Oi Marcelo, tudo bem?
Pode assistir que você vai gostar, é do mesmo autor daqueles tutoriais de concreto e solo de terra.
Ele mostra passo a passo a criação de todos os Nodes e acho ideal para aprender a criar padrões com pedras.
Sobre o Node Base Material, teoricamente não precisa dele, poderia fazer ligando os Nodes do gráfico diretamente nos Nodes de Output como Base Color, Normal, AO e tudo mais.
Mas fica uma zona em materiais complexos e quando precisa mesclar dois ou mais materiais, então, ele serve para facilitar e simplificar o gráfico reunindo as propriedades do material num único Node, que dai vai ser conectado nos Nodes de Output como Base Color, Normal e tudo mais.
Ele também serve para criar materiais metálicos e reflexivos rapidamente, pois oferece uma lista de Presets com itens como Gold, Silver, Iron, etc.
Ainda permite converter facilmente os Outputs do material para os métodos Metalic/Roughness e Specular/Glossiness.
O Base Material permite ligar Inputs nele para conectar os Nodes que formam o material, seja a cor, o Normal Map ou outros mapas, depende o que você habilita nele.
Por exemplo se deseja criar um material de ferro é só escolher o Preset Iron, habilitar o Input de Normal Map para conectar o Bake que fez previamente do Normal e transferir os detalhes do High Poly.
Você pode ver a explicação detalhada dele neste tutorial da Allegorithmic:
https://www.youtube.com/watch?v=R839-TP3ZXYOBS: Como poderá ver no vídeo da Allegorithmic, não foi uma pergunta estúpida, é um Node super importante e cheio de detalhes, dá para fazer sem ele, mas ele ajuda muito.
Abração e tudo de bom.
André Vieira