Oi Marcelo, tudo bem?
Fiquei feliz que gostou da analogia da fogueira. rsrsrsrs
Sobre a exportação do Rhino para o Max, sem o Power Translator ou Power RhinoToMax você vai importar em polígonos e dai depende da conversão que fizer na hora da exportação do Rhino, poderá exportar com alta qualidade, mas a malha ficará bem densa, e poderá exportar com menos polígonos, mas a malha ficará facetada.
Com o Plug-in você importa o arquivo 3DM diretamente no Max, tudo em NURBS e só vai converter em polígonos na hora da renderização.
Agora, também tem a opção SAT, dai será importado como BREP Object com alta qualidade, pois a conversão para polígonos também é feita apenas para visualização e renderização.
NURBS não pode ser visto ou renderizado porque não existe geometricamente, é uma superfície matemática, então, todo tipo de visualizaçao é uma conversão para polígonos.
É a mesma coisa que o círculo no AutoCAD, ele não existe geometricamente, apenas matematicamente e para ser visualizado ele faz uma aproximação usando pequenas linhas retas que descrevem a circunferência.
O mesmo vale para a esfera no Max, que não é redonda de verdade, mas o Smooth faz parecer que é, sempre que você ver uma superfície NURBS estará vendo polígonos, inclusive no Rhino, pois a superfície perfeitamente curva só existe matematicamente.
Abração e tudo de bom.
André Vieira