Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

leochung   Londrina PR - PR
mdpontes   Macapá - AC
mdpontes   Macapá - AC
J.F.Verissimo   Recife - AC
Luiz   São Paulo - SP

Portfólios Ver Mais

wallace   Rio de janeiro
Roberto   Fortaleza - CE
efeito3d   São José dos Campos - SP
erculesc   Ponta Grossa - Pr - PR

Tutorial de grama MentalRay

Grama Mental Ray

Ver tutorial

Por: rogerio simoes  

Em: 22/10/2007 10:22

Opa Rogerio Muito bom este tutorial Cara, vou testar aqui logo, afinal ainda nao acertei a mao nos gramados. Abraço
"Sergio Ramos" disse: Gostaria de parabenizar todos pelo tutorial, e já acrescentar uma pergunta!!!! a grama com mental ray não funciona para outras formas além do plane??? por exemplo um terreno com ondulações. Não consegui. Aguardo respostas. Grato
O terreno que eu fiz (pag 1) foi usando o mesmo sistema que o rogéro usou na grama, e funciona normalmente só que vc tem que prestar atenção na escala da cena. Mas fazer terrenos assim... não da certo, pois vc só vê o resultado na hora do render. O ideal é fazer como o Rogério disse, subdividir a malha e usar o modificador displace. Assim vc constroi a base do terreno, depois vc pode usar o displacement do material apenas para adicionar mais detalhes ao terreno.
ola rogério, achei muito ionteressante seu tutorial parabens, mas na verdade passo aqui pq eu não consigo terminar, eu não tenho o Height Map Displacement (3dsmax). Como faço, se puder me ajudar
Abraço, ARQ. Rodrigo Ferreira
Vc deve estar usando uma versão mais antiga do max, então como já foi dito antes vc tem que usar o shader Standard do Max e aplicar o mapa Celular ou Speckle no slot Displacement, o resultado será o mesmo, a vantagem do Height Map Displacement (3dsmax) é que nele vc pode configurar a altura da grama na mesma unidade de medida que estiver usando no projeto.
Tem também o Shader 3D Displacement do Mental Ray, que é mais poderoso do que o Height Map e vem desde o Max 6. Com o 3D Displacement dá até para controlar a orientação do Displacement. É só aplicar ele no lugar do Height Map, mas é mais fácil usar o Slot comum do material Standard mesmo.
Ai gente, fiz um teste rápido para mostrar o Shader 3D Displacement. Ele aceita controlar o Displacement em Z como o André disse. É bem legal e dá para fazer coisas que nos outros render não dá
Ai Galera Deu Certo Valeu...
Abraço, ARQ. Rodrigo Ferreira
Ola pessoal!!! gostaria de uma ajuda de vocês!! jah utilizo faz algum tempo o 3DMax (desde a ver5) mas andei parado por razões profissionais não me utilizando dele por um tempo, estou retornando agora e um pouco enferrujado, e vi esse tutorial que pode me ajudar muito, tanto com relação ao assunto grama, q sempre foi meu ponto fraco no 3D, como em me renovar com relação as novas funções e nomenclaturas!!! fiz o tutorial em separado e foi perfeito em adaptei rapidamente a todos "novos" comandos, mas quando o utilizo no modelo de um projeto ele não está fazendo o displacement, na verdade o aspecto que fica é como se eu estivesse usando unica e simplesmente um bitmap no difuse!!! as setagens quando faço ele separadamente estão perfeitas ficam mui boas!!! mas quando utilizo no padrao de projeto não diferenciam em nada, com certeza está relacionado ao padrão que utilizo nos projetos com unidades do arquivo original em centimetros (jah q todas as outras configurações, tanto de render como ambientes e ts as variáveis são identicas que utilizei para finalizar o tutorial e a maquete) por favor se algum de vocês tiver uma luz para me dar estou mui agradecido!!
Ai Jiraya, você está importando este projeto do Autocad ou está modelando no Max mesmo. O objeto precisa ter uma boa resolução para economizar memória e renderizar mais rápido. Quando importa do Autocad vem em baixa resolução, você tem que aplicar um modificador Subdivide ou Tesselate para aumentar a resolução, ai vai funcionar legal. Outra opção é ajustar as configurações do displacement na aba renderer, mas ai vai precisar subdividir muito, vai gastar muita memória e vai demorar mais para renderizar. Se não for isso, posta ai de novo
Múcio
nao a unica coisa importada do cad sao as plantas bases!!! toda a modelagem é efetuada no próprio 3D max 9

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707936.

Total de membros registrados: 135507

Últimos membros registrados: orodrigo, alessfilms, michel.silva, Hyara1234, DUILES, arq.giovelludo, Kaio Grigolato, bannerliam.

Usuário(s) on-line na última hora: 554, sendo 15 membro(s) e 539 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JMDesign, gago, Abilio, Geraldo Nunes, nicozampiron, alessfilms, Fabio Catelleno, orodrigo, Victor Mendonça, HALTTEMBERG, João Von Rondow, Vladis, marcola, kmsn, Osvaldo Arquiteto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.