Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Ale   Joinville SC - AC
the borba   santa catarina
Rafael Reis   Rafael Reis - AC
jonathan.chroma   Novo Hamburgo - AC
Daniel   Rio Grande do Sul - AC

Portfólios Ver Mais

Street360   Brasil - SP
Marcelo   São paulo - capital - SP
SilvioRibeiro   Embu-SP - AC

tutorial box trans...

Box trans

Ver tutorial

Por: Renato  

Em: 26/09/2007 20:03

Olá gente! Adorei esse tuto! Tanto é que já utilizei por aqui numa coberta com treliça espacial. Porém fica tudo vazio por dentro. Tem alguma maneira ne corrigir isso de forma automática? abraços!
"contato_indireto" disse: Entendo mas o ponto ao qual eu quis chegar não é exatamente esse. O que eu quero dizer é o seguinte: Digamos que TENHO que desenvolver a forma que fiz aí na imagem acima (porque nem sempre o que preciso fazer é um box truss). Bem, se eu não usar o modifier edit mesh, tenho que converter a forma básica em mesh pra poder determinar que edges serão aparentes e quais não. Nesse caso perco a possibilidade de num segundo momento alterar a primitiva e tenho que começar do zero se tiver que alterar um lado sequer. Outra maneira seria ter que usar uma série de cilindros e esferas e ficar horas ajustando o que também não é muito prático e também não ajuda em eventuais alterações. A forma básica não me permite selecionar os edges, então, ou aparecem os que eu não quero ou nada feito. Agora chego ao ponto em questão: como tudo na vida, não só no mundo do 3d, há que se pesar prós e contras pra se obter determinado resultado e ver se compensa para a situação em particular (Vou estudar ou tentar ser presidente da república?). Entendo que carregar o kernel não seja o ideal, mas estou certo de que certas ocasiões, como esta, temos que fazer escolhas calculadas. Conhecer as possibilidades ajuda a saber que alternativas podemos considerar.
sobre transformar em mesh não é preciso!! vc coloca um modifier edit poly ou edit mesh na primitiva e seleciona só as faces que vc quer usar o latice entendeu? ah e desmarca a opção aply entrie objects
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Ai Eduardo, acho que vai ter que criar uns Planes e posicionar com o snap no interior do Box para fazer essa parte
Múcio
o legal disso é que ja vem separado por ID caso vc queira colocar o lattice nos vertices e nos edges!! ai da para colocar material diferentes
"Osires Mathoso" disse: Olá pessoal. Como é gratificante aprender com voces! Pessoal, e se eu quisesse fazer um portal de concreto, deixando ele como no modelo do André, com um volume só, oque devo fazer? Obrigado
possivelmente ele usou o bend no box!! veja os tutorias do site tem um que fala dos modifiers e fala sobre o bend
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Boa múcio! Acho que funciona! Eu tava quebrando a cabeça aqui tentando fazer com vários box, só que dava sobreposição de edges..rsrsrs! Assim que terminar eu posto aqui. Vlw!
eduardoqf, se nao me engano se vc pegar o box e converter pra editable path e depois pra editable poly e por lattice ele cria uma edge no meio tambem. nao e certeza, mas acredito que de certo.
Olá Genus 2200! Desculpa a demora pra responder.. estava no meio de um big trampo aqui e tive que tocar como pude. Testei o que vc falou e não consegui fazer a treliça tipo espacial. Ficou como uma caixa de grade. O melhor que eu consegui foi seguindo a dica do múcio, adicionando planes. Mas perceba que ainda faltam mais peças para compor a treliça de forma adequada. Na verdade, o ideal seria modelar mesmo, pois existem as conecções fixadas com parafusos e as extremidades dos tubos são achatadas e dobradas para se adequar ao ângulo da montagem especificada no projeto. Mas mesmo com essa "deficiência", essa técnica de usar o lattice para fazer a estrutura rapidamente me quebrou um galhão aqui. A imagem acima é um dos frames da animação que eu fiz para esse projeto e como a camera se movimenta, não deu pra perceber que estavam faltando algumas barras. Será que tem como fazer o que eu estou querendo? ou tem que usar um box com vários planes como eu fiz? O prolema disso é que são gerados objetos sobrepostos e fatalmente pode causar manchas no render. abraços!
olha eu não sei se é realmente isso que vc quer mas o resultado é semelhante: cria a box com a segmentação desejada, converte pra edit poly, ae converte pra edit path e então pra edit poly novamente, ele vai criar automaticamente edges cortando transversalmente cada poligono ai e so excluir as que vc nao quer e então aplica o lattice e ajusta. deve ficar algo +- como o da imagem. espero ter ajudado
Olá Genus! O que eu preciso é um pouco mais complexo que isso. Tem que ter uma (apenas uma) barra na parte interna do box fazendo uma diagonal de um vertice ao outro.
Tutorial muito bom, eu andava a procura de algo assim. Queria tentar fazer uma Grua :D
http://nugocosi.deviantart.com

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711081.

Total de membros registrados: 138562

Últimos membros registrados: slin, osteaction, NaturesGardenCBDKapselnde, hetherfley, Ankusi026, Coreyestangs, Trimble, nagrorn.

Usuário(s) on-line na última hora: 841, sendo 5 membro(s) e 836 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jessicatorres, alan.eu, Frederico Wagner N. R., tsmodelagem3d, Osires Mathoso.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.