Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Gaona   Brasil - AC
marcoviana   teresina -PI - PI
Walter   Cascavel - PR - AC
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS

Portfólios Ver Mais

evandro_ebs   Curitiba - AC
Rodrigo   Santo André - SP
Lucas   Brasil - SP
Fabiano C S   São Caetano do Sul - SP

Artigo sobre o Rhino e sistemas BIM

O Enzyme publicou um artigo, de Eugenio Fontan, sobre a crescente utilização do Rhinoceros em arquitetura e as opções para o intercâmbio entre ele e os programas que trabalham com o sistema BIM, como o Revit e o ArchiCAD.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 27/07/2018 08:02

Andre, bom dia. Apenas para mostrar que o que eu disse, não é delírio meu ou paranóia. Vi um longo documentário a respeito do projeto do avião spy, o supersônico U2, bem como das gerações que os sucederam e que terminaram por desembocar na criação e desenvolvimento da Tecnologia Stealth.

Em todos estes projetos, aconteceu exatamente o que eu descrevi. Embora uma pessoa da mais alta importância estivesse trabalhando numa parte do projeto, por questões de segurança, ele nunca sabia ou tinha noção do projeto como um todo. A arquitetura e construção do protótipo era toda setorizada e somente as mais elevados credenciados tinham "permisão" e "acesso" integral ao projeto.

Portanto, o meu delírio de aplicação do conceito BIM é absolutamente aplicável; mais ainda, utilizado em projetos que requerem sigilo e absoluta segurança e, como também frizei, uma proteção criptográfica elevadíssima que pouquíssimos possuem permissão para "abrir" e ver o projeto na sua totalidade.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Certamente que o lance de BIM compartimentado e criptografado é aplicável neste tipo de projeto, pois imagino que um técnico poderia até usar peças 3D de outro setor para montar alguma coisa, mas sem ter nenhuma informação específica daquela peça, porque para isso precisaria de uma chave de segurança.

Em arquitetura eu acredito que não é necessário, mas como disse na mensagem anterior, até mesmo em projetos menos secretos do que os miliatares eles devem utilizar algum tipo de compartimentação e segurança de informações como na área da aviação comercial.

Agora, não sei se estes sistemas de informações mais seguros também são chamados de BIM, gostaria de saber.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite. Uma coisa é certa, sem restar dúvida alguma, o conceito existe, sim!, mas, provavelmente com outros nomes. Fiquei impressionado como ele foi aplicado, na íntegra, neste e em outros projetos de protótipos da Lockheed. O mais importante não é nem o nome, mas é que o conceito é aplicado no setor de inteligência, sim.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Com certeza existe, no caso dos militares americanos eu imagino que eles podem fazer tudo que quiserem, inclusive desenvolver programas de CAD exclusivos, mas na aviação comercial e outras áreas críticas de engenharia e infraestrutura as empresas usam os programas de CAD disponíveis no mercado, creio que a maioria usa o CATIA.

Eu não conheço quase nada dele, mas certamente tem um sistema BIM poderoso e pode ser que possua até um sistema de segurança, mas imagino que grandes empresas podem desenvolver Plug-ins exclusivos para estes lances de compartimentação e segurança mais avançada.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707643.

Total de membros registrados: 135251

Últimos membros registrados: mc29, Caleb Tales Oliveira, brnuness, kellyabs, erickjapa, kadsanbva, moretzrence, Nahra026.

Usuário(s) on-line na última hora: 483, sendo 16 membro(s) e 467 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Fabio Catelleno, mc29, maxoliveira.archviz, Ronaldo Junior, LucyCoffee, JMDesign, Gabriel.C, MarcioBottega, Lucas Reis, Reinaldo Silva, magster, Le_Andro, Paulo Rodrigues Lima, Duda, Vladis, mixel.amorim.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.