Como eu dei sequência à sua resposta, incluí a minha, também.
Andre, boa noite,
Você resumiu tudo aqui:
"Alguns mapas não precisam ser super detalhados como o Position e World Space Normals, por exemplo, mas mapas como AO, Normal, Cavity, Curvature e Displacement (Height) precisam ter alta qualidade e detalhamento, então, são estes que precisa gerar o melhor possível."
Estes maps têm que possuir alta qualidade, sim! Acredito que em algum momento ou o Substance Designer ou o Substance Painter vão se orientar à melhorar ainda mais a qualidade dos maps gerados no Bake.
Sim, sei disso; o Position e World Space Normals não carecem de altíssima qualidade, mas como você bem destacou, os outros precisam ter alta qualidade, IMPERATIVAMENTE.
Neste sentido, como o ZBrush não possuiu e consequentemente, gera o range de maps do Bake do SD, vemos que o software da Allegorithmic. Neste sentido, até onde sei, o SD é hegemônico ao produzir todos estes importantes maps.
Muito interessante sua observação de que deve haver um canal específico para que o Bent Normal funcione. O Substance Painter não tem, Andre. O que me obriga a conjecturar se, no futuro, o SP não aumentará o número de canais para o ingresso de maps gerados num Bake, ainda mais amplo. Por que ele só será útil ao SD? Pelo que já li, esta gama de maps que o SD produz faz diferença, sim; ainda mais depois que você me mostrou a Documentation do Unreal.
Talve no futuro isso posso acontecer no Substance Painter, pois acho um desperdício não poder usá-los no SP.
P.S.: Concordo com você. Se disseram que a Adobe vai acabar, muita gente não vai sentir falta. Sentirão, sim, no dia que souberem que o Photoshop é exatamente da Adobe que, como marca, não supera a criatura, o PS.
Abração fraterno,
Marcelo Baglione