Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

mdpontes   Macapá - AC
AndreyRaphael3D   Nova Friburgo - RJ
Thomdubra   Vila Velha ES - ES
VertexMultimedia   Rio de Janeiro - RJ
Caue Rodrigues   Serra-ES - ES

Portfólios Ver Mais

lndr272   Rio de Janeiro - Brasil
duduuh   RJ - São Gonçalo - RJ

Vídeo do Chaos Lavina on-line

Lavina é um projeto de Ray-Tracing Real-Time por GPU desenvolvido pela Chaos Group que promete ser o futuro do V-Ray e do Corona, esta semana o Vladimir Koylazov publicou um vídeo mostrando o Lavina rodando on-line.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 12/03/2019 08:02

Lavina é um projeto de Ray-Tracing Real-Time por GPU desenvolvido pela Chaos Group que promete ser o futuro do V-Ray e do Corona, esta semana o Vladimir Koylazov publicou um vídeo mostrando o Lavina rodando on-line.
Andre, boa noite,

Você quer que xingue, ameaçe ou seja mal-educado e mande tudo e todos para depois do quinto dos infernos, hem?

IçÙ é incomentável. Deixe eu assimilar o trauma. Continuo depois, tá?
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: Esqueci, Andre. Quadro? É pra responder e manter diálogo, mesmo? Placa Quadro? Isso? Você não está maconhado, não fumou cocaína?
Andre, boa noite,

Não sei se você já deu alguma resposta, mas assisti novamente.

Primeiramente, não sabia que o Vladimir Koylazov é a gênse do V-Ray. O cara é o cara, hem?

Segundamente, é impossível não repetir ou se repetir dizenÙ - como diria a Andre Sadi - que é de babar e se impressionar com o que o Koylazov nos mostra com seu PC, montado numa Quadro que nunca vi na vida, Andre, para rodar o futuro, como bem descreve a sua apresentação. Ver o futuro hoje e concordar com o que eu afirmo no lead "Futuro do Futuro". Isso é, tecnologicamente, é superar, quebrar os "retentores à criação" - não só no mundo 3D.

Terceiramente, praticamente "não há ruido", à medida que ele vai alterando as vistas e mexendo no modelo. É um choque civilizatório de verdade, Andre.

Ultimante, é inegável que a "velocidade" está sendo o grande objetivo, porque o tempo, como dizia o próprio Albert Einstein no início do século passado, é relativo. Tratamos com luzes e sombras, Andre, onde há um trabalho, estudo ou projeto. Uma coisa que nunca lhe falei, acho que somente para um amigo meu, também meu Mestre de Mental Ray. Andre, eu só compreendi realmente o Falecido e, portanto, a renderização, quando um dia comecei a acertar e configurar corretamente e sempre me amparando no Exposure control, disse para mim mesmo: "Renderizar é o parto do 'luz'". Dali em diante, só tive progressos junto ao Falecido. Espero que o mesmo aconteça, agora, com o V-Ray. Não acho nada improvável que um dia ainda façamos algo que talvez nem se chame renderização, mas outro nome e que seja à velocidade da luz na computação gráfica.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: Minha experiência, minha pequeno e humilde conhecimento me fez compreender que quanto menos luz - menos, mesmo! - você tiver inicialmente na sua cena, é praticamente certo que a iluminação terá tudo para ficar ótima. "No princípio era o Verbum...". Andre, existia luz, por uma acaso no início da criação ou do tão falado Big-Bang? A "luz", o fótons se fazem entender na intimidade e no silêncio da penumbra, onde ela quase não existe. Portanto, na minha opinião, renderiza e entender a arte do nascer da luz, bem como de sua emergência em meio à escuridão. Por isso que um dia eu te perguntei se no V-Ray tinha o Exposure control, lembra? Acho que você disse que tem, sim, né? Ufa!
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu também reparei logo na Quadro quando vi o vídeo, mas só faltava o Koylasov não ter Quadro né? rsrsrsrsrs

Este cara desenvolveu as primeiras versões do V-Ray sozinho no quarto dele e 15 anos depois se tornou o principal Render do planeta, não é para qualquer um.

O Lavina é um novo sistema de Ray-Tracing que a Chaos desenvolveu totalmente baseado em GPU, mas iniciaram antes do surgimento das RTX e já rodava em Real-Time com cenas pesadas, então, imagine quando for otimizado para RTX.

Este vídeo de agora mostra o Lavina rodando pela rede, ou seja, aquele PC com placa Quadro que esta renderizando a Viewport com Ray-Tracing Real-Time no Notebook através da rede, pois o Notebook não tem capacidade de fazer isso.

Portanto, imagine num futuro breve eles lotando o Chaos Cloud de placas Quadro e oferecendo a renderização interativa através da internet, pois é isso que mostraram ser possível.

Então, a gente vinha pensando se as pessoas iriam investir em placas de vídeo cada vez mais caras e se iriam migrar para programas com visualização Real-Time como o Unreal, mas essa tecnologia muda tudo, pois qualquer programa poderá visualizar com realismo em Real-Time e em qualquer aparelho, até num celular.

Pode ser que o futuro da renderização sejam serviços on-line em vez de renderizar localmente.

Sobre o Exposure do V-Ray, está embutido na Physical Camera do 3ds max, pois agora o V-Ray usa o mesmo Exposure Control do Max.
É ótimo estar na câmera igual acontece na realidade porque não precisa ficar abrindo o Exposure Control para configurar, é só ajustar o EV no menu da própria câmera.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Não sei muito a respeito da biografia deste Vladimir Koylazov, a gênese do V-Ray. É brilhante visionário, isso eu posso afirmar, mesmo sem conhecer mais dados a respeito de sua biografia. Certamente daria um excelente roteiro, Andre.

Acho que você tocou em inúmeros tópicos importantes, ficanÙ - como diria a Sadi - difícil falar sobre tudo ou somente em modo conta-gotas.

Sempre tive comigo que num futuro de médio para longo prazo, muitas e muitas coisas ou serviços no setor de computação gráfica serão gratuitos, tal como o Blender - que acho que sempre se manterá 0800. Daí eu afirmar que sua evolução atual, constante, fará dele uma referência dentro dos programas de modelagem poligonal.

Sua colocação, dizendo que o Lavina era rodado de uma forma, antes do paradigma RTX, imagina, sim, quando tudo isso estiver devidamente equalizado e ajustado às práticas e rotinas da computação gráfica, Andre.

Como a ciência ganhará muito e muito mais fôlego do que podemos imaginar, as mudanças que vem por aí serão reamente um estrago para que se atrelar ao passado. Nosso mundo e nossa sociedade digital ainda vai mudar e progredir muito, mas muuuito, mesmo, Andre, às próximas décadas, especialmente nas décadas que se seguirão à metade deste século.

Eu realmente fiquei estarrecido com este "Real-Time". Fascinante. Impressionante.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

O Koylazov é fera mesmo cara, eu admiro mais o empresário do que o programador, tudo bem que ele fez o Render que se tornou hegemônico, mas não teria valido nada e nem se tornado o que se tornou se ele não fosse um ótimo empresário e um ótimo estrategista.
Ele está até hoje no comando da empresa, não teve que ceder o controle para ninguém e guiou a Chaos rumo a hegemonia, é o que você falou, a melhor palavra para descrever o cara é visionário!!!

Sobre a tendência das ferramentas 3D artísticas se tornarem gratuitas no futuro, eu acho que vai ser um misto de gratuito para o básico e pagando um pouco para o uso mais profissional.
O Blender mesmo lançou um serviço de Cloud recentemente e contratando você ajuda a fundação Blender, que tem uma comunidade bem engajada.
O Blender também tem vários Plug-ins pagos, chamados de Add-ons, alguns até da fundação Blender e isso ajuda a financiar.

O Unreal é de graça mas vão cobrar do Datasmith, que facilita a integração com outros Softs, principalmente de CAD, também cobram Royalties dos Games que produzir com ele.
Eu acho isso muito mais justo do que cobrar o olho da cara todo ano antes mesmo da gente saber quais novidades estarão disponíveis durante o ano igual acontece com o Max, você paga conhecendo o programa que já passou, não o programa que vai usar durante o curso do Subscription, esse é surpresa, é o fim da picada!

Sobre o Lavina, mostra como o Koylazov é antenado e esperto, ele começou a desenvolver o sistema de Ray-Tracing Real-Time pelo menos dois anos antes da Nvidia lançar a tecnologia RTX.
Se o Lavina se tornar hegemônico igual o V-Ray, seja fazendo parte dele ou separado, provavelmente quase tudo que veremos em 3D no futuro será renderizado com essa tecnologia do Lavina.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, bom dia,

Lavina
 
Não sei se vou conseguir responder tudo. Mas de um outro modo, você concluiu, falou tudo no último parágrafo. Fiquei meio chocado com sua insinuação ou previsão, sabia? Você aponta - e como compreendo - não apenas uma "tecnologia rei" que amarará este universo high tech como um inteligente golpe mercadológico mortal. Este antepositivo de origem grega, "oligos" = poucos, que forma a palavra oligopólio, não pode ser aplicada ao entendimento desta sua visão prospectiva. Em razão de sua visão ser tão absurda, no sentido de potência, eu usaria ou faria um neologismo para adequar o que ocorreria em termos de mercado planetário multi-integrado. Falaria em termos de terapólio. E provavelmente quando isso ocorresse, eu seria obrigado a modificar este neologismo, em virtude da realização da hipótese do ideal, prática, superar o que foi imaginado por você.

Vou pedir sua licença para não comentar tudo agora, porque o que você diz ao final é absurdamente forte, impactante. Uma empresa que tiver um tipo de domínio deste na Terra, levará a um poder de mercado terapólico, pois, até onde sei, isso é inédito e nunca aconteceu na história humana - que conhecemos. Seria algo que o patriarca John Davison Rockefeller (1839-1937) realizou com o petróleo, só que num nível muito mais elevado, na espiral do mercado e da economia.

Andre, eu vou parar por aqui, porque é um hipótese muito arrojada que me obrigou a escrever sem pensar.

Vê o que você acha aí. Parabéns!
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Entendo perfeitamente a sua explanação e concordo com o neologismo também, pois se o V-Ray continuar seguindo o mesmo caminho e tiver o mesmo sucesso, o dia que a renderização desaparecer e se tornar totalmente Real-Time nem vamos saber o nome do renderizador que usamos, tornando mais difícil para novos competidores entrarem no mercado.

Então, acredito que quem se estabelecer como hegemônico nesta fase futura vai dominar quase todo tipo de exibição de cenas 3D sem a gente nem saber quem é.
Pode ter outros competidores em nichos, mas apenas um será dominante e o V-Ray tem tudo para ser este cara.

Sei que na área de maquete muitos gostam do Corona, mas o Corona não é um Render de produção, não serve para ser usado em cinema, por exemplo.
Por isso que ele nunca aparece nas listas dos principais renderizadores de produção, não é que não conhecem, claro que conhecem, mas ele não é robusto o suficiente.
Normalmente o pessoal não entende que ser bom em maquete é o mínimo que se espera de um Render.

A briga pela hegemonia da renderização já dura mais de 20 anos, mas vai chegar no fim num futuro próximo e quem estiver bem estabelecido vai reinar para sempre.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

No século XIX, o capitalismo voraz não deu mole. Homens como Cornelius Vanderbilt (1794-1877), William Henry Vanderbilt (1821-1885), Andrew Carnegie (1835-1919), John Davison Rockefeller (1839-1937), John Pierpont Morgan (1837-1913), Henry Ford (1863-1947), todos eles são excelente exemplos de magnantas ou barões, cujo alguns deles se tornaram praticamente sem concorrentes em toda a Terra nos seus respecivos negócios.
 
Até que apareceu um cidadão, o senador Repúblicano de Ohaio, John Sherman (1897-1898) e que terminou por criar a famosíssima Sherman Antitrust Act ou a  lei Sherman Antitrust dos Estados Unidos (1890).
 
Bill Gate caiu nesta ratoeira, lembra? É um case emblemático.
 
Não quero me adiantar aos fatos, mas será que os grande criadores ou mentores da Chaos, Unreal, NVIDIA, por exemplo se tornarão os novos Barões da Revolução Digital do século XXI? Será que eles pensam, em suas estratégias de dominação de mercado que talvez possam se tornam tão fágicas com a concorrência, as absorvendo, comprando ao ponto desta hegemonia se tornar uma corrente pesada no meio do caminho, com foi para Bill Gates?
 
É somente uma consideração inicial, Andre.
Abração fraterno,
 
Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Este assunto é muito interessante e acho que já estamos vendo as versões modernas destes grandes barões do século passado e todos estão ligados à tecnologia.
O Bill Gates foi apenas o primeiro e apareceu bastante, mas imagine a grana que tem os fundadores do Google, que hoje está partindo até para carros autônomos, o Jeff Bezos da Amazon que tem até uma empresa espacial e o melhor exemplo de todos, o Erlon Musk, que ficou milionário com empresas de internet e hoje tem a maior empresa espacial privada.

Imagine o nível de poder que um Erlon Musk terá se ele possibilitar a colonização de Marte, se a SpaceX se tornar a principal forma de viajar pelo espaço.
É muito mais poder do que os barões do século passado sonhavam e não vai ter lei antitrust que divida uma empresa desta.

Já no mundo 3D, por enquanto ninguém dá bola, a Autodesk tem um monopólio enorme, compra e mata empresas, mas ninguém nunca fez nada.
Na área de placa de vídeo, antigamente tinham várias marcas e só restou duas, sendo que a Radeon está dentro de uma empresa de processador de PC, então, o dia que a AMD desistir de bancar a Radeon, a Nvidia vai reinar sozinha e ninguém vai se importar.
Ninguém liga para o mundo 3D.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707504.

Total de membros registrados: 135164

Últimos membros registrados: vsdfvasdf, jvmferreira, THIAGO BARCELLOS, WASHINGTON.NBO, JessicaSNR, Rova, djsoul, LETICIACRISTINA77.

Usuário(s) on-line na última hora: 748, sendo 19 membro(s) e 729 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Leonardocps, Abilio, Renatto, robisonfalco, Reinaldo Silva, Le_Andro, Eduardo Ramos, Henrique Ribeiro, Lucas Reis, Jorge Henrique, Max Idalgo, Frederico Wagner N. R., Augusto Peixoto, Eber.Silva, Ronaldo Junior, Thiago Couto, Junior, Gibran Farfud, ricardo duarte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.