A renderização 3D vai acabar!!!

Quem acompanha a 3D1 há bastante tempo me viu fazer afirmações polêmicas como essa e se tornaram realidade, igual o fim da animação de personagens com Key Frames. Este vídeo explica porque a renderização em 3D vai acabar.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 09/04/2025 11:00

Quem acompanha a 3D1 há bastante tempo me viu fazer afirmações polêmicas como essa e se tornaram realidade, igual o fim da animação de personagens com Key Frames. Este vídeo explica porque a renderização em 3D vai acabar.

O que eu falei lá no Fabebook, vou repetir aqui.

Estou um bocado de tempo afastado do 3D e estava pensando em voltar, mas tenho notado que esse tipo de criação está passando por uma revolução que, honestamente, não tenho ideia do que vai ser. Me lembro que por volta de 2009/2010, quando trabalhava numa produtora de vídeo que fazia muitos vídeos em 3D pré renderizado e vi um vídeo da atualização da CryEngine, falei para meu colega que em 10 anos aquilo seria o futuro do CGI (3D fotorrealista em tempo real). Se eu não me engano, foi esse vídeo aqui: https://#!@%*#.be/yG1ZUSCrgqM

Talvez tenha errado em 1 ou 2 anos, mas o que vemos hoje no StageCraft da ILM é justamente o que eu imaginava, bem próximo. Então, eu acho que em 5-7 anos, a coisa vai mudar muito mais de um jeito que sequer imaginamos, usando IA. Quem, há 5 anos atrás, imaginava o que podemos fazer em termos de criação de imagens usando IA?

Honestamente, não tenho ideia de qual caminho tomar...

Oi jr2011, tudo bem?

Não é só você que não tem idéia do que vai ser, quase ninguém tem e os que têm, é apenas suposição, pois é uma revolução muito grande e que está só começando.
Você acertou quando previu que o futuro do 3D era Real-Time, mas não para animação, será para aplicações interativas, eu acho que o 3D ficará restrito a aplicações Real-Time e projetos de CAD, não será mais usado para renderizar imagens e animações pelo simples fato que não valerá a pena.

É igual hoje, se quiser você pode fazer uma animação com Stop Motion, mas não vale a pena, é melhor e mais fácil fazer em 3D, vai acontecer igual com a AI, poderá animar em 3D se quiser, mas será muito mais rápido e fácil com AI.

Foi legal você citar o StageCraft da ILM, onde usam o renderizador Helium, que foi baseado no Unreal, realmente essa é outra aplicação onde poderá empregar 3D em vez de AI pela questão do controle fino exigido, Tracking da câmera, iluminação do Set e tudo mais.

Agora, sobre o caminho a tomar, se analisar bem certos detalhes vai ter uma noção melhor.
Por exemplo, tudo que é muito básico, muito fácil, chão de fábrica, será substituido facilmente e rapidamente pela AI, não só em 3D, mas em qualquer área.
Sendo assim, sabemos que imagem é o chão de fábrica do 3D, é o mínimo que a pessoa consegue fazer, animação depende de muito mais conhecimento e aplicações interativas depende de absurdamente mais conhecimento do que imagem.
Então, precisa focar no mínimo em animação de projetos e produtos em vez de imagens, o ideal mesmo é estudar aplicações interativas ou então programas de CAD se pretende trabalhar com projetos.

Sempre que fecham portas por causa da evolução da tecnologia, muitas outras se abrem, por exemplo, os PCs acabaram com a datilografia, exceto na TV Cultura onde contrataram a Vera Magalhães como datilógrafa, mas por outro lado criou um monte de novas profissões em torno dele.
O mesmo vai acontecer com a AI, certamente vai ficar cada vez mais fácil criar sistemas de AI, eu que sou um nada aprendi o básico de programação de AI estudando sozinho, então, imagine como será fácil para as próximas gerações.

O mais importante é que o avanço da tecnologia vai permitir o surgimento do Metaverso, que é a transformação da internet em ambientes 3D interativos em vez de páginas 2D, as maiores empresas do mundo estão investindo alto nisso, então, é questão de tempo para se tornar realidade.

Hoje em dia um programador junior de internet ganha o quanto quiser e escolhe para quem trabalhar, porque não tem profissional suficiente no mercado, mas eles também vão perder o emprego quando o Metaverso se tornar realidade, toda essa demanda vai se virar para desenvolvedores de aplicações interativas, que não é só programar, envolve também modelagem 3D, texturização, iluminação, Rigging, animação, partículas, simulações e tal.
Ou seja, é mais fácil para um artista 3D passar a fazer ambientes interativos do que um programador de internet ter que aprender tudo sobre 3D e a demanda será gigantesca, aposto que isso vai acontecer até 2030.

Não pode ter medo de novas tecnologias, tem que estar sempre estudando e atento as novas possibilidades que se abrem.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Grande André.
Acho sua colocação muito pertinente e concordo com sua afirmação de que a parte mais chata da computação gráfica tende a sumir nos próximos anos. Só que há um custo para fazer essa transição e ainda não identifiquei quem vai pagar esta conta. A Meta, por exemplo, estuda ter sua própria usina nuclear para oferecer a energia estável necessária para o processamento em AI. De forma muito superficial, o processamento de imagens de AI com a consolidação da CG só é mais rápido por conta do processamento embutido, oferecido pelos desenvolvedores nessa operação. Se houver um servidor capaz de oferecer render rápido e barato para a CG, ainda haverá uma sobrevida para o processo, que os usuários julgam mais "autoral" que as imagens geradas puramente em AI. A conferir, mas o que vejo da minha humilde experiência na área é que há uma transferência absurda de custos dos usuários para os desenvolvedores e a conta não vai fechar no futuro. Ninguém vai querer pagar nada, depois de anos desenvolvendo coisas aparentemente sem custo - e portanto, sem valor comercial também. James Cameron acaba de falar que está avaliando a IA no seu fluxo de trabalho, para não mandar metade da sua equipe embora. O preço está indo pro ralo e junto com ele a qualidade ou empenho nos projetos.
Oi Vlady, tudo bem?

Você tocou num ponto que não vejo quase ninguém falando, essa questão da energia que a AI gasta, a própria placa RTX 50x que é mais poderosa com AI consome um absurdo, é quase como ter um chuveiro ligado dentro do PC. rsrsrs
Imagine então as próximas gerações.

Sobre a transição demorar mais ou menos, eu acho que falta aprimoraram a precisão para respeitar bem o design do projeto de arquitetura, oferecer controle sobre os materiais e da iluminação, quando isso acontecer não valerá a pena o trabalho de texturizar tudo certinho, iluminar, testar Render até ficar 100% e ainda esperar renderizar, pois conseguirá o mesmo resultado em segundos com apenas alguns cliques.
Eu posso estar errado, mas acho que as AIs generativas vão atingir este ponto dentro de 5 anos.

Porém, terá que rodar localmente igual o ComfyUI com os Models ou coisa parecida, não poderá ser on-line igual ChatGPT, Midjourney, Krea, entre outros, pois nenhum escritório profissional se sentirá seguro para carregar seus projetos on-line sem saber que fim terão.

Sobre o preço de imagens, realmente vai cair ainda mais, lembro como era antigamente que dava para viver bem de Render, hoje só quem já está muito tempo estabelecido que ainda consegue, mas com a AI muita gente desta área vai perder o emprego.
Por outro lado, novas portas vão se abrir exigindo serviços mais especializados, como é o caso do Metaverso, quando isso acontecer e todos os sites quiserem se tornar ambientes interativos 3D em vez de páginas 2D, a demanda por aplicações interativas vai estourar e vale muito mais do que imagens, então, o que eu sugiro para todo mundo que me pergunta é estude o máximo que puder e evolua o mais rápido possível para animação e depois aplicação interativa, sai fora de produção de imagens, porque vai virar um varejo completo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Boa tarde gente!

Ótimos pontos levantados e comentários. Tenho uma pergunta a mais pra colocar na conversa.

E se a IA evoluir a ponto de a partir de fotos, criar uma solução completa de modelos 3d para aplicações interativa?

Entõa por exemplo, quando o Metaverso chegar, e todos os possíveis clientes, desde lojas de roupas, carros, relogios... tudo que não é consumível (comida e bebida), nesse cenários, teríamos todos as lojas querendo contratar profissionais de 3D para levarem sua loja para o Metaverso, mas, certamente teremos IA que vão modelar, otimizar e texturas com infinitas variações de cores e texturas.

O vocês pensam sobre isso?

Oi Grasiano, tudo bem?

Essa é uma ótima observação, certamente um dia a AI vai produzir aplicações interativas sozinha, mas vai demorar muito mais do que modelos, imagens e animações.
Já existem AIs que geram objetos 3D a partir de imagens com boa qualidade e já divulguei uma que consegue reproduzir a alvenaria de uma casa existente com qualidade de CAD conforme você vai filmando o interior.
Modelagem é a segunda coisa mais fácil para fazer em 3D, então, fatalmente está sendo uma das primeiras áreas substituidas pela AI, Render é o mais fácil e está sendo a primeira coisa substituida pela AI.

Então, até a AI conseguir produzir aplicações interativas com qualidade e precisão sozinha, ela vai ajudar muito os desenvolvedores a não terem que perder tempo modelando e texturizando, ainda vai ajudar com a codificação da aplicação se a pessoa não tiver muita experiência nisso, pois ela consegue gerar o código de funções, rotinas, interfaces e recursos que deseja criar, porém, nem sempre funciona perfeitamente ou as vezes nem funciona, então, juntar tudo numa aplicação mais complexa sem Bugs e tal ainda vai levar um bom tempo.

Provavelmente quase nada será modelado manualmente quando o Metaverso surgir, pois será melhor e mais fácil escanear uma loja física com Gaussian Splatting e criar as interatividades em cima deste modelo, que é muito mais realista e não demora tanto para produzir.
O lance em aplicação interativa não é saber modelar, texturizar e iluminar, mas saber codificar juntanto modelos 3D, gráficos 2D de interfaces, informações e programação numa boa aplicação.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 712692.

Total de membros registrados: 139990

Últimos membros registrados: paulamirela, doug_assilva, Anthonyjright, barbaraboava, Nourix96, rusaealschadar, nourixhinta, lulutoxtee.

Usuário(s) on-line na última hora: 624

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.