Andre, boa noite,
Como tinha lhe dito lá no outro tópico, estou fazendo mais uma inserção, aqui, com uma excelente resposta tua, a um questionamento que fiz sobre o Normal Map. Gratíssimo!
Abração fraterno,
Marcelo Baglione
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"Sobre o Normal Map, estes programas como Bitmap2Material e NormalMap-Online só geram Normal a partir de imagens e os ajustes são para conseguir retirar sombras e filtrar os detalhes.
Pense no Normal Map primeiramente como um mapa de Bump mais avançado, então, você pode usá-lo para reproduzir os pequenos relevos do material igual fazia antigamente com Bump.
Porém, o Normal Map serve para muitas outras coisas, uma delas é reproduzir os detalhes de um objeto High Poly numa malha Low Poly como se fosse um Bump.
No primeiro caso você gera o Normal Map a partir de imagens mesmo, normalmente em tons de cinza que chamamos de Height Map.
Já no segundo caso precisa do Bake de Normal Map igual é feito no SD e SP, pois depende de traçar raios entre a geometria High Poly e a Low Poly para identificar as diferenças entre as duas.
No Max o Bump é aplicado através do NormalBump Map, se for com o V-Ray vai usar o NormalMap dele, mas sempre aplicando no canal Bump do material.
Se tiver apenas o primeiro mapa de Normal usado para reproduzir os detalhes do material, é só aplicá-lo igual faria com o Bump.
Se tem apenas o segundo mapa de Normal, o que reproduz os detalhes do High Poly, também pode aplicar da mesma forma.
Mas se tiver os dois precisa compor um sobre o outro com Overlay poque só tem um Slot de Normal Map no material, pode fazer isso no Photoshop ou com o mapa Composite do Max.
Ainda tem um problema, existem duas formas de exibir e gerar o Normal Map, uma é em OpenGL e outra em Direct3D, então, o mapa pode aparecer invertido se for gerado num padrão e exibido no outro.
A maioria dos programas usam o padrão Direct3D, inclusive o 3ds max.
Abração e tudo de bom.
André Vieira"