Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Gustavo CGomes   fortaleza-ce - CE
Sarandini   Joinville - SC
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

Silvio Peters   Rio de Janeiro - RJ
Homerj   Santo André - SP - AC
lucasberto7   Recife, PE - PE

Tutorial de solo com pedrinhas

O artista, Daniel J. Robichon, publicou um vídeo tutorial sobre materiais procedurais com o Substance Designer, onde ele explica passo a passo como compor um material realista de solo molhado com diversas pedrinhas.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 07/11/2018 11:00

Andre, bom dia,

Você mostrou como era e depois mostrou onde chegamos, tendo estes dois programas como uma linha mestra do passado que hoje se encontram em total obsolescência.

O mercado e suas oportunidades é com um bilhete que o destino lhe confere, cabe a você perceber quando o vagão deste destino irá partir. Você deverá estar na plataforma certa e, principalmente, na hora correta porque na vida, tudo tem seu tempo. Quem embarcou neste trem, como a Chaos e a Allegorithmic, dificilmente puxará outros vagões, exceto os de sua própria conta ou linha de destino, Andre.

É isso que ira gerar a hegemonia de mercado e a conquista transnacional, algo ainda mais respeitável e complexo.

Sejamos justos, as portas não estão fechadas, apenas em estado de segurança de mercado, até porque a posição que estas empresas alcançaram, lhes permite estes cuidados. Negociações sempre são bem vindas, desde que sejam realizadas com a locomotivas, Andre. Uma pequena observação: estas locomotivas não param!
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Agora foi você que deu uma de Brizola e "me tocou fundo"! rsrsrsrs

Eu senti isso tudo que você falou na própria pele e me arrependo muito, muitíssimo!
Eu poderia ter gravado um segundo curso de Mental Ray e um novo curso de maquete enquanto morava no fundo da casa da minha mãe, pois lá tinha silêncio de madrugada.
Porém, fiquei esperando terminar de construir a minha casa para mudar e gravar no meu escritório, dai me ferrei, pois lá não tinha silêncio nem de dia e nem de noite.
Depois me mudei para esse lugar infernal que é Artur Nogueira, a cidade com o maior aglomerado de folgados, sem noção e mal-educados que já vi na vida.

Então, faz 7 anos que não consigo fazer as coisas que gostaria e agora o bonde já passou, como você disse muito bem!

De qualquer forma, eu agradeço a Deus por ter permitido que eu aprendesse outros programas como o Unreal e SD, por exemplo, se Deus quiser poderei fazer um bom curso de Unreal quando mudar para o sítio.

A Allegorithmic criou toda uma nova maneira de produzir texturas para os objetos 3D, pois apesar de já existirem as idéias dos programas de texturas por Nodes e dos programas de pintura 3D, a união entre os dois foi a maior sacada da Allegorithmic e isso não existia antes.

Sobre as portas das áreas do 3D, você tem razão, nunca estão totalmente fechadas, me lembrei da época do início dos renderizadores com GI, tudo indicava que a Cebas iria dominar o mercado com o Final Render e no final se tornou a história do maior fiasco até hoje no mundo da renderização.

Porém, empresas como a Chaos e a Allegorithmic já chegaram num patamar de estabilidade que é difícil mexer, só com muita grana de outra empresa gigante para comprar eles ou um choque drástico de mercado como está acontecendo no mercado da renderização e a Chaos está fazendo de tudo para manter a sua importância, as maiores provas são o lançamento do V-Ray para o Unreal e a Viewport com renderização Real-Time no 3ds max.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,
 
Pense bem! Você tem qualidade ímpar para manipular o V-Ray. Não há necessidade de você fazer um curso tutorial sobre ele. O que você poderia pensar é em fazer tutoriais tocando em pontos mais do que fundamentais para os usuários do V-Ray. Você pode realizar isso sem compromisso, sempre que você pescar algo interessante. O que eu vi do seu mais recente trabalho que você me enviou o link mostra que você pode dar instruções fenomenais a respeito do V-Ray e suas principais e melhores configurações, de acordo com a necessidade. É o que acho, porque como te disse, há tempo para tudo. Um novo, está começando a florescer para você.
 
O que eu já vi de você sobre o Unreal é monstro, o alcance que você conquistou no Substance Designer, certamente será um trunfo que você já têm, às baciadas, nas duas mangas. Guarde-as! O tempo chegará e mostrar o naipe na mesa.
 
Além de tudo, o Substance Painter e profundamente lúdico no seu aprendizado, embora tenha, como todo e qualquer programa, pontos de difícil compreensão, também. Mas de uma forma geral é um aprendizado muito gostoso, prazeiroso. Quando ao seu Pai-Irmão Gêmeo, o Substance Designer, ele veio para implantar uma revolução que já começou e a qual você já percebeu há tempos. Não é de 0800 que você está adiantadíssimo nos estudo e no ensino do SB. Não precisamos combinar, Andre, porque o SD além de fazer o Substance Painter, ele sustenta o segundo e fará isso no futuro com inúmeros, senão os mais importantes programas.
 
Não custa nada lembrar que esta "porta está abertíssima para você, Andre". Não é à toa que a Chaos e seu "produto rei", o V-Ray se voltou com toda dedicação ao Unreal. Do mesmo modo, faz a Allegorithmic em relação ao mesmo programa. Por quê? Duas gigantes de voltam para o Unreal.
 
Sim, Andre, inicialmente eu errei, mas acerti 50%, digamos assim, kkkkk, em relação a renderização, a Allegorithmic e o SP.
Abração fraterno,
 
Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Desculpe não ter respondido os emails no final de semana, mas fiquei trabalhando feito um louco para terminar o curso de Corona que vamos lançar, vou responder nos próximos dias.

Eu não penso em fazer curso de V-Ray nem nada disso, estou bem cansado de Render offline, pois trabalhei com isso durante 15 anos.
Eu queria ter feito um curso de Mental Ray lá por 2010 e não consegui, também queria ter feito outro curso de maquete com o 3ds max, mas não deu.

Se tudo correr bem pretendo fazer um bom curso de Unreal quando me mudar para o sítio, pois o Unreal é o próximo patamar e eu gosto de estudar coisas que me interessam, dai dá vontade de ensinar, se não eu perco o tesão.
Além disso quero estudar outros Softs como o SP e o Grasshopper quando estiver morando lá.

Você percebeu muito bem, tudo está se voltando para o Unreal porque todo mundo percebeu a mesma coisa que a gente percebeu, então, o Unreal é a última fronteira atualmente.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Conversando com um colega artista 3D hoje, orientei ele para cá, para o 3D1. Disse para se registrar e te procurar, dizendo que fui eu que indiquei. Se chama Willian. Por quê? Ele está fascinado, assim como eu, com o Substance Designer. Ele está num grupo de SD, mas dificilmente você encontra alguém para te explicar ou dar dicar e moral para estudos, tutorial, etc. Lhe indiquei como uma excelente referência de estudo profundo do SD. Ele adorou saber disso. Mandei, támbém, o link para o Grupo de Estudos a respeito do Substance Designer. Enfim, senti ele meio perdido em relação a caminhos didáticos para aprender e lhe dar profissionalmente com o SD.

Falei, também, que seu aprofundamente no Substance Designer tem tudo a ver com seu grande domínio e conhecimento do Unreal. E como você disse, não há como negar que ele já tem gestado em si o "futuro". Andre, você já está com os ambos os pés nos caminhos do amanhã, em razão da sua compreensão antecipada, tanto do Substance Designer como do Unreal. Sei lá, posso até estar errado, mas acho meio que inevitável você se embrenhar, no futuro, num curso dedicado ao Substance Designer. Andre, quando você for estudar - mesmo! - o Substance Painter, você vai brincar e gostar dele mais do que criança com pirulito; vai destruir, arrebentar.

A sua fase, seu futuro e importantíssimo ingresso no seu "Ciclo Torre", vai te empurrar, naturalmente, sem forçar barra alguma, por estas veredas e desafios. Mas é natural que no meio desse avanço seu, você tenha que se confrontar com perguntas estúpidas como as que vou te fazer em breve sobre o SD. Esclarecimentos bobos, mas que para mim, como iniciante, são importantes. Não devemos carregar dúvidas para fases mais avançadas; e assim que penso, Andre.

Não tenho o que refutar: o Unreal, junto com o modo que você se aprofunda e compreende o Substance Designer são o futuro. Faça!
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Nossa cara, agradeço sinceramente mesmo por indicar o site para um amigo seu, isso não tem preço.
Pode deixar que darei a maior atenção que puder quando ele entrar em contato.
Diga que pode me enviar mensagem privada se quiser, postar no fórum ou lá mesmo no grupo de estudo que vou responder com o maior prazer.

Agradeço pelo seus elogios, eu gosto de estudar o que me interessa e quando as Engines se tornaram gratuitas eu resolvi estudar as duas por diversão, no final optei pelo Unreal porque o pessoal de maquete preferiu o Unreal e são estas pessoas que frequentam o site, mas o Unity é excelente também.
Hoje em dia não tenho mais tesão de estudar o Max, nem toquei nas novidades da última versão.

Tenho certeza que vou adorar estudar o SP, não estudei ainda por falta de tempo, assim como não tenho me atualizado no SD e isso é importante, mas logo voltarei a ter tempo se Deus quiser.

Como já te disse, eu tenho o maior prazer do mundo em ensinar, então, não tem pergunta estúpida para mim, nunca tratei nenhuma pergunta como estúpida, porque as coisas só são fáceis depois que aprende.
Agora, se respondo uma vez, depois duas, depois três e o retardado não aprende, dai não tem jeito, perco a paciência e mando fazer lobotomia. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
Coisa que certamente nunca vai acontecer com você!

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Como dizia uma professor de lógica matemática que tive... "Se o aluno diz que não entendeu uma, tudo bem. Se na segunda, vem e diz que tá difícil, sem problema. Se vem a terceira é normal, também. No entanto, quando chega a quarta vez, já fico em estado de alerta. Mas quando o aluno atinge o nível cinco, eu digo para o aluno: 'Ó, só Jesus'". Hahahahahahahahaha. Você tá certíssimo. Pode deixar que vou fazer a pergunta idiota sim, mas antes vou ler a respeito. É só pra fixar a questão das siglas do Substance Designer. Aguarde. Não responda com posso de arma, tá? Hahahahahahahahaha.

Vou falar com o cara, pode deixar e recomendar para entrar em contato contigo por mensagem e, também, pelo Grupo de Estudo.

Andre, não vamos combinar, né?, você não precisa mais estudar o Max, não é questão de novidades ou inovação; não é mais necessário. Simples assim!

Não vou me cansar de dizer. Quando você for estudar o Substance Painter, você vai deitar e rolar, brincar.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Para mim sempre foi e sempre será um prazer responder as dúvidas que eu souber, faço com gosto mesmo, então, não se acanhe em perguntar, o máximo que pode acontecer é eu dizer que não sei.

Sobre o seu amigo, também será um prazer responder qualquer questão que ele tiver.

Sobre estudar o Max, preciso sim, pois não conheço as coisas mais recentes como o simulador de fluidos, por exemplo, dai não conseguirei ajudar as pessoas que precisarem.

E sobre os estudos do SP, eu acho que o certo mesmo é eu colocá-lo em primeiro lugar na lista, pois ele fecha uma lacuna importante que ainda não domino.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Uma coisa que gosto e admiro bastante em você, em relação aos babacas que fazem coisas ótimas - às vezes -, mas não entregam, entende? Eu costumo chamar gente como você de "Instrutores que não escondem a Interface", rs, entende? Isso é admirável e sinhal de grande respeito ao aluno e muita humildade.

Vi, também, que agora há um sistema simulador de fluídos. Nunca mexi com isso, mas é sedutora a técnica.

Andre, vou ser repetitivo, até porque sou mediocrizinho, mesmo. Tenho visto alguns tutoriais bem recentes do Blender e cada vez mais convirjo às nossas conversas. Se continuar neste andamento, como se fala em linguagem musical, o Blender terá não só espaço, mas um futuro belíssimo, pois só vejo avanços e melhorias, Andre.

Digo assim. O Substance Painter é um flanco que você vai dominar com a maior facilidade; portanto, com o domínio que já tens do Substance Designer, você fará como o Medina nas finais no Havaí: Misérias!
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Agradeço muito pelo elogio, eu acho que se for para fazer #!@%*# é melhor nem fazer e professor que tem medo de ensinar o aluno porque será um concorrente, não é professor, é vigarista.

Sobre o simulador de fluidos do Max, a primeira vez que eu simulei fluidos foi no Real Flow Beta zero ponto alguma coisa, antes de sair a versão oficial, depois fiz pelo menos uma dezena de vinhetas de TV profissionalmente usando o Real Flow, a última foi há mais de 10 anos atrás, então, demorou muito para chegar no Max.

Como sempre o Max é o último a receber as coisas que já são comuns nos outros Softs 3D e quando chega ainda está defasado, pois o sistema de fluidos do Max é super lento perto dos outros e tem poucos recursos, então, só serve para deixar o programa mais pesado e ocupar espaço com coisas que não vai usar, porque vai preferir Plug-ins.

Se for assim, era melhor arrancar tudo do Max, deixar só o Core e dai os usuários comprariam os Plug-ins conforme a sua necessidade, tipo um Rhino artístico.

Sobre o Blender, já comentei com o Danilo também que pretendo estudá-lo e abandonar o Max aos poucos, não só pela qualidade do programa, mas porque ele não vale o preço que a Autodesk exige anualmente para usá-lo.

Sobre o SP, também acho que não terei muita dificuldade, principalmente acompanhando os ótimos tutoriais da Allegorithmic sobre ele, além disso ainda poderei contar com a sua ajuda, então, estou confiante.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707753.

Total de membros registrados: 135342

Últimos membros registrados: Danielblackse, Akimaru026, drsavcta, Philaraujoo, zito felix, mgameszo, zuanon82, gssousa.

Usuário(s) on-line na última hora: 439, sendo 19 membro(s) e 420 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Diego, Junior, Thiago, mauricio prisco, Le_Andro, maxoliveira.archviz, Reinaldo Silva, Paulo Rodrigues Lima, nildoe, NicollyC, Alex Bastos , cadwillem, renaz, WinterPT, CNC, Lucas Reis, Elis, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.