Oi Marcelo, tudo bem?
Vou repostar aqui o que postei no seu outro comentário sobre o Substance Designer, pois vou gostar muito de ajudar a superar este bloqueio.
Eu me ofereco com o maior prazer do mundo para te ajudar a trabalhar com Nodes (esse organograma).
Pode ser pelo 3ds max mesmo, iniciando com o Slate Material Editor, onde é muito mais fácil compor materiais complexos usando Nodes do que através do Material Editor antigo.
Ainda podemos estudar este sistema usando o ShaderFX do 3ds max, que serve para editar Shaders para Real-Time.
Mas se estiver com qualquer versão do Substance Designer instalado, em poucas mensagens eu consigo te explicar o básico dele para começar a criar tudo que imaginar!
O Substance Designer é mais ou menos o Photoshop através de Nodes, tudo que vocês faz no PS em termos de filtros e efeitos, você também faz no SDesigner, mas de forma procedural ligando os Nodes.
Além de tudo é super divertido trabalhar neste sistema.
Abração e tudo de bom.
André Vieira