Oi jr2011, tudo bem?
Não é só você que não tem idéia do que vai ser, quase ninguém tem e os que têm, é apenas suposição, pois é uma revolução muito grande e que está só começando.
Você acertou quando previu que o futuro do 3D era Real-Time, mas não para animação, será para aplicações interativas, eu acho que o 3D ficará restrito a aplicações Real-Time e projetos de CAD, não será mais usado para renderizar imagens e animações pelo simples fato que não valerá a pena.
É igual hoje, se quiser você pode fazer uma animação com Stop Motion, mas não vale a pena, é melhor e mais fácil fazer em 3D, vai acontecer igual com a AI, poderá animar em 3D se quiser, mas será muito mais rápido e fácil com AI.
Foi legal você citar o StageCraft da ILM, onde usam o renderizador Helium, que foi baseado no Unreal, realmente essa é outra aplicação onde poderá empregar 3D em vez de AI pela questão do controle fino exigido, Tracking da câmera, iluminação do Set e tudo mais.
Agora, sobre o caminho a tomar, se analisar bem certos detalhes vai ter uma noção melhor.
Por exemplo, tudo que é muito básico, muito fácil, chão de fábrica, será substituido facilmente e rapidamente pela AI, não só em 3D, mas em qualquer área.
Sendo assim, sabemos que imagem é o chão de fábrica do 3D, é o mínimo que a pessoa consegue fazer, animação depende de muito mais conhecimento e aplicações interativas depende de absurdamente mais conhecimento do que imagem.
Então, precisa focar no mínimo em animação de projetos e produtos em vez de imagens, o ideal mesmo é estudar aplicações interativas ou então programas de CAD se pretende trabalhar com projetos.
Sempre que fecham portas por causa da evolução da tecnologia, muitas outras se abrem, por exemplo, os PCs acabaram com a datilografia, exceto na TV Cultura onde contrataram a Vera Magalhães como datilógrafa, mas por outro lado criou um monte de novas profissões em torno dele.
O mesmo vai acontecer com a AI, certamente vai ficar cada vez mais fácil criar sistemas de AI, eu que sou um nada aprendi o básico de programação de AI estudando sozinho, então, imagine como será fácil para as próximas gerações.
O mais importante é que o avanço da tecnologia vai permitir o surgimento do Metaverso, que é a transformação da internet em ambientes 3D interativos em vez de páginas 2D, as maiores empresas do mundo estão investindo alto nisso, então, é questão de tempo para se tornar realidade.
Hoje em dia um programador junior de internet ganha o quanto quiser e escolhe para quem trabalhar, porque não tem profissional suficiente no mercado, mas eles também vão perder o emprego quando o Metaverso se tornar realidade, toda essa demanda vai se virar para desenvolvedores de aplicações interativas, que não é só programar, envolve também modelagem 3D, texturização, iluminação, Rigging, animação, partículas, simulações e tal.
Ou seja, é mais fácil para um artista 3D passar a fazer ambientes interativos do que um programador de internet ter que aprender tudo sobre 3D e a demanda será gigantesca, aposto que isso vai acontecer até 2030.
Não pode ter medo de novas tecnologias, tem que estar sempre estudando e atento as novas possibilidades que se abrem.
Abração e tudo de bom.
André Vieira