Quem acompanha a 3D1 há bastante tempo me viu fazer afirmações polêmicas como essa e se tornaram realidade, igual o fim da animação de personagens com Key Frames. Este vídeo explica porque a renderização em 3D vai acabar.
Veja abaixo o vídeo mostrando porque a renderização de imagens em 3D tende a acabar nos próximos anos.
Antigamente era difícil produzir imagens 3D realistas e elas valiam uma fortuna, muitos profissionais viveram apenas de renderização, mas a tecnologia evoluiu e hoje qualquer um consegue renderizar com realismo em qualquer Render, até em Real-Time ou no Browser de internet igual o Light Tracer, portanto, as imagens não valem mais praticamente nada, obrigado os artistas a evoluirem para animação se quiserem manter a renda.
Agora, com o advendo do Render através de inteligência artificial, a própria renderização de projetos e produtos em 3D vai desaparecer completamente, pois bastará usar os traços simples das Viewports dos programas de CAD para gerar fotos realistas, falta apenas oferecer controle preciso de materiais e outros detalhes para substituir o Render 3D com mais eficácia e qualidade.
O autor do vídeo mostra renderizadores de AI disponíveis atualmente, quando a revolução está apenas começando, projete isso para 5 anos e terá uma idéia de como não valerá a pena o trabalho de renderizar em 3D.
Sendo assim, o 3D será usado para projetar nos Softs de CAD, para Games e aplicações interativas em Real-Time, pois a animação dos projetos também poderá ser feita com AI dentro de pouco tempo.
Por outro lado, diversas oportunidades devem surgir na produção de aplicações interativas conforme a infraestrutura da internet passe a suportar o Straming delas, que é justamente o que falta para o surgimento do Metaversto, onde os sites poderão ser ambientes 3D interativos em vez de apenas páginas 2D.
A minha análise pode parecer suspeita para alguns, pois eu vendo um curso de Unreal, mas basta pesquisar um pouco na internet e perceberá que é uma análise sincera e realista como mostra o vídeo do Shay Klaassen.
Quem não se atualizar e não evoluir, estará fora do mercado de ArchViz antes de 2030.