drogado porque falei para você escanear o hidrante?
Mas falei para escanear por fotogrametria como é comum hoje em dia. rsrsrs
Basta tirar várias fotos do hidrante, pegando todos os lados dele, depois você importa as fotos em qualquer programa de fotogrametria e ele gera o objeto 3D texturizado para você. rsrsrsr

O Meshroon da Alicevision é gratuito e faz o serviço perfeitamente.

Tem um vídeo e o link para download nesta página: https://3d1.com.br/noticia/67639

Existem outros com versões gratuitas como o 3DF Zephyr, mas o Meshroom não tem limitações igual a ele, é só você fotografar com o celular mesmo e pronto, tem o objeto 3D realista! rsrsrs

Sobre a última revolução da renderização, por um lado é maravilhoso, mas por outro é triste, pois infelizmente ela levará o 3ds max a obsolência.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Antes de responder sua resposta de adicto e pedreiro de cachimbada, não posso deixar de comunicar mais um tutorial do KeyHydra da Onikanabo que atende pelo título de Erwan Trebaol - Use KeyHydra Lazercut. Ainda prefiro aguardar, mas este vídeo mostra, mais uma vez, que é dos raros que realmente resolve quase que integralmente o problema tão temido das Operações Booleanas; que nós sabemos que não deveriam ser vistas assim, o maior exemplo é o Arrimus. A única coisa que não gostei é que ele tacou um speed no final, e considero uma tremenda roubada você fazer speed ou com ele titulou, um "Acellerating". Quem quer adquirir uma licença como eu, só pode detestar. Quem tem interesse em aprender os macetes ou qualquer recurso do produto, jamais pode se valer de um tutorial speed. Mas veja como ele resolve - e muito bem - as booleanas, Andre.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Andre, boa noite,

Eu queria te dizer, antes de responder seu maconhismo que ando acompanhando uma séria de documentários da History Channel que faz misérias com estas novas tecnologias. Por exemplo, eles fizeram um episódio todo dedicado ao couraçado nazista do Segunda Grande Guerra, o Bismark. Andre, eles usam o que há de mais moderno em scaneamento, junto com fotogrametria e sabe o que fazem? Mapeam toda a região, depois de processado todos os dados obtidos - tudo, mesmo! -, eles fazem como que tirar uma rolha do oceano e traz à mostra, torna vizível toda a topologia submarina da região, bem como o Bismark - com todos os preciosos de detalhes, tudo convertido para uma realidade 3D.

Um dia destes, vendo um sobre o Mediterrâneo, sobre não sei o quê, acho que uma cidade perdida, o sujeito ia no fundo do mar, e fazia todo o processo de fotogrametria. Resumindo, quando ele sai d´água, dão o crédito com nome e especialidade: "Fotogrametrista 3D". Sacou?

VoltanÙ à questão das drogas, eu que fiquei maconhado.

Eu vou fotografo o hidrante antigo em várias vistas e ele faz o objeto 3D, isso? Aí eu tenho a referência para modelar? É isso ou eu tenho que fumar e cheirar a mesma coisa que você? Desculpe, mas sou 1/1 101% imbecil para compreender certas coisas.

Andre, acabei de assistir o vídeo. Fiquei impressionado com o resultado, embora tenha achado um pouco complicado, a princípio. No entanto, é uma super ferramenta. Gostei bastante.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Primeiro de tudo obrigado pelo link do novo vídeo do Keyhydra, vou postar nas notícias.
Eu não consigo mais pesquisar no Youtube porque os vagabundos estragaram a busca por data, então, está difícil encontrar bons vídeos e tutoriais para postar.
Graças a Deus teve a GDC na semana passada, mas se eles não arrumarem logo eu não sei como vou fazer.

Sobre o vídeo, depois vou assistir para ver o trabalho com Boolean, mas realmente é ruim aumentar a velocidade porque inutiliza o vídeo como tutorial, mesmo tendo a opção de diminuir a velocidade no Youtube, não é a mesma coisa que tocar o vídeo na velocidade normal.

Sobre a fotogrametria e o documentário que assistiu, se quiser você pode simplesmente usar um Drone para fotografar uma montanha, uma cidade, o que quiser e gerar o modelo 3D dela através desta técnica.
Tem programas que são caros e cheios de recursos, mas também tem programas gratuitos que fazem o trabalho tranquilamente em todos os casos comuns, como o Meshroom que te indiquei.

Você não precisa remodelar o objeto gerado por ele, apenas se quiser uma versão bem Lowpoly com os polígonos quadrados e tal, dai é só usar os recursos de retopologia do Max, aqueles que ficam no Ribbon menu do Graphite, em poucos minutos você reveste o Mesh criado pelo Meshroom com polígonos quadrados.
Ainda tem o Instant Meshes, que é outro programa gratuito para retopologia automática, dai só precisa fazer alguns ajustes na malha final.
Mas se for para renderizar no Max não precisa de nada disso, pode renderizar o Mesh gerado pelo Meshroom mesmo.

Hoje todo mundo tem um Scanner 3D de mão!!! rsrsrsrsrs

Muitas frutas e comidas que usam para decorar maquetes são feitas por fotogrametria e qualquer um consegue fazer em casa.

Não dá para fazer com um vidro ou um objeto muito reflexivo igual cromado, por exemplo, porque as refrações e os reflexos enganam o programa, mas se pintar de branco e salpicar com pontinhos de outra cor vai escanear perfeitamente. rsrsrs

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707504.

Total de membros registrados: 135164

Últimos membros registrados: vsdfvasdf, jvmferreira, THIAGO BARCELLOS, WASHINGTON.NBO, JessicaSNR, Rova, djsoul, LETICIACRISTINA77.

Usuário(s) on-line na última hora: 766, sendo 17 membro(s) e 749 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Wamdersilva, Leonardocps, Renatto, robisonfalco, Abilio, Reinaldo Silva, Le_Andro, Eduardo Ramos, Henrique Ribeiro, Lucas Reis, Jorge Henrique, Frederico Wagner N. R., Augusto Peixoto, Eber.Silva, Ronaldo Junior, Thiago Couto, ricardo duarte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.