Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Sarandini   Joinville - SC
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
new   Belo Horizonte - MG
pacman   São Paulo

Portfólios Ver Mais

rabellogp   São Carlos - SP - SP
troy   São Paulo - AC
ANDRELENZI   CURITIBA - PR

Tutorial de solo com pedrinhas

O artista, Daniel J. Robichon, publicou um vídeo tutorial sobre materiais procedurais com o Substance Designer, onde ele explica passo a passo como compor um material realista de solo molhado com diversas pedrinhas.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 07/11/2018 11:00

Andre, bom dia,

Como te disse, já abri um diretório exclusivamente dedicado ao material didático que você em envio do V-Ray para 3ds Max. Não tenho vergonha de dizer que não sei nada, mas o Mental Ray, eu também não sabia nada e, com o tempo, adorei utiliza-lo e acha um absurdo a reclamação dos vraylistas. Vou captar a imagem do VRayFog e o texto e por lá para testar, Andre. Vou aproveitar o carnaval para estudar exclusivamente o V-Ray; somente ele, nada mais.

Sim, concordo com você em relação a modelagem da chave de grifo. Não há razão para booleanas; é tudo na madeirada, mesmo. Vai ser o meu primeiro modelo renderizado com o V-Ray, sabia? Vai ser um loucura, pois farei uma imensidão de testes que nem vou postar, vou apenas ir lhe comunicando private, pois é certo que terei inúmeras dúvidas. Note que o modelo da chave do artista, na peça pequena, ele fez a parte superior com uma spline, que é um modo show. Mas esta parte superior da chave dele tem uma base quadrática, o que facilita. Já a minha, circular; ou melhor, de certa forma, elíptica, compreende. Só é um pouco mais de trabalho, mas dá pra fazer de boa. E a parte dentada tem uma extrusão para complicar. Vou recortar a malha e tentar realizar uma extrusão dali. Vamos ver como fica. Acabei de abrir o arquivo e já iniciei, deixando todas as partes com primitives, apenas para me orientar.

Quanto ao Arrimu, sim, é verdade, ele gosta de usar alguns scripts que são excelentes. Mas pede para ele modelar na moral, e vê se ele não faz até melhor, Andre. O MegaBivel eu conheci com ele, e é realmente um excelente script que adotei.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Acho que você faz muito bem de pegar o carnaval para estudar o V-Ray, pois poder renderizar rápido e com qualidade é essencial.

Sobre o VRayFog, vou te enviar um teste rápido para você estudar, dai você pode brincar com os parâmetros para ver o que fazem.

Sobre a modelagem da chave, é aquilo que te falei no email, quem aprendeu a modelar personagens, carros e coisas complexas sempre faz deste jeito, criando um Plane, convertendo em Poly e puxando as Edges com o Shift para ir dando forma no objeto.
Só vai iniciar com um cilindro, Box, Sphere, Lines ou coisa parecida em situações muito especiais, quando o objeto for bem parecido com a primitiva, porém, quem vem de Softs de CAD acaba pensando em linhas, Extrude e coisas deste tipo em vez de pensar puramente nos polígonos.

No email você não tinha comentado os detalhes do víeo tutorial, só falou para eu não assistir, agora entendo o motivo vendo você falar que ele usou Splines, dai complica. rsrsrsrs

Sobre a renderização da chave, retira o gorgonoide de um daqueles estúdios que te enviei e coloca ela no lugar para testar os materiais e tudo mais, pois as cenas estão com a iluminação correta.

Sobre os Scripts, tem vários que são uma mão na roda, hoje mesmo publiquei um que ajuda a modelar gabinetes de cozinhas planejadas e armários em geral a partir do contorno dos elementos, poupa um trabalhão!

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707762.

Total de membros registrados: 135349

Últimos membros registrados: Luffe22, lemos1504, Cerioli, diego henrique, mcarval, Giovanni Avanzo, santos3231, Danielblackse.

Usuário(s) on-line na última hora: 405, sendo 21 membro(s) e 384 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Abilio, João Von Rondow, Adalberto Rocha, Celso Borttoloto, Sergio1987, slavazarkeov, Roberto Movanni, Daniel Monteiro, Osvaldo Arquiteto, CAROLINEMULLER, Vladis, Geraldo Nunes, Victor Mendonça, nandao, Archiviz, Baldo, JMDesign, magster, Fabio Catelleno, mbranco, new.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.