Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
gustavo_pch   Algum Lugar
An3dre   Araras / SP - SP
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR

Portfólios Ver Mais

Daniel   Rio Grande do Sul - AC
Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP
Marcio Garcia   Ribeirão Preto S.P.
Kadaks   Mirassol-SP - SP

Tutorial de mapeamento no Rizom UV

O DeepFrames publicou um vídeo tutorial sobre mapeamento de objetos 3D com o 3ds max e o RizomUV, onde o autor explica como exportar o Teapot do Max, fazer todo o mapeamento no RizomUV e depois reimportar mapeado no Max.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 01/02/2020 08:04

Andre, boa tarde,
 
Só pra lhe dizer que entrei em contato com a o fabricante RizomLab, perguntando se eles iriam disponibilizar um Documento ou Tutorial – online ou pdf – sobre todo o plugin. A resposta que tive de uma mulher, a Marie, disse que isso está em andamento, e logo que tiverem disponibilizado, eu saberei. Portanto, o que conversamos sobre a ausência de uma Documentation completa e um canal do Yotubue que é uma vergonha, uma porcaria, só depõe contra o ótimo produto. Em breve, portanto, acho que esta falha será sanada, e certamente vamos ter notícia de destaque para publicar. Perguntei, também para a Marie, se eles tem algum projeto ou pretensões de introduzir o uso da AI no RizomUV. Logo que tiver um retorno, posto a resposta aqui, Andre.
Abração fraterno,

Marcelo Bagione
 
Andre, bom dia,

Como eu falei e você também acompanhou a futura possibilidade da ferramente de mapeamento ser a ponta de lança para iniciar a adoção da AI em um programa DCC, eu só gostaria de destacar uma coisa ou um conceito mais do que fundamental, quando o assunto é AI.

Vemos que não é a AI que se espalha em vários segmentos da cultura e do saber. É o contrário: é tudo isso que mergulha na Inteligência Artificial. Saúde, ciência, indústrias (as mais diversas), engenharia, arquitetura, entretenimento, tudo e todos estão se entrelaçando a ela. Portanto, é mais do que importantes falarmos no "conceito de multidiciplinaridade toda abarcante da AI - que tragará tudo ao seu redor, incluse as outras importantíssimas tecnologicas disruptivas.

Neste xadrez desta nova fase do desenvolvimento das altas e avançadíssimas tecnologias de vanguarda, a AI seria uma Rainha. No entanto, tudo isso com a decorrência natural da multidiciplinaridade, Andre.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Achei super interessante o ponto de vista que você expôs, pois é a melhor forma de explicar o que venho argumentando da AI ser perigosa.
Como você disse, a AI está disponível e não é ela que vai atrás de invadir as diversas áreas, são os profissionais destas áreas que buscam a AI porque sabem que só uma inteligência poderá fazer o trabalho que eles precisam.
Por isso tudo vai aos poucos se apoiando na AI cada vez mais e com conexão cada vez mais veloz em rede mundial, então, no futuro próximo, quem tiver o poder de escrever uma AI para espionar e coordenar as demais, terá o controle do mundo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Obrigado pelas palavras, mas esta Rainha do jogo disruptivo que vivemos é uma realidade que vai abarcar tudo como um polvo. No entanto, há, ainda, uma disparidade enorme que separa uma alta tecnologia deste porte e as nações, sejam elas desenvolvidas ou subdesenvolvidas. Tudo isso por causa do ser humano, Andre. Que rumo ele dará a esta dádiva. Será um V-2 nazista virado para a Inglaterra ou um projeto para um civilização onde a cultura da Fraternidade e da Boa Vontade serão as mãos a mexer neste jogo de xadrez? É isso que eu te pergunto? Será Rainha na mão de reis absolutistas ou uma pedra de dama num tabuleiro de boteco?
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Andre, boa noite,

Só mais uma coisinha. O Rizon é bom pra porra, rs.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu que agradeço pelos seus comentários e sobre a sua última questão, se a gente olhar o que acontece hoje no mundo parece que a única opção é dar fezes!!! rsrsrs
Olha o que conseguiram fazer nas últimas semanas, coisa que ninguém acreditaria se falasse isso há 10 anos atrás, fizeram o maior experimento social da humanidade e conseguiram mostrar que com o apoio da mídia e o medo eles podem implantar medidas ditatoriais no mundo todo em questão de dias!!!
Ainda passaram a usar os celulares para monitorar as pessoas, até no Brasil, Israel e EUA, que são governos de direita, então cara, imagine o que farão tendo sistemas de AI para vigiar a população!!!

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Veja que o tópico é a respeito do Rizom UV. No entanto, enveredamos por caminhos que nos levam a pensar no futuro da humanidade e não da AI, entende?

Há um filme estupendo, Autómata (2014) direção de Gabe Ibáñez e com a ótima participação de Antonio Banderas que fala do desastre e do ponto de mutação na relação do homem com os robos e suas AIs. Não vou avançar porque vou levar para o Futuro do Futuro. E tem uma cena que para mim é um antologia futurista - reveladora.

Só mais uma coisa, pelos tutoriais que assistir, o sistema de mapeamento do Rizom UV é realmente e sem sombra de dúvidas, muito mais evoluido do que o excelente nativo do 3ds Max.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: Você vê que a todo momento estu fugindo do tema AI exatamente para podermos debater ele melhor dentro do fórum mais afim: O Futuro do Futuro. Ali vai ser muito melhor em razão do que estou penasando, planejando publicar.
Oi Marcelo, tudo bem?

Realmente mudamos completamente de assunto, mas se notar bem, acho que fazemos isso em todos os tópicos. rsrsrsrsrs

Agradeço pela indicação do filme, não assisti ainda, então, vou procurar para baixar e ver junto com a Elis.
Atualmente só consigo assistir filme de ficção científica, mesmo assim só aqueles que não são esquerdistas, pois até Stawrs se tornou um panfleto do marxismo, no último filme eu achei que o Luck Skywalker iria gritar Lula Livre!!!! rsrsrsrsrs

Sobre o sistema de mapeamento do Rizom, certamente ele tinha que ser mais avançado do que o do Max e dos outros Softs 3D, caso contrário não justificaria ter um programa específico para isso.
Porém, eu acho muito trabalhoso ter que trocar de programa para mapear, se for pouca coisa é fácil fazer no Max, se for muita coisa eu prefiro usar algum Plug-in de mapeamento para o Max do que exportar para mapear.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Como eu quero adiantar o que está atrasado, vou direto à sua questão. A gente naturalmente muda o rumo, mas é um rumo ou uma digressão por outro caminho que ajuda-nos a desenvolver os outros temas casados.

Você toca num ponto nevrálgico: mudar! Mesmo o Rizom sendo um produto da mais alta qualidade, sempre nos confrontamos com mais um plugin ou algo novo que nos desafio o tempo que teremos que dispensar para tornar ele fluente em nosso workflow. Você está certo, mas eu também: o Rizom é um produto ímpar. Será que eles vão, em algum momento, em virtude de sua grande qualidade, partir para a AI?
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu sempre trabalhei profissionalmente com 3D, iniciei praticamente obrigado porque desenhava projetos com nanquim e os engenheiros de uma obra grande queriam no AutoCAD.
Depois passei muitos anos trabalhando para empresas de arquitetura e engenharia, em seguida migrei para produção de vídeo também trabalhando em empresas.

Então, isso me fez evitar ao máximo os Plug-ins e tentar tirar tudo que podia de um único Soft, já que as empresas nunca querem pagar nada, nunca querem comprar nada, preferem um troço de menor qualidade, mas mais barato, do que ter que pagar por mais um programa.
Se eu queria ouvir #!@%*# dos meus chefes era só pedir para comprar um Plug-in ou programa!!!! rsrsrsrsrs
Se eu achava que eles estavam muito felizes era só chegar e falar que precisava comprar um Soft de 3000 reais e acabava a semana!!! rsrsrsrs

Por isso que estudei o Max a fundo para fazer tudo que precisava sem Plug-ins, sempre evitei ao máximo ter Plug-ins instalados por também causarem instabilidades, o único que tenho atualmente é o V-Ray, então, virou costume para mim, se tornou um martírio ter que passar por vários Softs e sempre tento reduzir a Pipeline o máximo possível.

Eu já mapeei muita coisa, então, me sinto super confortável no Unwrap e raramente levo mais do que alguns minutos para mapear qualquer coisa.
Agora, se tivesse um Soft onde era só importar o objeto, dar um clique e ter ele bem mapeado, eu adotaria sem pensar duas vezes, mas ter que aprender outro Soft para fazer o que eu já sei é desanimador e eu perco a vontade, justamente por isso que ainda não estudei o Blender.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707741.

Total de membros registrados: 135334

Últimos membros registrados: cristianofigueredo, chrisdocs, GL ART, RICARDO CANÊDO, El puto, FSANZ, Blacklord55, Brinkmantyson.

Usuário(s) on-line na última hora: 544, sendo 13 membro(s) e 531 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eduardo Ramos, Reinaldo Silva, WinterPT, Lucas Reis, RAPH, Le_Andro, Paulo Rodrigues Lima, Duda, cristianofigueredo, gilson antunes, Pedro Juliato, Ronaldo Junior, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.