Pô André, depois de tantos anos sem falar com vc tenho que vir aqui pra agradecer o elogio, que parece placar do São Paulo !..rs :!:
Realmente existe o hábito de dar voltas em torno do óbvio por falta de explorar alguns detalhes na metodologia de aprendizado, e o fato de conhecer subcomandos dentro de um modificador é muito importante para desviar do elemento de tempo e resolver rapidamente questões simples.
Sobre a resposta do Contato Indireto, o que comento é , que sempre nescessitamos conhecer a ferramenta por completo na sua forma mais primitiva, ou seja, sem nada no acumulo de tarefas de Stack dentro do painel modifier, pois o acesso direto a memória , sempre procura a lista de scripts para fazer uma cadeia de cálculos, então o programa sobrecarrega o kernel dentro de uma tarefa simples usando muitos comendos para um resultado normal que seria obtido com 1 unico botão.
Porém , o modifier Lattice, reconhece Edges e vertices, e isso possibilita o uso de shapes normais para a criação de formas mais complexas, e o fato de prever a criação, evita o aumento de tempo no render, e consequentemente a produção mais limpa e objetiva de elementos dentro de um mesmo contexto.
Façam uso do Forum realmente, assim os caminhos ficam cada vez mais cláros e práticos de se trilhar.
fico grato pelo espaço e desejo boa sorte a todos..
Emerson Godoi
Designer e Diretor de arte digital
www.emersongodoi.com.br
3d - Post - VFX - DTP