Oi Marcelo, tudo bem?
O laqueado é como uma pintura, então, a camada é muito fina para empregar SSS, porém, se for uma lata derramando laca líquida, tem que empregar SSS, pois vai funcionar igual um leite sendo derramado e todo líquido turvo apresenta algum grau de SSS.
A sua pergunta foi tão boa que me fez lembrar da questão do verniz, que também é uma resina translúcida, porém, como a camada é fina antigamente a gente simulava com o Blend de dois materiais através de Falloff, hoje tem Shaders próprios para isso chamados de Coat, Clear Coat e similares.
Sua comparação de Z-Brush e SPainter também é muito boa, pois o primeiro revolucionou a modelagem e o segundo revolucionou a texturização, duas áreas essenciais do 3D.
Mas acho que a evolução de ambos foi gradual e progressiva, pois as primeiras versões do Z-Brush não tinha quase nada do que tem hoje, apenas os Brushes de escultura básicos, pintura 3D e mapeamento, depois ganhou muita coisa ao ponto de até fazer modelagem Low Poly com o Z-Modeler e distribuir objetos como partículas com o NanoMesh.
O SPainter iniciou com o básico para pintura 3D de materiais PBR e está se tornando cada vez mais abrangente, chegando até a indústria cinematográfica que antes era exclusiva do Mari.
É aquilo que a gente estava falando no outro tópico, sobre ser difícil desbancar um programa estabelecido numa determinada área, a Allegorithmic conseguiu!
Abração e tudo de bom.
André Vieira