Andre e demais colegas, boa tarde. Quando você trabalha com este conceito - acho eu -, o BIM não é uma simples base de dados de todo um trabalho ou projeto. Não é Base de Dados, não! É um conjunto de arquivos com Informações. Portanto, é muito mais do que simples dados: Ele se transmuta numa Base de Informações Lógicas; por isso é uma vital e importantíssima Plataforma Secretária de Inteligência ou simplesmente uma Fonte de Inteligência. O conceito aplicado a projetos industriais secretos ou protótipos que não podem vir à tona de jeito e maneira alguma, tornariam o BIM, sim!, numa mega estrutura de Inteligência, a qual só poderia ser acessada, seja em que parte ou estágio que for, por pessoas altamente credenciadas e da mais absoluta confiança. Por conseguinte, envolveria um complexo modelo de criptografia compartilhado; ou, dependente, setorizado, por razões de segurança. Portanto, estou me reportanto a algo que se opõe a todo este trabalho de proteção que é a espionagem industrial, de construção, arquitetura ou engenharia; bem como nas indútrias navais, aeronáutica e automobilística.
Enifm, estou querendo dizer que o conceito BIM, visto sob este ponto de vista, se metamorfossei numa inteligentíssima arma - possível - de contraespionagem, num poderoso Cofre Digital.
Por exemplo, em projetos altamente secretos, seriam semelhante as estruturas de grupos terroristas, onde você trabalha numa célula, sem contato com a outra, embora cada célula tenha ciência do projeto que está em andamento.
Haveria de existir, por sua vez, uma Direção, um tipo de pequena elite altamente capacitada, para acompanhar, de cima e sem qualquer tipo de véu ou fronteira, a integralidade do trabalho ou doprojeto.
Andre, uma trip não custa nada, né? Só espero que você não solicite a minha internação numa clínica veterinária de segurança máxima. É apenas e somente um ponto de vista, uma possibilidade ou reflexão.
Abração fraterno,
Marcelo Baglione