Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

David Sousa   Salvador / Alagoinhas-BA
kaluko   parana - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Claudio   Manaus - AM
Helio Lima   Taubaté - SP - SP

Portfólios Ver Mais

maaxxwel   campina grande paraiba - PB
isac vitor   curitiba - PR
Juninho   Belo Horizonte - MG
Tallud   mato grosso

Tutorial de grama MentalRay

Grama Mental Ray

Ver tutorial

Por: rogerio simoes  

Em: 22/10/2007 10:22

no meu pc nao aparece a figura para referencia dessa parte aqui: estava procurando justamento um tuto pra fazer grama. se pesa ou nao isso a gente ve depois. nao vejo a hora de chegar em casa e testar. so que a imagem na parte cinco nao aparece. seria possivel mandar o tuto pro meu e-mail rogerio. [email protected]
"É impossível para um homem aprender aquilo que ele julga saber."
Oi gente tudo bem? Rogério, Parabéns pelo tutorial, tenho certeza que vai ajudar bastante gente e fico feliz de ver o seu rápido progresso no Mental Ray. Everaldo, DGS significa Diffuse, Glossy e Specular. É um material fisicamente correto do Mental Ray e é muito bom, mas realmente é mais pesado no render, já que é fisicamente correto. Muitas vezes pode ser melhor usar um material que não seja fisicamente correto, mas que consiga o mesmo efeito visual, assim, economiza tempo de render. O DGS não é um material monolítico, que não permite extrapolar as leis da física como o material do V-Ray ou o material Arch&Design disponível no Mental Ray a partir do Max 9. Estes materiais não deixam a pessoa errar na configuração, o material só permite configurações dentro das leis da física. Para criar efeitos mais pisicodélicos, não tem como usando materiais assim, com um material igual o DGS você pode criar efeitos que extrapolam as leis da física. Mantendo a soma de D, G e S menor do que 1, o material está dentro das leis da física, ou seja, não cria energia, apenas transmite, como define a primeira leia da termodinâmica. Existem outros Shaders de material no Mental Ray, mas eles vêm desligados no 3ds max, precisa habilitar manualmente para usar, assim fica melhor de montar materiais puros. Tem o Phong, o Blinn, o Lambert, entre outros e são super leves. Cesar, Displacement é pesado mesmo, mas sabendo configurar fica bem mais leve, como eu mostro no vídeo curso de Mental Ray da 3D1. Controlando bem a resolução original da malha, para não ter que fazer muitas subdivisões no render, deixa bem mais rápido, controlando também os parâmetros do Displacement, para adequar a necessidade da cena, melhora muito o desempenho. E dependendo do material, também fica mais pesado, porque é uma malha muito densa e fica mais difícil renderizar com um material complexo. Abraços
wow, muito bom Rogério! Gostei do tuto, simples objetivo e funcional! Fiz um teste rapidão aqui entre um trampo e outro. E sinceramente... o displacement do vray que tem fama de ser bom... o do mental é tão bom ou até melhor pois me pareceu mais leve em relação a precisão vs. tempo de render. Tempo de render: 6 min - Final gather - preset medium.
Oi Tiago, tudo bem? Putz cara, que bonito ficou este terreno, que mapa você usou no Displacement? Não é procedural não né? Você pintou ele! Parabéns, ficou 10 mesmo!!!! OBS: Você já tentou usar os Shaders de Displacement do Mental Ray em vez do canal simples dos materiais padrões? Com os Shaders você pode fazer o displacement se curvar em Z, o que é impossível no V-Ray. :) Abraços
Tiago, aproveitando o imbalo, como vc fez essa imagem ai? ta muito legal
André e Tiago muito obrigado, tenho estudado e estou gostando bastante do MR. Sua imagem ficou ótima Tiago. É como eu disse lá em cima, espero que esse tutorial seja um ponto de partida e que as experiências de cada um possa aperfeiçoá-lo.
E ai André, pô valeu cara, legal que vc curtiu. Nossa cara essa de curvar em Z eu não sabia. Sabe que infelizmente eu ainda não consegui terminar o teu curso parei no video 7 e não consegui mais abrir. :S Eu to em vias de trocar de emprego e ai a coisa ta feia aqui, hehehe. Mas agora que vc falou isso fiquei curioso pra testar. Quanto ao mapa é procedural sim. Eu usei um noise e no canal branco eu coloquei um cellular\chips-fractal. Vista de topo
Pô o pessoal é rápido, hehe, enquanto eu respondia já teve mais 2 post. :00: Vaganer, valeu ai cara, hehe, bom acho que já respondi ai em cima. ;) Valeu Rogério!
caramba o andré flw um negocio q o tiago naum sabia....vishi maria...ta virando papo de doido huhuauhau :) bom mas falando serio agora, eu ainda não tive tempo de testar mas gostaria ai se possível q a galera começar a criar tabelas de comparação pra saber a diferença de velocidade de render usando diferentes metodos de displacement... e tem q ver tb se em uma cena jah com dezenas de objeto ele vai se comportar bem.... abraço a todos
Gente acabei de fazer uns testes para saber se existia alguma diferença no tempo de render usando o material Standard ou o MentalRay com DGS, pois é, não há diferença alguma nem em tempo de render nem visual, agora usar o mapa Speckle no Displacement é uma boa, a aparência fica bem legal e o tempo de render é um pouco menor do que usando o Celular.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707745.

Total de membros registrados: 135338

Últimos membros registrados: zito felix, mgameszo, zuanon82, gssousa, cristianofigueredo, chrisdocs, GL ART, RICARDO CANÊDO.

Usuário(s) on-line na última hora: 439, sendo 16 membro(s) e 423 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Lucas Reis, Sergio1987, Archiviz, Hot, Duda, WinterPT, Pedro Juliato, rodolfosantos3d, Felipe Duarte, mbranco, Nuno, Roberto Movanni, JMDesign, Osvaldo Arquiteto, clastac, Abilio.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.