Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
Alexandro   Cascavel - PR
juliano.henrique   São Paulo - SP
Ale   Joinville SC - AC
Bruno Medeiros   Porto Alegre RS

Portfólios Ver Mais

Ricardo Ambos   GUAIBA RS - RS
undernight   Rua Maceió nº67 Santo Agostinho - Volta Redonda - RJ - RJ
eromario   Juazeiro/BA - PE

Tutorial de detalhes com Displace

O artista, Arrimus3D, publicou dois vídeo tutoriais sobre modelagem com texturas no 3ds max, explicando como criar detalhes de Hard Surface nos objetos através do Bake, mapeamento e composição com mapas de Displacement.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 22/11/2018 08:04

O artista, Arrimus3D, publicou dois vídeo tutoriais sobre modelagem com texturas no 3ds max, explicando como criar detalhes de Hard Surface nos objetos através do Bake, mapeamento e composição com mapas de Displacement.
Andre, boa noite,

Definitivamente, o Arrimus é o melhor de todos, mesmo fazendo um simples parafuso. É didaticamente corretíssimo. Sabe e faz na hora, inclusive quando erra, porque corrige em cima. Vi este tutorial em parte e, pra variar, é excelente. Uma super aula, das inúmeras que o Arrimus dá no seu canal. Vou assistir novamente para comentar contigo aqui.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Andre, boa noite,

Acho que ele vai fazer uma pequena séria com este motor, pois todos os estudos estão em torno deste motor. Hard surface! Excelente.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Sem dúvida o Arrimus3D é uma referência mundial em modelagem no 3ds max, sem falar na sua dedicação de produzir ótimos tutoriais.
Eu não posto toda semana os tutoriais dele porque todo mundo conhece o canal e modelagem é um assunto que atrai menos interesse do que renderização, por exemplo, mas quando tem um tutorial igual a este mostrando técnicas importantes que muita gente desconhece, é quase uma obrigação de utilidade pública divulgar o tutorial.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

O mais interessante que você diz, montado em décadas de experiência, acho curiosíssimo você afirmar que as pessoas tem muito mais interesse em render do que em modelagem. Eu entendi o que você disse, pra começar, tá? Eu fico chocado como uma pessoa, aluno, colega ou profissional (1/2) ache que modelagem é algo que pode esperar ou ser relagado a um outro plano, pondo a renderização na frente. De alfa a ômega, há etapas. A modelagem é a construção, é a edificação do seu trabalho. Você, Andre, acha que o Arrimus possuiu um conhecimento poeril e pra lá de rasteiro sobre renderização em vários renderizadores, hem? Modelagem é tão importante que ele é - concordo totalmente contigo - "uma referência mundial em modelagem". Às vezes, você acha que ele não vai conseguir resolver um problemão no seu estudo, mas o Arrimus mostra por quê ele é F%*#@ em modelagem no 3ds Max. Conheço monstros da modelagem robótica que passam por cima de muitas coisas, deixando passar erros imperdoáveis, mas que depois de um KeyShot, ah, mas depois do Marmoset fica algo espetacular. Para concluir, Andre: E o erro relegado, não solucionado. Onde ficar o erro, didaticamente falando?

Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Você está coberto de razão em tudo que falou, é justamente o que eu digo para todo mundo que me pergunta sobre isso.
Modelagem é a base de tudo, é o que vem primeiro, tudo depende de uma boa modelagem.

Porém, quem trabalha com maquete muitas vezes modela a alvenaria em outros programas como o Revit e quando chegam no 3ds max usam móveis e objetos de decoração de bibliotecas para decorar, por isso que não se interessam muito por modelagem no Max.
Tem bastante gente que modela a alvenaria no Max, mas a modelagem de paredes, portas, janelas e telhados é mais simples do que a modelagem de um veículo, um sofá estofado ou um personagem e eles não querem modelar estas coisas.

É diferente do artista que deseja dominar o 3ds max de ponta a ponta, acho que nem existe isso mais hoje em dia, cada um foca apenas nas ferramentas que utiliza no seu trabalho.
Eu também fico impressionado quando percebo certas coisas através dos números do site que nem me passavam pela cabeça, por exemplo a questão de animação.
Como pode uma pessoa trabalhar com o 3ds max e não se interessar por animação, já que o programa foi feito para animar e 99% dele é animável.
Mas se a gente lançar um curso de animação não vai vender quase nada, por melhor que o curso seja, acredita??

Essa é uma tendência cada vez maior e por isso que disse que os programas DCC vão acabar, já que a renderização está migrando para Real-Time e a maioria dos usuários não usam os Softs DCC para modelar ou animar, apenas para renderizar.

Quem modela no Revit vai continuar modelando no Revit, mas vai migrar a renderização para o Unreal e usar uma biblioteca de móveis do Unreal para decorar igual fazia no Max.
Este é o movimento que está acontecendo, vai restar os que modelam, texturizam e animam no Max, vai, mas são poucos perto dos usuários de arquitetura e design de produtos que usam o Soft hoje em dia.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa tarde,

Hoje, já na madrugada, estava muito cansado e preferi responder agora, pois suas afirmações são da mais alta relevância, especialmente do ponto de vista didático e, TAMBÉM, profissional.

Não saco de maquete, embora já tenha estudado bastante. Não é minha praia. Respeito quem faz - e quem faz em alto desempenho. No entanto, sei perfeitamente ao que você se refere e, no fundo, não quer dizer, mas eu sei muito bem o que é.

Levanta umas paredes, põe um telhado e decora o ap ou a casa com modelos feitos, prontos, isso? Diferente do profissional que faz a mesma coisa, porém em altíssimo nível e com grande respeitabilidade profissional.

Na gênese do 3D, a modelagem e o alfa. Um dos maiores e respeitáveis exemplos do quanto é importante e faz a diferença saber modelar de verdade é o "Mestre Arrimus".

Repetindo, você tocou, falou - e também não falou - sobre críticas seríssimas na formação educacional de um profissional 3D. Daí a razão dos cursos, ditos bons ou de alto nível, não possuírem uma grade curricular, academicamente falando, de altíssimo nível. Sabe o que acontece? Agrada-se!
Parabéns pela servera observação crítica.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

O pior de tudo é que a maioria dos usuários não tem a menor idéia de que os programas que usam e adoram estão com os dias contados.
Para muita gente será surpresa quando acontecer, pois estão preocupados apenas em fazer suas maquetes e não percebem essa movimentação, acham que tudo é eterno.

Sobre a produção de maquete, todo mundo trabalha com bibliotecas, caso contrário está fora do mercado porque vai levar meses para terminar um trabalho enquanto o concorrente faz em 3 dias.
Claro que bons escritórios de maquete e profissionais Freelances experientes possuem pessoas para modelar moveis personalizados quando eles precisar, hoje com a Internet é facinho conseguir isso.
Então, tem gente que vive de modelar móveis detalhados com 3ds max, Marvelous e Z-Brush para estes clientes que produzem maquete.

É uma questão de tempo, o arquiteto não pode perder tempo fazendo a maquete, pois ele tem que projetar outra residência, o artista que faz maquete não tem tempo para modelar os móveis, pois ele tem que fazer outra maquete e isso é bom para todo mundo, facilita a vida de todos e tem mais serviço para os artistas 3D.

Sobre os cursos, antigamente havia bons cursos em São Paulo e no Rio, com professores de alto nível, assim como bons livros, mas o 3D foi se popularizando e tudo isso acabou em vez de aumentar, pois qualquer um que estava aprendendo 3D se auto-proclamou professor, se auto-proclamou escritor de livros didáticos, começou a abrir curso de 3D em tudo que é lugar, dai começou a chover vídeo tutoriais gratuitos na internet.
Antigamente a informação era mais restrita e quem queria aprender mesmo pagava bem por isso, hoje não, então, se montar uma super estrutura e contratar profissionais de TV para dar aula igual tinha antigamente, ninguém vai pagar o custo da mensalidade e vai falir, como faliram as antigas que faziam isso.
Isso é uma coisa que podia e devia ser ensinada nas faculdades relacionadas com o assunto, mas no Brasil as universidades só servem para formar maconheiros, prostitutas, militantes esquerdistas e analfabetos funcionais.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, bom dia,

Eu até compreendo este imediatíssmo de ter prazo a cumprir, mas subi umas paredes e encher de modelo e depois render? Sou meio avesso a isso, Andre. Como você bem destacou, arquiteto tem mais o que fazer da vida. Isso é até bom, pois abre ponto para o modelador profissional.

Andre, um dia eu fui me meter a modelar uma mesa antiga que tenho aqui em casa. Sabe aquelas que tem o pé mei caprino - que tem o nome correto em antiquários, mas não me lembro. Fiz inspirado nos tutoriais da  VisCorbel. Na época o nosso pareceiro e grande artista, o João, acompanhou a modelagem e me ajudou - e mesmo assim, até você pergar o jeito, deu um trabalho boçal, cara. Vou postar uma imagem aqui. Imagina o cara fera, mesmo, modelar tudo isso numa maquete, hem?

Quanto aos cursos, como pode haver um, quando sequer há uma método de ensino, baseado em uma grade curricular completa de formação, academicamente falando, hem, Andre? Desconheço que existe curso no Rio hoje. Não sei como está em sampa, mas sempre tem algo que presta - e sempre melhor que os do Rio. Depois te conto como foi o meu encontro com um lugar onde era um curso e depois virou outro. Falo na próxima.

E você concluiu! Só froma, como diria o cumpadi UóxitU, "ordinária (ordinário)". No dia que esta gente suspeitar que pode ser possível o sêmen da maconha em 3D, o 3D1 vai ter um colapso de acesso por alunos imbecis de todas as unversidades do Brasil - especialmente as estúpidas do Rio e sampa.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: A parte superior da mesa tem que ser corrigida, Andre, pois há um erro, pois foi feito com Lathe.
Oi Marcelo, tudo bem?

É isso ai que você falou, cada um na sua, assim é bom para todos.
Eu também não conseguiria passar a vida montando maquetes e renderizando, por isso que larguei mão e fui atrás de Motion Graphics, pois criar animação para TV era muito mais divertido, cada dia era uma coisa diferente para fazer, não gosto de mesmice.
Quem modela para os arquitetos também é legal, pois cada dia é um objeto diferente que pedem e não apenas paredes, portas e janelas.
O trabalho de montar maquete e renderizar é chato e repetitivo.

Sobre a modelagem da sua mesa, ficou ótima, parabéns, está muito bem modelada, sem exagerar nos polígonos Low Poly e contendo todos os detalhes de encaixes e entalhes.
Eu conheço essa mesa, minha tia-avó tinha uma idêntica, era de madeira bem escura.

Sobre os cursos de CG, até tem alguns bons por ai, mas não chega nem perto do que tinha antigamente.
As grandes escolas de 3D que existiam fecharam ou diminuiram muito de tamanho.
É incrível o 3D ter se popularizado e as escolas diminuído.

Eu acho incrível não ensinarem o Rhino em cursos de engenharia e Design de Produtos.
Se ensinam alguma Soft é um programa gratuito, um programinha de #!@%*# qualquer, nunca são os melhores do mercado.
Isso é o Brasil!

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707495.

Total de membros registrados: 135152

Últimos membros registrados: tavin21, cynthh_, renatosiqueira740, Mario Santos, Bunny, Evandrotrindade1, HAIRA, agenttina1.

Usuário(s) on-line na última hora: 700, sendo 21 membro(s) e 679 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Gabriel.C, Juarez, Henrique Ribeiro, Victor Mendonça, Joao Barreto, JMDesign, Le_Andro, Reinaldo Silva, cretz, Abilio, Moura, Adalberto Rocha, Ronaldo Junior, cadplan85, claro_lima, tavin21, Felipe Duarte, Fabio Catelleno, Lucas Reis, Alexandre Longo, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.