Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

decosouza   Rio de Janeiro - RJ
Heijy Okada   Belém - PA - PA
J.F.Verissimo   Recife - AC
new   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

Tallud   mato grosso
ljunior   Belo Horizonte - MG
Rhankorr   Carapicuíba - SP

Tutorial sobre o SSS do SPainter

O canal, Aj3dVFX, publicou um vídeo tutorial sobre o novo Shader de Subsurface Scattering (SSS) disponível no Substance Painter 2018.2, onde ele explica como aplicar e configurar os principais recursos do material.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 09/08/2018 08:11

O canal, Aj3dVFX, publicou um vídeo tutorial sobre o novo Shader de Subsurface Scattering (SSS) disponível no Substance Painter 2018.2, onde ele explica como aplicar e configurar os principais recursos do material.
Andre, boa noite. Praticamente não dormi bem esta noite e estou um bagaço. Mas adorei ver este primeiro tutorial sobre a adição do SSS, na versão 2018 do Substance Painter. Estou tentanto assistir o debate sem o Bolsonaro. Amanhã, assistirei, com calma e comentarei. Excelente publicação, Andre. Abração fraterno, Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu também gostei de ver este tutorial porque no final o autor mostra este exemplo da estátua de jade, que cai naquele exemplo do mármore que a gente comentou em outro tópico.

Todo mundo foca apenas no Shader de SSS em si, mas também tem que dar os parabéns para a Allegorithmic pela visualização maravilhosa do efeito de SSS em tempo real na Viewport sem Bake de iluminação nem nada, ficou realmente muito bom.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite. Fabuloso o vídeo deste ótimo artista, o Andrew Palmer. Você, tem razão é incrível como ele consegiu alcançar uma grande qualidade no seu modelo, sem maiores "mexidas". As modificações são mostradas e realizadas em Real-Time. Veja que ela dá ótimas dicas de "onde" ir ajustando e encontrando a melhor configuração à pele do seu exemplo no vídeo.

Concordo integralmente contigo, Andre. A mostragem do modelo Jade Toad. Aliás, me expressei mau, Andre. O que eu queria dizer e pensei foi exatamente isso que ele mostrou neste modelo. Eu dise superfície laqueada, pensando nisso que ele apresentou ao final do vídeo.

Como você disse, ceras, marmores finos que permitem o ingresso da luz, cabem a utilização do SSS. Note que há a opção para pelo ou transparência que é exatamente o que você disse.

O legal é que este Andrew Palmer possui um vasta experiência, tem chão e, como se não bastasse, sabe explicar.

Excelente publicação!
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

O que mais me impressionou foi justamente estas alterações do efeito de SSS em tempo real com qualidade enquanto o artista ajusta os parâmetros, pois está com a mesma qualidade das melhores Engines de Games.

Sobre o Jade e o laqueado, entendo o que vocês quis dizer.

No caso de pele humana, quando a luz penetra nas partes finas é filtrada pela carne e cor do sangue, então, estas partes finas ficam avermelhadas, isso não acontece em pedras, que refratam na mesma cor delas mesmas, deixando o local do efeito apenas com uma coloração mais clara do que a original, então, todos os sistemas de SSS possuem recursos para ajustar a cor da superfície e a cor da refração no interior do objeto.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Obrigado pelo esclarecimento quanto ao laqueado, Andre, você compreendeu perfeitamente a minha dúvida e ainda deu exemplos de manifestação e aplicação possível do SSS. Valeu, mesmo. Abração fratenro, Marcelo Baglione

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707507.

Total de membros registrados: 135168

Últimos membros registrados: Fastburndiets, Neesaun, qdsakhba, Shishui026, vsdfvasdf, jvmferreira, THIAGO BARCELLOS, WASHINGTON.NBO.

Usuário(s) on-line na última hora: 596, sendo 3 membro(s) e 593 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: nildoe, Fastburndiets, nakan14.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.