Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alisson Braga   Maceió - AL - AC
dami   João Pessoa pb - AC
Bruno Medeiros   Porto Alegre RS
dami   João Pessoa pb - AC
Neto   S. J. do Rio Preto - SP - AC

Portfólios Ver Mais

Bremer   Recife - PE
GaberLima   Jundiaí SP
aurelio   Rio de Janeiro - RJ
cristiano.porfirio   Indaiatuba - São Paulo

Script para atribuir Color IDs

O Color ID For Polygons é um novo Script gratuito oferecido pelo artista Savas Cetin para o 3ds max 2014 ou superior, ele permite atribuir Color IDs facilmente nas partes dos objetos para usar nos programas Substance e Quixel Suite.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 17/01/2018 08:00

Oi Marcelo, tudo bem?

Agradeço por repostar aqui os comentários que fizemos em outras notícias que tem haver com este assunto, assim, quem estiver pesquisando na internet sobre isso vai encontrar todas as informações aqui, valeu mesmo!

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Nada, Andre! Não precisa agradecer. Acho que todos tem que ter acesso às informações que você está explicando e detalhando com grande experiência, vivência sobre o assunto. Portanto, concordo com você, pois quem tiver interessado, encontrará aqui excelentes dicas e informações.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

É modéstia sua, pois você passou muito mais informações importantes do que eu neste tópico, já que conhece bem o Substance Painter e eu não conheço quase nada.

É uma pena que minha vida esteja tão enrolada e não dê tempo de estudar as coisas que gostaria, para mim seria a maior diversão poder estudar legal o SP, quem sabe eu encontre tempo quando conseguir me mudar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Conheço só um pouco do Substance Painter, por isso que me interesei em fazer o estudo proposto no tutorial do robô, lembra? Aquele longo e que vai de alfa a ômega, incluindo o mapeamento e texturização no SP. O mais importante é que a gente se ajuda, Andre. O estudo não é molinho, mas vou encarar, ok? Abração fraterno, Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu gosto de estudar igual você, gosto de pegar uma coisa para fazer que tenho vontade porque me motiva a pesquisar como criar as coisas que precisa até completar o projeto.
Depois que vou ler melhor sobre os recursos para entender os detalhes, pois se leio primeiro sem conhecer nada do programa, não saberei nem do que o cara está falando.
Fazendo algum projetinho eu pego a base do programa e acho que dai facilita ir se aprofundando aos poucos nos detalhes.

Eu tinha feito isso no SP, brinquei um pouco e comecei a ler as coisas que você explicava, mas dai tive que parar os estudos para me dedicar ao curso de Corona e de Unreal.
Quando terminar isso voltarei a estudar o SP.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Ainda mais agora, Andre, que o Substance Painter esta ficando mais e mais vitaminado com importantíssimas inovações que lhe foram acescentadas na mais nova versão, bem como no mais recente update.

Como também estou enrolado com compromissos de família e pesquisa em biblioteca e tudo isso aqui que não é pouca coisa, ainda não abri o Max. Mas só o farei depois que assitir, ponta a ponta, este longo tutorial em quatro partes. Vou, apenas, checar como está o TEXTURE SET LIST do artista, pois já me decidi em adotar um TEXTURE SET LIST com uma única textura ou objeto exportado do Max.

Este, terei que puxar para cá todo resultado e comentários, Andre. Mas não me esqueci dos tutos do Substance Designer que marquei. Tem um que vi no Youtube que tinha gostado, mas o cara já abria com os nodes armados. Pra mim, isso não tem serventia. Eu quero acompanhar do início, tela vazia, entende? Quero saber o por quê destes nodes; logo, iniciar de cara assim, não me é didático. Pra você, não faz a mínima diferença, mas para mim é necessário, por enquanto, o método de aprendizado.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu sei como você anda enrolado com a pesquisa imensa e trabalhosa que está fazendo, é coisa para monge budista!
Espero que dê tudo certo e que consiga todas as informações que precisa.

Sobre ter adotado o Workflow com um único Texture Set no Substance Painter, pode reparar que é o mais utilizado por quem trabalha com Real-Time, que é a maior tendência para o futuro.

Sobre os tutoriais do SD, eu sei que é péssimo para quem está iniciando pegar o gráfico pronto e o cara só comentando, por isso que dou mais valor para os tutoriais que o cara vai aplicando Node por Node e comentando o que está fazendo.
Mas para quem tem boa experiência no SD, estes tutoriais mais avançados mostram composições interessantes que a pessoa pode fazer para conseguir determinados padrões, então, é bom deixar para assistir de novo quando estiver mais experiente no SD.

Aquele tutorial que ensina a fazer vincos e elementos de Hard Surface é neste estilo que você deseja, iniciando com tela vazia e adicionando Node por Node.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Semana passada, mesmo, Andre, estava falando com um amigo, o Daniel Leles, e explicando-lhe o que era e para o que servia o Substance Designer e qual a diferença entre ele e o Substance Painter. O Substance Painter é fácil explicar! Ele é um Photoshop avançadíssimo, porém oculto sob o nome de SP. Ao lhe explicar o SD, ele ficou encantado, também, pois tinha uma noção ou visão totamente errada e compreendeu sua importância para os artistas de hoje - em especial para quem usa softwares que já se adptam aos Substances.

Essa questão de textura única foi uma decisão até recente, embora eu saiba do benefício de ambas, depois de muita briga, estudos de tutoriais, etc. Pra mim é a melhora adoção para exportação do 3ds Max para o Substance Painter, Andre.

Pra você ter uma ideia, eu consegui um conteúdo, chamado de panfleto ou opúsculo, integralmente dedicado ao foto histórico que conhecemos como GRITO DO IPIRANGA. Andre, vou economizar linhas aqui e lhe falar melhor por e-mail, pois é uma área de nossa história altamente polêmica, meio obscura e com fartas dissenções, porém com algumas certezas - CLARO! Depois te conto, kkkkk. Estou com uma séria dúvida a respeito deste trabalho que só poderei dirimir, quando retornar, talvez nesta sexta, à Biblioteca. Também te conto o que é, ok?

Eu sei que pra você, tanto faz como tanto fez se a bola vem com açúcar ou se chega às caneladas, porque você vai compreender de qualquer jeito. Como sou um semi-iniciante, encontrar uma tela já com gráficos e nodes, a coisas é nada didática - sei que você entende, rs. Mas aos pouquinhos eu chego lá, até porque já favoritei alguns para dissecar.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu realmente fico feliz da vida de saber que está ajudando outras pessoas a entenderem a importância do SD, agradeço sinceramente.

O dia que você pegar o jeito dele vai pirar, porque realmente é um programa fantástico.

Gostei muito da definição que fez do SP, pois ele realmente é o Photoshop para 3D, mas com esteroides por causa dos recursos criados com Substances.

Sobre o lance da textura única, você me explicou super bem a diferença e eu entendi mesmo sem testar por causa da experiência que já tinha em texturização, então, achei ótimo que ele trabalha bem com os dois Workflows, mas eu também escolheria apenas um Texture Set.

Sobre a pesquisa, eu acho que você tem o espírito de pesquisador, seria um bom historiador, pois você tem tudo que precisa para se dar bem com isso, eu não conseguiria.

Sobre os tutoriais de SD, você tem toda razão, precisa iniciar com os tutoriais que explicam Node a Node para pegar o jeito, mas eu aposto que depois que isso acontecer, vai bater o olho num gráfico pronto e identificar facilmente o que está acontecendo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Com todo respeito e humildade, eu tenho - ou trago - uma certa capcidade de investigar, pesquisar. Tanto que trabalhei com pesquisa de informação e conteúdo quando estava na Fiocruz, no Canal Saúde. Por que você acha que tenho um acervo praticamente estúpido, boçal de música nos HDs Externos? Como cheguei à compreensão dos formatos Lossless Flac, Ape, Wv, por exemplo? Já se passaram acho que mais de 15 anos fazendo buscas, contatos - especialmente com russos, um russo em especial. Você gosta de jazz e rock? O quê? Seu acervo de música antiga e renascentista já está começando a ser organizado. Não adianta dizer blá-blá-blá. Andre, eu faço isso com uma rapidez enorme e com agilidade de organização.

Mas aplico isso, também, ao estudo da astrologia, história e leitura política, também. Acho que só mais uma ou duas idas à Biblioteca Nacional, e já estarei apto a ir fazer consultas no Arquivo Nacional - ex-Casa da Moeda.

Sim, eu já compreendo certos princípios do Substance Designer, embora ainda muito precariamente e de forma bem inicial, mas já consigo me encantar, por exemplo, com a tua fluência, com a do Wes, ao fazerem padrões e texturas do zero, do nada. Isso é simplesmente fascinante, encantador. Este amigo que dei um toque, já tem um nível Master, tanto de modelagem como de escutura digital.

Eu quero deixar bem adiantado esta pesquisa que estou fazendo, para retornar o mais rápido possível para o ZBrush e o SD - sem me esquecer do Substance Painter. Você acha que esqueci de comentar os tutoriais que marque e ainda não comentei? Claro que não! Tenho os que me interessaram aqui, favoritados; bem como os do SD.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707747.

Total de membros registrados: 135338

Últimos membros registrados: zito felix, mgameszo, zuanon82, gssousa, cristianofigueredo, chrisdocs, GL ART, RICARDO CANÊDO.

Usuário(s) on-line na última hora: 412, sendo 19 membro(s) e 393 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Tomas, Sergio1987, Archiviz, Hot, Duda, WinterPT, XXjosephdrifterXX, Reinaldo Silva, Felipe Duarte, alej0, Nuno, Roberto Movanni, maxoliveira.archviz, JMDesign, Osvaldo Arquiteto, clastac, Adalberto Rocha, Abilio, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.