Oi Marcelo, tudo bem?
Algumas empresas conseguiram desenvolver um sistema quase perfeito de mapeamento automático, mas ainda é meio restrito, que eu conheço apenas a PiXYZ e a Motiva em parceria com a Epic que possuem estes sistemas.
O sistema da Motiva, chamado Unknit, era para ser lançado como Plug-in para o Max, mas a Epic parece que comprou ele, então, só está disponível no Plug-in Datasmith que estão desenvolvendo para facilitar a integração com o 3ds max.
Eu imagino que dentro de alguns anos outras empresas vão desenvolver sistemas parecidos e veremos um ótimo Plug-in de mapeamento automático para o Max.
Nesta notícia eu postei o único vídeo que a Motiva publicou do Unknit para mapeamento automático no Max:
http://3d1.com.br/noticia/66594Sobre o carro com peças coloridas que importaram no vídeo, é igual no Max, cada objeto tem uma cor de aramado (Wireframe) quando ainda não recebeu nenhum material, então, os programas de CAD exportam cada peça com a cor do seu aramado, por isso estão com aquelas cores estranhas e chapadas, mas dai você pode aplicar o material que quiser.
Abração e tudo de bom.
André Vieira