Andre e demais colegas, boa tarde,
Gostaria de começar dizendo que DETESTO, ODEIO tutorias SPEED!!! Ainda mais este que tem uma ótima qualidade e com excelentes informações a respeito desta técnica: criação de detalhes com "emissão de luz" (Emissive Light).
A técnica para o aprendizado e à aplicação destes efeitos de emissão de luz e todo seu controle é muitíssimo bem explicado pelo Wes McDermott no
canal da Allegorithmic no Yotube. Como já tive a oportunidde de dizer, podem estudar os vídeos antigos, independente da versão atual ou mais recente do Substance Painter, pois não vai interferir em nada, não haverá prejuízo algum à compreensão por você estar estudanto um tutorial com uma versão antiga do SP.
Acho que o SPEED é, no fundo, uma maneira da pessoa não compartilhar conhecimento e aprendizado e que só atende à demanda e à incipiência tão comum na computação gráfica. Didaticamente, não tem valor algum. Sei que é uma demonstração, mas o conteúdo, como falei acima, é excelente. Por isso que fiquei p$%!o da vida em ver um tutorial tão legal, ser disperdiçado num modo se apresentação speed. O contúdo dele é ótimo.
Slown knowledge gera conhecimento e pode produzir sabedoria.
Abração fraterno,
Marcelo Baglione