Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

jeff   ARAPONGAS - PR
mdpontes   Macapá - AC
Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
Alexandro   Cascavel - PR
Colli   Maringá - AC

Portfólios Ver Mais

Jonathan-Matthies   São Francisco do Sul - SC
Renanmenendes   Araçatuba - SP - AC
Estrazulas   Porto Alegre - RS

Download do TopoGun 3 Beta

A Pixelmachine lançou o Beta teste público do TopoGun3, Soft exclusivo para retopologia, entre as novidades estão a pintura de máscaras, desenho de curvas para guiar o fluxo de Edges e Patches para retopologia automática.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 22/05/2020 08:00

A Pixelmachine lançou o Beta teste público do TopoGun3, Soft exclusivo para retopologia, entre as novidades estão a pintura de máscaras, desenho de curvas para guiar o fluxo de Edges e Patches para retopologia automática.
Andre, bom dia,

Acabei de favoritar.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Ande, boa noite,

Tudo bem contigo? Muito frio, né? Eu que sinto frio à toa, acredito a Era Glacial que se abateu sobre o Rio, já tenha chegado até aí, hahahahahahahaha.

Só tive tempo de assistir o primeiro vídeo desta nova versão do TopoGun 3 Beta. Achei bastante legal, e que estava para falar isso contigo já algum tempo, pois, a meu ver, são as duas tarefas ou portas de ingresso da A.I. nos programas de modelagem 3D que cairiam como uma luva em termos experimentais nos produtos: o Mapeamento e a Retopologia. Por quê? Acho que você teria um auxílio importantíssimo e aliviaria uma carga enorme de duas tarefas que tomam muito tempo do artista. Eu quero falar mais sobre a A.I. contigo, mas vou deixar para expandir o tema no Futuro do Futuro, porque tenho visto muitos filmes e pensando inúmeras coisas a respeito desta alta tecnologia que é - me faz crer - a mais popular e próxima das massas - embora ainda pouco compreendida, tanto em seu benefícios e malefícios. Quero trocar figurinhas contigo a respeito. Quando ao primeiro vídeo, o que me encantou TopoGun 3 Beta é a automação. Já em real-time. Já não é um grande avanço? Acredito que seja um processo matemático dos mais complexos a elaboração e criação de um algoritmo que atende uma tarefa - e disciplina que é também - a Retopologia.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Andre, boa noite,

Gostaria de lhe fazer mais uma consideração muito importante. Lembra que conversamos há algum temo a respeito do Mesh2Surface? Aplicação é para um plugin 3D reverse engineering - Engenharia Reversa. É um sêmen de um plugin tão do órgão seuxal masculino que dá até ódio, cara. Por mais que o TopoGun3 esteja maravilhoso, quando vemos em atividade e aplicação o Mesh2Surface dá ou não dá raiva? Ele realmente realiza o tão desejado "Conforme Surface" com uma facilidade que irrita, Andre. Sei que é para um programa CAD, mas será que um dia os programas ou plugins de Retopologia para os programas de modelmagem poligonal serão assim ou eu sou um chato, mesmo? Eu não sou chato, não. Eu sou é chato, mesmo! Kkkkk. Lembremos: 

Mesh2Surface - Quad Surface
Tutorial Mesh2Surface Reverse Engineering for Rhino 3D - Quad Surface Feature

Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Fez muito frio aqui também, depois melhorou, agora voltou a esfriar neste final de semana.
Quero ver como vai ser o meio do inverno aqui, vai gelar as bolas. rsrsrsrs

Sobre a retopologia e o mapeamento, concordo plenamente com você, são duas tarefas chatas e puramente técnicas que desperdiçam o tempo criativo do artista.
São duas etapas do trabalho que o cara não está criando nada, apenas ajustando as coisas para poder usar e seria ótimo se a AI automatizasse o processo.
Pode ter certeza que tem ótimos profissionais no planeta correndo atrás disso neste exato momento.
Imagine que sonho seria terminar de modelar ou esculpir um objeto em High Poly e com um clique ter ele perfeitamente mapeado em Low Poly com os Bakes gerados, economizaria dias de trabalho.
Dentro de uns 5 anos eu acho que já será assim.

Sobre a diferença do TopoGun para o Mesh2Surface, é que são opostos, projetar os vértices de uma malha 3D poligonal em cima de outra malha 3D poligonal não é tão difícil, agora, nem imagino como fazem para projetar uma malha Nurbs que não tem vértices em cima de qualquer superfície que seja, devem ter um meio de aproximação por pontos similar aos vértices, mas com ajuste de resolução, por isso conseguem ótimos resultados, pois não estão limitados aos vértices.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, bom dia,

Cara, dá ódio ver a perfeição com que ocorre o "Conform Surface" do Mesh2Surface; é perfeito em todos os ajustes, mais rápido e recria a superfície com perfeição absoluta, ela praticamente cola no objeto como um latex ou uma meia de seda. Irrita bastante ver, embora sejam coisa totalmente distintas. Um tem um mesh feito de polígonos; já o outro, é uma superfície NURBS. Eu sei que fico maravilhado, encantado vendo a plasticidade e a perfeição de reconstrução que faz este Mesh2Surface. Ele é ideal para a área forense em todas as suas dimensões, tais como a arqueologia ou até mesmo na arte de restauração. O Mesh2Surface invade várias áreas profissionais altamente complexas que necessitam de recriação e recomposição, por isso que citei a arqueologia. No dia que juntarem este plugin com AI será uma revolução.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Esta analogia que você fez do Mesh2Surface com um latex que cola na superfície foi sensacional, pois é uma ótima forma visual de explicar a diferença para o sistema com polígonos, onde existem faces quadradas que não conseguem aderir perfeitamente as nuâncias da superfície.

Bem por isso que polígonos é usado apenas em visualização e animação, enquanto NURBS é usado em produção de objetos de verdade.

Realmente será maravilhoso o dia que um sistema de AI conseguir fazer a retopologia em NURBS de qualquer objeto poligonal, pois você poderá escanear qualquer coisa com o celular e reproduzir a peça com perfeição técnica sem esforço, vai conectar o celular num Toten de CNC em algum Shopping e pegar a peça em minutos. rsrsrsrs

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707120.

Total de membros registrados: 134881

Últimos membros registrados: Knkuro026, joaoddt, Guifaleta, isabella19, Luciana Pereira, bia199612, Wiliams, Jacson Combos.

Usuário(s) on-line na última hora: 510, sendo 4 membro(s) e 506 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, Knkuro026, Edu_Sousa, nildoe.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.