Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Shal   São Paulo
new   Belo Horizonte - MG
jonathan.chroma   Novo Hamburgo - AC
Danilo   Teresina-PI - PI
virino   Macapá/AP - AP

Portfólios Ver Mais

vjalmeida   salvador - AC
donato   Rio de Janeiro - RJ
leandro nicolaci   São Paulo - AC
Alcione Almeida   Goiânia Goiás Brasil - GO

Script para atribuir Color IDs

O Color ID For Polygons é um novo Script gratuito oferecido pelo artista Savas Cetin para o 3ds max 2014 ou superior, ele permite atribuir Color IDs facilmente nas partes dos objetos para usar nos programas Substance e Quixel Suite.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 17/01/2018 08:00

Oi Marcelo, tudo bem?

Eu imagino a putaria de regras que deve ser para pesquisar alguma coisa neste lugar, eu não teria paciência para aturar.

Sobre a civilização, você tem toda razão, é ela que não quer o Brasil.
Isso me fez lembrar de uma história que o Olavo contou sobre um cara que foi jogado no esgoto e quando chegou lá as fezes rejeitaram ele!!! rsrsrsrsrsrsrs

É triste ver como países do nosso lado estão se desenvolvendo e a gente vai ficando para trás, mas quem sabe tudo começa a mudar no ano que vem.

Sobre a sua pesquisa, se for analisar mesmo agora distante do fato, parece até piada que usaram o grito do ipiranga como data do horóscopo em vez do documento do Conselho de Estado, que é um fato mais preciso do que um grito que ninguém sabe exatamente a hora que aconteceu.
Vai ser legal desmistificar isso!!!

OBS: Sobre a mensagem que conversamos sobre os mapas do SD e as interfaces, eu respondi lá no tópico do tutorial de terreno no SD: https://3d1.com.br/forum/comentarios-e-grupos/comentarios-de-noticias/99415/2

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, bom dia,

Estou lendo uma das fontes mais importantes, em termos de síntese, a respeito do GRITO DO IPIRANGA. Como te disse, saber o que é canônico ou apócrifo, herético ou epigráfico, me faz ter a fantasia de questionar o quadro que mostra este ato histórico, pois fica difícil saber quem era quem ali, ou se quem realmente estava lá. Vou ver se sexta dou um pulo rápido na Biblioteca Nacional e depois vou ao Arquivo Nacional, pois quero conseguir uma cópia desta Ata que é menor que convite de casamento - entre outras coisas. Mas provavelmente, vou encontrar problemas, claro.

O Ipiranga foi importantíssimo, mas a verdadeira voz de liberdade contra Portugal se deu através de D. Lopoldina e o Conselho de Estado. Os dois devem ser bem trabalhados. Nem sei se me acho capacitado para isso, mas não existe literatura a respeito no Brasil. Vou enviar para vocês, uma obra minha que um iraniano me disse que é unica em todo o mundo, em termos de pesquisa de vários anos que fiz sobre Bahá´u´lláh e a Fé Baha´í. Me mande o endereços de vocês por e-mail, por favor, assim envio, também, a primeira leva de selção musical.

Pode deixar que vou comentar o link que você remeteu para lá, Andre.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Andre, bom dia,

Como sua resposta foi profundamente esclarecedora, vou fazer a inserção aqui, beleza? Adicionarei o meu em seguida.
=============
Oi Marcelo, tudo bem?

Estes mapas que precisam de alta qualidade são usados na geração de efeitos como desgastes nas quinas, acúmulo de poeira nas cavidades e tal, então, quanto mais detalhados forem, melhor será o resultado.

Sobre os mapas produzidos pelo SD, ele aceita gerar todos eles porque ele precisa destes mapas para produzir os efeitos baseados em geometria, os programas que não usam estes mapas normalmente não geram eles.
O SP não gera alguns dos mapas que o SD aceita porque para ele não teria utilidade, tem mapas que só os Nodes do SD aceitam.

Sobre o Bent Normal, ele não serve para gerar efeitos no material, apenas para melhorar a visualização do sombreado na Viewport Real-Time, então, pode ser legal a Allegorithmic adicionar este canal nos Shaders do SP para aumentar o realismo na Viewport, com o Iray não precisa, mas no Real-Time ajuda bem.

Note que o SD gera o Bent Normal, mas não usa ele na composição de materiais, não tem nenhum Node que eu conheço para adicionar o Bent Normal.
Ele gera o mapa para as pessoas usarem no Unreal e outras Engines de Games, pois inicialmente a Allegorithmic focou no mercado de Games e só depois foi para a renderização convencional.

Sobre a Adobe, você tem toda razão, se sair na rua perguntando quem conhece a Adobe e quem conhece o Photoshop, aposto que mais de 80% não conhece a Adobe e todos conhecem o Photoshop.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, bom dia,

Agora ficou mais bem explícito o entendimento da questão do Bent Normal no Bake do Substance Designer, quando aponta o seguinte:

"Sobre o Bent Normal, ele não serve para gerar efeitos no material, apenas para melhorar a visualização do sombreado na Viewport Real-Time, então, pode ser legal a Allegorithmic adicionar este canal nos Shaders do SP para aumentar o realismo na Viewport, com o Iray não precisa, mas no Real-Time ajuda bem."

Você salientou um canal para o Bent Normal nos shaders. Não é para material! Tanto que você me indicou ele no Documentation do Unreal, lembra?

As coisas estão ficando cada vez mais claras quanto aos Maps do Bake do SD. Muito obrigado.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Andre, bom dia,

Acrescento aqui neste que já pode ser um Grupo de Estudos, minha resposta a respeito do script EasyPeasy da Utopia, ainda em fase de testes.
=================
Andre, bom dia,

Pra ser franco, inicialmente fiquei bastante irritado por ter a sensação de estar assistindo um tutorial com mais de 20 minutos, mas foi só impressão inicial. A proposta do script é excelente. Me corrija se estiver errado, Andre.

O EasyPeasy não termina por eliminar este problema pouco compreendido, referente ao painel TEXTURE SET LIST do Substance Painter, no que diz respeito a se ter uma única textura ou várias texturas neste painel? Hem? Pensou nisso? O TEXTURE SET LIST do artista da Utopia é composto de múltiplas texturas; texturas até sair pelo roubador. Não acredito que tenha sido de 0800 que eles fizeram isso.

Inicialmente, fiquei um pouco confuso, mas acho que depois compreendi um pouco da lógica com a qual trabalha o script, à medida que ele foi explicando. A transferência e a automação da aplicação das texturas neste modelo bastante complexo é incrivelmente eficiente - eu achei.

Me pareceu necessário - me diga você - que o modelo saia do Max com excessiva organização e com seus respectivos ID muito bem aplicados e organizados, de modo a serem reconhecidos.

Senti que há um hiato neste tutorial, Andre. O que é perfeitamente natural, pois este script, o EasyPeasy é um protótipo, um tipo de beta, sei lá como chamar isso; o que me faz crer que uma versão mais estável, necessitará de uma expicação mais profícuo de todo o trabalho gerado no Substance Painter. Sem isso, fica, ainda, meio complicado de emitir maiores juízos críticos.

O que eu concluo, Andre? Se eles seguirem esta linha de trabalho deste projeto, darão um drible na questão do TEXTURE SET LIST possuir ou ser montado com uma única textura ou várias. Se for isso e se fizerem um  trabalho sério, eficiente e a Utopia entregar o que promete e o que julgo - com poucas bases de avaliação -, acho que a Allegorithmic deveria conversar ou negociar com carinho, junto a Utopia.

Espero que eles tenham sucesso no empreendimento a que se propõe, Andre. Sem querer afirmar nada é o que me parece.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

Oi Marcelo, tudo bem?

Eu fico impressionado com o seu relato, pois se é tão difícil obter informações como estas de um evento que aconteceu apenas há 200 anos, imagine então as coisas mais antigas!!!!

Isso significa que a história contada não é tão fidedígna como fazem a gente pensar.

Pior do que isso, a história é contada de forma distorcida por vagabundos esquerdistas igual fazem hoje, pois D. Leopoldina é tratada como "A Louca", mas se foi ela que deu vazão a voz de liberdade era A Louca só para os petistas da época!!!!

É incrível cara, cada dia que passa vejo que a humanidade toda vive na maior mentira, praticamente tudo que pensam saber é mentira nos termos históricos e arqueológicos, é inacreditável como conseguiram mudar a história completamente e fazer todos acreditarem.

Sobre o Script Easy Peasy, vou deixar para comentar sua resposta lá no tópico dele, assim a resposta aqui não ficará tão grande e a conversa fica mais organizada.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Só pra não esticar, tá? Se tivéssimos apenas meia dúzia de três Marias Leopoldinas, o Brasil estaria no G3. Preciso ser mais explícito?

Andre, eu comentei aqui, apenas por causa do TEXTURE SET LIST, mas faz bem em comentar no local da notícia, sim.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu deixei para comentar sobre o EasyPeasy lá na notícia dele porque você tocou em pontos muito importantes do Workflow que eu queria esclarecer melhor, então, o texto ficou grande e achei que seria mais difícil do pessoal encontrar se juntasse com a outra mensagem.

Sobre a Maria Leopondina, agradeço por você me esclarecer que de louca ela não tinha nada, é mais uma invenção dos estelionatários da humanidade.
É incrível cara, quanto mais eu estudo, mais vejo isso acontecer, parece que quase tudo foi inventado.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Como achei sua resposta completíssima e de alta qualidade, mesmo falando de outras coisa de muita importância, resolvi puxar ela pra cá, também.
====================
Oi Marcelo, tudo bem?

O Script foi feito para apenas ele usar nos seus trabalhos, dai pensou que poderia ser útil para outras pessoas e resolveu dar uma melhorada antes de liberar, por isso que chama EasyPeasy2, pois o 1 era a versão pessoal dele.
A interface é bem chatinha cheia de tabelas, mas o propósito é ótimo como você descreveu muito bem.

Facilita particularmente em cenas completas, pois quando está trabalhando com apenas um objeto é tranquilo o intercâmbio, então, este Script se encaixa bem em projetos de maquete para a pessoa levar um ou mais objetos para pintar no SP e trazer de volta já pronto para renderizar no V-Ray.

Eu postei apenas o vídeo que ele explica o funcionamento do Script, mas o canal dele está lotado de vídeos mais curtos explicando cada uma das funções, na notícia do lançamento do Script eu postei o link para o canal.

O mais legal é que ele liberou o Script de graça.

Sobre o Texture Set List, imagine o que aconteceria se colocasse todos os objetos da cena de exemplo em apenas uma textura, ela teria que ter 8K e mesmo assim a texturização apareceria em baixa resolução, pois cada objeto vai ocupar uma pequena parte da área útil do mapeamento.
Quando você abre o Unwrap UVW do Max você vê uma área quadriculada, é só ela que vale, para fora repete a mesma textura, então, imagine colocar o mapeamento de todos os objetos nesta área, cada um ficaria bem pequeno.
Portanto, quando pintar a textura ela também vai ocupar apenas essa parte onde está o mapeamento do objeto e ficará em baixa resolução, entende?

Por isso que numa cena assim tem que trabalhar com vários Texture Sets, ou seja, dividir os objetos em várias texturas para que eles ocupem um espaço maior, é o que chamam de Textel, a densidade da textura.

Então, os dois modos são importantes, com 1 ou vários dependendo do caso, mas tem que pensar antes de levar para o SP.
Isso que eu gostaria de ver eles mudarem no futuro, pelo menos facilitar a modificação de IDs dentro do próprio SP para poder alternar entre 1 ou mais Texture Sets.

Texture Set no SP significa Material nos programas 3D, cada Texture Set será um material diferente (ID) nos Softs 3D.

Sobre o trabalho, finalmente lançamos o curso do Corona, mas essa época do ano é ruim para lançar coisas.

Sobre a renderização da cena no V-Ray, veja que no início ele mostra uma renderização com material cinza em tudo, então, a cena já estava configurada com luzes e tudo mais, só faltava os materiais.
Dai ele exporta os grupos de objetos para o SP e importa de volta depois de texturizados sem precisar criar os materiais, que foram gerados automaticamente e é só renderizar.

Sobre a proposta do Script, é uma mão na roda bem grande que facilita bastante o trabalho, fica claro nos vídeos.
Mas não é difícil de fazer em termos de programação, ele apenas alinha os objetos com o centro, reseta as transformações e tudo mais que precisa para exportar, mas sem modificar o objeto original na cena, depois cria materiais VRayMtl e aplica as texturas.
É a automatização de um trabalho manual e cansativo, mas em termos de programação é facinho, a principal vantagem é já criar os materiais do V-Ray com qualidade.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Vi sua resposta e achei ela completíssima e de grande qualidade. De qualquer forma, vou colocar ela aqui, também, embora você comente e caminhe por outras searas, seu comentário, mesmo logo, deve constar aqui, também, sem problema. Acabei de fazer isso, Andre.

Quanto a Da. Maria Leopoldina, você sabe qual a linhagem dela na Europa? Mas não é só por isso: Ela realmente amava o Brasil, muito mais do que estes marginais e bandidos que hoje se escondem atrás de uma "impunidade parlamentar" - que vai acabar. Da. Maria Leopoldina foi maior, gigantescamente maior e mais competente que seu marido, D. Pedro I. Ela era na acepção da palavra, uma Estadista nata.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710568.

Total de membros registrados: 138010

Últimos membros registrados: Natbezerra, thomeparck, Jonathashk, hehetheh, dustongel, lipozemaustralia0, Wddeoweis, quicklyfitness.

Usuário(s) on-line na última hora: 537, sendo 16 membro(s) e 521 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: renaz, Lucas Reis, Augusto Peixoto, Alessandro.Marcos, Henrique Ribeiro, Gabriel.C, Duda, Joao Barreto, mbranco, Thiago Couto, Eber.Silva, Eduardo Ramos, Le_Andro, billypaul, João Von Rondow, Reinaldo Silva.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.