Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ
APO   Rio de janeiro. - RJ
exagero   São Paulo - Brasil - SP
GabrielVInicius   Ipatinga,MG - MG

Portfólios Ver Mais

assisegundo   Maranhão - MA
Joao   Itapetininga-SP - SP
loskim   Goiânia - GO
flavio3d2009   Goiânia /Goiás/ Brasil - GO

Tutorial do Substance Painter 2018

O canal KevlarOxy publicou um vídeo tutorial sobre pintura digital com o Substance Painter 2018.1, onde o autor explica diversos recursos e técnicas usando a nova interface enquanto texturiza um jarro e uma cuia com detalhes.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 26/03/2018 08:04

O canal KevlarOxy publicou um vídeo tutorial sobre pintura digital com o Substance Painter 2018.1, onde o autor explica diversos recursos e técnicas usando a nova interface enquanto texturiza um jarro e uma cuia com detalhes.
Andre e demais colegas, boa noite,

A primeira parte deste tutorial do artista KevlarOxy - The ART of Video Games em Substance Painter 2018 / Designer 2018: PART 1 é praticamente tranquilo de acompanhar, embora finalize com um resultado artisticamente espetacular; logo, de grande qualidade técnica e artística.

Destaquei quatra partes importantes desta primeira parte deste tutorial, onde mostra o objeto cru, sem nada e evoluindo, até que fosse aplicada e ajustada a textura gerada no Substance Designer. Andre, nestas horas é que a gente vê o quanto é importante saber o SD para, ali, arquitetar e gerar suas próprias texturas. Eu chego lá, rs.

Portanto, basta atenção que você verá que a primeira parte, além de muito boa, lhe ajudará bastante a compreender o processo inicial de ajustes e texturização básica no Substance Painter.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

Obs: Na imagem 1, o objeto puro, apenas com o base color; na imagem 2, a raiz de nodes e, abaixo, o resultado com a textura gerada; na imagem 3, o resultado, após a aplicação da textura gerada no Substance Designer que se transformou num Smart Material, aplicado no objeto. Reparem, no decorrer do vídeo que o artista deseja realizar, em seu vaso, um estilo de manufatura bem primitiva, rústica e com uma superfície irregular e espera e tal só poderia ser alcançada com a textura que ele mesmo criou no Substance Painter. Parabéns, o efeito ficou perfeiro e foi alcançado na plenitude.
Andre e demais colegas, boa noite,

Gostaria de dizer que a coisa mais sedutora, linda e bastante artística está exatamente nesta segunda parte, onde o artista ornamenta o seu vaso, acompanhando de uma vasilha. É um artesanato primitivo com traços antigos - é o que me passou. Ornamentou manualmente, pintando os motivos, criando as beiradas rachadas e cavando a superfícei. Belo trabalho e bastante inteligível.

De qualquer forma, separei umas imagens deste tutorial, Substance Painter 2018/Designer 2018: PART 2 que conclui o estudo.

Na primeira imagem, ele fez uso de um Generator com gradiente, exatamente para modular a extensão, mas principalmente para dar aquele toque de argila queimada pelo forno; na segunda imagem, o efeito do gradient e, à direita, abaixo, no painel PROPERTIES GRADIENT - GENERATOR - Generator 3D Liner Gradient é exatamente onde você pode mexer na gradação do gradient, a partir do "Position Map", pois ali você verá o 3D Position Star e o 3D Position End com suas respectivas cores que farão a alteração do gradient na superfícei do objeto; na terceira imagem, o resultado todo em si e na quarta imagem, o lindo trabalho concluído e belamente ornamentado num style bem abstrato-primitivo.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

Obs: Sugiro que assistam com toda atenção o processo de gradação que ele faz do generator 3D Liner Gradient, ajustando as cores do Position Map.
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu agradeço pelo Review que fez do tutorial, pois pode guiar os usuários que estão estudando o SP como eu.

Legal ver como o artista KevlarOxy mostra a importância de saber criar seus próprios materiais no SD, pois a Allegorithmic fez o SP justamente para pintar com os materiais procedurais criados no SD e é isso que realmente abre as portas de tudo.

Agora, a segunda parte é bem artística mesmo com pintura manual igual faria nas cerâmicas antigamente, mas agora é feito num objeto virtual.

Este recurso novo do Gradient que ele usou no tutorial é muito útil, porque uma das coisas que mais precisa na pintura são as máscaras e essa pode ser ajustada visualmente na Viewport, facilitando bastante o trabalho.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre e demais colegas, boa tarde,

Como já disse outras vezes, estudar o Substance Painter e não conhecer nada, não saber utilizar o Substance Designer é ser um saci 3D da texturização. Conhecer o SD como você sabe, Andre, é ser independente e poder criar tudo o que você achar adequado ao se projeto.

Obrigado, cara, a intenção foi fazer um brevíssimo resumo deste lindo trabalho que alcança seu ponto alto e mais artístico, como você mesmo destacou, na ornamentação em estilo primitivo. Agora, conseguir este efeito de barro de cerâmica queimada em forno, só com este gradiente, Andre. Onde este grandiente foi gerado, senão no SD, claro. Ele é nativo do SP, mas é um filho da arquitetura do SD. Vamos a ele!
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Então somos dois sacis!!! kkkkkk
Você da perna esquerda e eu da direita. kkkkkk
Porque você ainda não domina bem o SD e eu ainda não domino bem o SP.

Sobre o tutorial, é legal mesmo ver bons tutoriais de artistas independentes igual a este, que explica muito bem e mostra suas técnicas individuais.

Quando vi o tutorial e peguei para postar no site eu pensei que você iria gostar. laughing

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre "saci", boa noite,

Realmente é assim. Agora mesmo, quando instalei o Substance Painter, ele assumiu uma outra configuração de UI - que não gostei, pois considero a atual, a modificada à moda PS, muito melhor e mais eficiente. Não esqueci e vou postar algumas observações sobre esta nova UI. Até estava testando para postar, mas tive problemas com o Max e tive que formatar; não tive outra alternativa.
Logo que afinar o PC, retorno e posto algumas coisas legais do SP.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: Mas como te disse, vou pegar um tutorial bem pra iniciante de Substance Designer e ver como está a minha compreensão, para depois te dizer como me sai, pois deixei comentários sobre o seu tutorial do SD.

Oi Marcelo, tudo bem?

O Substance Painter tem algum lugar para gravar e carregar Presets de interface?

Pena que precisou formatar o PC, eu também estou precisando dar uma geral no meu, mas faz tempo que não formato mais, pois fiz uma boa instalação e dai criei uma imagem do sistema, então, agora em 15 minutos ele recupera tudo deixando como era quando instalei, mas tem coisas que preciso terminar antes de fazer isso.

Se não souber como criar uma imagem do sistema é só falar que te explico passo a passo, essa é uma boa hora para criar a imagem, já que formatou e instalou tudo de novo.

Sobre os estudos do SD, vai na segunda página do tutorial que tem um material passo a passo de pedrinhas, aposto que ele vai te deixar por dentro da composição com Nodes, está bem fácil de acompanhar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Andre, bom dia. Muito obrigado pelo envio do passo a passo de como se criar o espelhamento de um sistema. Ainda não terminei de instalar os poucos plugins no meu Max 2016, no Rhino e PS. Depois disso, terei que fazer uma limpa nos dois HDs que são somente de dados, logo não tem relação alguma com o sistema operacional, pois ali só tem mesmo dados, tantos gravados como os que estão separados para serem criteriosamente arquivados nos HDs externo. Muito obrigado. Provavelmente deve ter, Andre, pois o ZBrush não tem? Instalei as duas versões do Rhino: o 5 e o 6. Como o Rhino é bastante estável em termos de UI, mesmo que ele faça uma nova versão, ele continua a mesma coisa, mas o curso do Dneo é todo na versão 5, mas não interfere em absolutamente nada. Já viu algum tutorial absurdamente longo do Rhino? Pois é, não há é raro, rs. Na época em que decepcionei com o curso que te contei, vi te tinha tutoriais ótimos e... guardei. Vou retoma-los gradualmente, pois há muita coisa boa e de grande qualidade arquivada.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

Oi Marcelo, tudo bem?

Primeiro instala tudo que você quiser, configura as coisas como gosta de usar, inclusive interfaces, caminhos do 3ds max e tal, quando estiver com o sistema 100% você faz a imagem numa destas HDs de dados que falou ou até numa HD externa se achar que é segura e não vai perder a imagem como eu perdi minhas coisas numa HD externa Samsung.

Aqui eu deixo uma HD para o Windows e outra para os programas, então, faço a imagem da C e da D tudo junto.
Quando preciso recuperar o Windows sobrescreve tudo que está na C e na D, se tiver instalado mais alguma coisa neste meio tempo ele avisa os programas que não vão funcionar.

Qualquer dúvida que tiver é só falar.

Sobre o Rhino, realmente ele mantém sempre a mesma interface ajudando muito na transição de versões, mas outra coisa que chama a atenção é a estabilidade do programa em si, pelo menos na época que eu usava com frequência não lembro de ter fechado alguma vez na minha cara.
Pode ser que com o Grasshopper aconteçam travamentos, mas dai será por culpa do código problemático que a pessoa criou.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 709743.

Total de membros registrados: 137133

Últimos membros registrados: elizaevie, Susanbogers, habura02, michaelarrington, jeffreestar, timothyferriss, angelaevans, rafaelaquino .

Usuário(s) on-line na última hora: 224, sendo 2 membro(s) e 222 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: elizaevie, habura02.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.