Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

mdpontes   Macapá - AC
Fireworks   Jaraguá do Sul - SC
EvandroGP   Paraná - PR

Portfólios Ver Mais

leonardo laipelt   Porto Alegre /BR - AC
guiguiluiz   Goiânia - GO
claudiothepower   São Miguel do Iguaçu - Pr - AC
ozielcarvalho   Santa Barbara d\'Oeste - SP - SP

Streaming de texturas no SPainter

A Allegorithmic publicou um vídeo e um artigo sobre o desenvolvimento da transmissão de texturas em tempo real entre o Substance Painter e os renderizadores offline (convencionais), igual já acontece com Unreal e Unity.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 03/12/2018 11:00

A Allegorithmic publicou um vídeo e um artigo sobre o desenvolvimento da transmissão de texturas em tempo real entre o Substance Painter e os renderizadores offline (convencionais), igual já acontece com Unreal e Unity.
Andre, bom dia,

Só pra te dizer que já tinha apreciado este vídeo - muito bom por sinal. Ia lhe enviar, mas sei que você, assim como eu, não gosta do Maya. Mas quase que enviei, assim mesmo, pois ele está acima de predileções. Não vou comentar agora, pois não tenho condições de estudar ele e comentar em seguida. O farei amanhã, com calma e com a devida atenção, tá? Já favoritei, mas achei, mesmo, que você iria gostar dele, devido a introdução e preocupação da Allegorithmic com esta questão que estamos apontando há pouco tempo: Renderização e integração com softwares.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Andre, boa noite,
 
Acho que preciso fazer algumas retificações. Lembra quando lhe disse que um futuro passo da Allegorithmic poderia ser uma aperfeiçoamento da renderização dentro do Substance Painter? Em parte, em pequena parte, eu estava corretíssimo. Minha deficiência foi não compreender esta mudanção; melhor: esta "revolução" em termos de tecnologia e, também, em termos mercadológico. A Chaos, o que faz? Em algum momento ela passou a trabalhar no ramo de cafetinagem ou no segmento de buck maker? Não, claro! Ele se dedica a desenvolver - cada vez mais - o seu produto rei: o V-Ray. Além, é claro, de tratar os concorrentes como um polvo que padece de fagia por concorrência tecnológica ou de simples êxito, sucesso.
 
Portanto, Andre é um erro meu pensar que a Allegorithmic deve desenvolver uma melhoria no sistema de renderização próprio; é um tremenada de uma besteria. Você estaria deixando de conquistar mais e mais mercado, se fizesse o que eu estava pensando. Mas graças ao bem da Allegorithmic, não sou um estrategista de mercado deles, rs. A maior e mais inteligente jogada da Allegorithmic e do seu Substance Painter é exatamente se adptar ou criar uma poente eficiente - quase como uma chave universal - entre o software e os mais importantes renderizadores do mercado mundial de usuários.
 
Me diga, Andre: O V-Ray roda somente em um único software? Não! Roda em praticamente tudo, até vem velório de anão. É o renderizador queridinho que já fez a ponte com todos os mais importantes programas de modelagem 3D.
 
A Allegorithmic mostrou o que deseja, ao tornar público, logo que for conveniente, o código fonte de integrações de exemplos, como eles mesmos dizem.
 
No momento que houver uma "ponte tecnológica" confiável e altamente satisfatória, a Allegorithmic e o Substance Painter se integrarão praticamente com todos os principais programas - como você mesmo diz, DCC (ou não?).
 
O futuro do Substande Painter e se tornar um V-Ray da texturização.
 
Na primeira imagem, utilizando o RenderMan, me impressionou o fato das alterações serem efetuadas e salvas em 1/2 segundo.
 
 
Se o futuro é uma promesa, ela já está sendo paga antecipadamente, Andre.
Abração fraterno,
 
Marcelo Baglione
 
 
Oi Marcelo, tudo bem?

O objetivo principal da Allegorithmic em melhorar a renderização do SP é obter uma visualização mais realista, permitindo assim a criação de texturas mais realistas.
Se além disso também levar em conta a estratégia sempre conservadora e certeira da Allegorithmic, pois eles sempre dão os passos mais simples primeiro e os mais complexos depois.

Eu tenho que concordar plenamente com você sobre ser mais jogo para a empresa se conectar com os renderizadores dos Softs 3D em vez de se preocupar com a própria renderização agora, pois com Unreal e Unity já está super conectado, desta forma eles abrangem todo o mercado, tanto na renderização Real-Time como na renderização offline.

Entretanto, a Allegorithmic possui ótimos programadores e quando lançaram o SP não tinha outro renderizador de terceiros melhor do que o Iray para adicionar, também não vale a pena eles gastarem seu precioso tempo criando um renderizador próprio, mas agora tem o SDK do V-Ray.
Então, existe uma possibilidade remota deles adicionarem o V-Ray no lugar do Iray algum dia, principalmente agora que o V-Ray está virando Real-Time com IPR na Viewport do Max e tudo mais.
Seria uma ótima parceria entre Allegorithmic e Chaos se implantassem o V-Ray no SP, você não acha?

E quem quiser mais terá o SP integrado em todos os grandes Softs 3D tipo DCC através de qualquer renderizador que a pessoa use.

Eu posso estar maluco, mas acho um passo natural a Allegorithmic mais cedo ou mais tarde implantar um render robusto no SP.

Estas pontes são legais e tal, mas quem trabalha com apenas 1 monitor sofre muito, é coisa para quem trabalha profissionalmente com um belo equipamento.
É muito mais prático poder pintar e renderizar com Ray Tracing Real-Time diretamente na mesma aplicação e o SP só precisa de um ótimo Render para fazer isso.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, bom dia,

Se pensarmos do ponto de vista mercadológico, ambas as opções são interessantes para a Allegorithmic. Inicialmente eu disse que ela deveria investir num renderizador próprio, mas agora acho que estrategicamente é melhor ela conquistar estes países e continentes, já que somente ela está apta a vencer estas batalhas que é ter, como disse, uma ponte segura e perfeita de renderização com os programas de modelagem 3D DCC.

Mas estou contigo, Andre. Acho que num futuro ela poderia - talvez! - unir esforços com a Chaos e o seu V-Ray, devido a penetração e maior capilaridade e aceitação dele nos programas e junto aos usuários.

Numa etapa avançada, se é que eles já não estão ambicionando isso, eles poderiam desenvolver um "renderizador nativo", se espelhando nos erros que levaram o falecido ao seu fim.

As duas opções são excelentes, mas, ao mesmo tempo, são complexas - pelo menos atualmente. Haveria de ter muitas e muitas negociações concessões. Ambas são "polvos fágicos", Andre.

Mas uma coisa podemos concordar e afirmar. Em médio para longo prazo, a Allegorithmic vai se voltar ao desenvolvimento mais íntimo com a renderização dentro do Substance Painter. Uma pergunta, Andre: O que é longo prazo nos dias atuais?
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Desculpe não ter respondido os emails no final de semana, mas fiquei enrolado aqui trabalhando feito louco para terminar o curso de Corona que vamos lançar, vou responder nos próximos dias.

Eu acho que não vale a pena a Allegorithmic gastar tempo desenvolvendo Render se tem tantos por ai, eles devem se preocupar em desenvolver seus sistemas de texturização e usar o Render dos outros como usam o Iray.

Render é uma coisa que virou banal hoje em dia, então, é meio que desperdício de mentes brilhantes voltadas para texturização, dai que pensei que vale a pena eles comprarem o SDK do V-Ray da mesma forma que compraram o do Iray, assim, só precisam programar e integração e não inventar a roda, entende?
Seria tipo um serviço de estagiário para eles terem que programar Ray Tracing para calcular luzes, reflexos e tal.

Eu vejo que eles querem fazer os Shaders Real-Time ficarem idênticos aos Shaders por Ray Tracing, então, acho que se verem que é mais fácil aproximar no V-Ray do que o Iray, eles mudam.

A Chaos vende o SDK do V-Ray para quem quiser adicionar no seu Soft, tem o V-Ray no Clara-Io por exemplo, é que eles lançaram tarde quando o Iray já tinha tomado vários programas que precisavam de Render.
O único problema da Allegorithmic será trocar tudo para o V-Ray e também tem que ver o preço dos Royalties que a Chaos cobra e que a Nvidia cobra, se a Nvidia cobrar bem mais barato não vale a pena trocar.

Eu aposto que a Allegorithmi nunca vai desenvolver o seu próprio Render, isso não faz sentido para eles!

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Tranquilo, como disse, sei que a pegada tá hard estes dias para você. Deixa pra lá o resto. A prioridade agora é esta que você têm em mãos.

Andre, você foi tão profundo e com uma visão tão completa desta questão do render que não tenho muito o que colaborar desta vez.

Posso dizer apenas que o caminho que a Allegorithmic já está tomando em vivificar o painel de shader já é uma indicação do que pode vira por pela frente. É óbvio: o negócio do Substance Painter é textura; e como ele, me parece, acho eu, não há concorrentes, ao ponto dele está rumando para o nível de hegemonia no mercado. O que pode acontecer foi o que você levantou que é um channel para certos Maps do Baker do Substance Desinger; ou, ainda, um maior aperfeiçoamento da qualidade dos maps do Baker do próprio Substance Painter.

No entanto, quanto à questão do render, não posso me estender em nada, porque você foi categórico, tenho que admitir. PARABÉNS!
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu insisti que seria legal a Allegorithmic mudar do Iray para o V-Ray, pois os dois tem SDK disponível, mas pensando bem pode não ser uma boa idéia, pois além da trabalheira que vai dar, o Iray é totalmente compatível com os materiais MDL e pela rápida pesquisa que fiz, o SP aceita materiais MDL, portanto, qualquer um pode fazer um material para ele no SD, só não será Real-Time, é para renderizar com Ray Tracing.
O V-Ray também aceita MDL, mas o Iray é da Nvidia que criou o MDL.

Sobre o caminho que a Allegorithmic está tomando, concordo totalmente, estão adicionando novos Shaders para aumentar a diversidade de materiais que podem ser criados nele com realismo, então, aumenta a utilidade do programa.
Dai a melhoria na qualidade gráfica da visualização é um efeito colateral, pois se tem melhores Shaders os materiais ficam mais realistas.

Aposto que vem mais Shaders por ai nas próximas versões e quem sabe mais canais nos nos Shaders já existentes.

A melhoria no sistema de Bake já está contratada. rsrsrsrs
Pois atualizaram o do SD e certamente vão atualizar o do SP na próxima versão.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Pra variar, você encerrou o papo, já no último parágrafo.

"A melhoria no sistema de Bake já está contratada. rsrsrsrs
Pois atualizaram o do SD e certamente vão atualizar o do SP na próxima versão."

Não sobrou nada pra ninguém, Andre. Só uma coisa. Na renderização com o Iray não oferece maiores recursos para compôr a cena; é um render e pronto, embora você consiga atinge um ótimo nível de realismo, Andre.

Só posso corroborar que é a tendência de aperfeiçoamento: Novos shaders no Substance Painter.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Você tem toda razão, o Iray apenas renderiza e não oferece diversos recursos de pós-produção que o V-Ray e o Corona oferecem.
Se melhorarem os Shaders e as luzes, por exemplo oferecendo Area Light, vão conseguir ótimos resultados, mas não será uma imagem finalizada perfeita pela falta dos efeitos de pós.

Aposto que eles conseguem desenvolver estas coisas facilmente, mas não é trabalho deles, o Iray deveria oferecer, porém, o mercado da Nvidia não é Render e não dão a mínima para o Iray.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707608.

Total de membros registrados: 135227

Últimos membros registrados: mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha, annastark.

Usuário(s) on-line na última hora: 1093, sendo 27 membro(s) e 1066 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Denilson, Edson, Geraldo Nunes, Wamdersilva, nickatram, rodneitjr, mauriciovrc, Saone, Thiago Couto, Fabio Catelleno, Le_Andro, Antigo, gago, Hot, Pedro Juliato, PH2024, Pauladcr, Gabriel.C, Celso Borttoloto, Osvaldo Arquiteto, rodolfosantos3d, Ronaldo Junior, Duda, Reinaldo Silva, marcio.alain, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.