Oi Serpa, tudo bem?
Eu acho que você fez muito bem, infelizmente ainda não tive tempo de estudar o Blender, mas é o meu objetivo para abandonar completamente o 3ds max, pois a única coisa que ainda preciso fazer nos programas 3D é modelar e mapear, todo o resto é feito no Unreal.
Só tem uma coisa que vou sentir muita falta no 3ds max, o Retopology para otimizar automaticamente os objetos, fora isso, não tem mais nada!
Vejo que a única reclamação importante no Blender é o peso nas cenas pesadas, que no Max continua fluido, mas isso só é importante para quem continua trabalhando da forma antiga e ultrapassada que trabalhamos nos últimos 30 anos, pois se exportar os objetos para montar a cena no Unreal não terá este problema, o Unreal aceita cenas imensas!
Já faz muito tempo que o 3ds max não vale o preço dele, hoje em dia teriam que cobrar no máximo 300 dólares por ano para usar um programa deste nível.
O pior de tudo foi falarem que o sistema de Subscription seria benéfico para os usuários, pois poderiam atualizar o programa melhor e mais rapidamente, tenho todas as declarações deles aqui nas notícias do site!!!!
Agora ficou claro para todo mundo que era mentira, pois as atualizações foram diminuindo e piorando até chegar neste ponto de atualizaram o sistema de edição dos menus!!!!
Lá no Stack, o desenvolvedor do RapidTools está xingando os desenvolvedores do Max de idiotas para você ter uma idéia do ponto que chegou a coisa!
Portanto, piratear o 3ds max eu acho pouco, o certo mesmo é boicotar a Autodesk e a Adobe, que inventavam isso!
Abração e tudo de bom.