Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

EvandroGP   Paraná - PR
robson cardoso   Londrina/PR - AC
luisrosenstock   Joinville-SC
new   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

2R3D   Porto Alegre - RS
nd   Sumaré, São Paulo - SP
Rafael   Sorocaba-SP - AC

SSS Mental Ray Tutorial - espalhamento de luz em objetos

SSS Fast Material Mental Ray

Ver tutorial

Por: Andrei Bittencourt  

Em: 07/11/2007 12:17

Parabens pela iniciativa ai cara! Muito bom o tutorial! :D Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
Cursi, valeu cara! Velho, já tava ficando preocupado pq vc não apareceu hoje o dia todo...rsrsrsr Abração!!!
Alma, força, paixão e trabalho.
rsrsrsrs Nem me fala, ta uma corerria doida aqui cara! Fazer o que ne? Tem que correr atras...rsrs Vlw ai amigo!
Portfolio - http://cursidesign.com.br
Fala Andrei, Beleza, fiz ai o teu tuto e postei meu resultado. Queria tirar um pouco mais aquele brilho e mas orelhas por exemplo o material fica transparente, tive que diminuir um pouco a configuração esta iamgem ta assim-Epidermal 0,6 e 100,0 cm e subdermal 1,0 e 50,0 cm e o back surface weight 0,5 radius 100,0 depth 100,0.
Grasiano, tudo bem? Que massa que tá fazendo o tutorial! Parabéns! Velho, sua cena está na escala real, que unidades vc está usando na sua cena? Bom, velhinho, para você ver o efeito de Subsurface Effects em personagens, é muito importante que vc se baseie por alguma referência visual que te indique como esse efeito aparece. Vamos imaginar uma situação: por exemplo, normalmente numa foto diurna (céu limpo, sol de 10:00) em close up extremo do rosto de uma pessoa que anda em sentido contrário ao sol (somente o rosto enquadrado), com a câmera posicionada contra a luz acompanhando o personagem, a câmera estando a cem graus mais ou menos em relação ao sol, o que vemos que mais nos chama atenção em relação a esse efeito? As orelhas. Pois é, elas servem de base para podermos iniciar as configurações dos efeitos de SSS. A luz vem por detrás da cabeça e penetra na epiderme da orelha, sofre as difrações e absorções, seguindo para a mesoderme até perder energia nos tecidos. Ou seja, penetra até "morrer", como bem disse o nosso mestre André. Por isso mesmo, vc deve usar a orelha como referencial para aplicar este efeito. Vc primeiro terá que identificar na sua cena qual escala vc tá usando. A partir daí, vc vai focar a câmera na orelha. E vai ajustar a penetração de luz em cada camada de acordo com essa escala. Se a orelha estiver ok, provavelmente o resto também vai estar. Me diga a escala de sua cena, e as medidas da cabeça de seu personagem pra eu poder mandar um passo a passo. Abração!
Alma, força, paixão e trabalho.
Veja a imagem que estou mandando como exemplo: A cena está configurada no Units Setup em cm. A cabeça tem mais ou menos 16 cm em visão lateral. Tem 128 samples no material. Veja as configurações. Abraços!
Alma, força, paixão e trabalho.
Segue a imagem em 640x480! Abraço!
Alma, força, paixão e trabalho.
Fala Andrei!! Bom, mexi em tudo que achei por assim dizer. E o mais importante foi que eu entendi como funciona a penetração da luz atraves da pele. Minha imagem ta com + ou - 60 cm. Acho que acertei agora, outro dia vou comper uma textura pra ficar melhor. Confg Diffuse 0,5- Epidermal 1,1 e 50 cm- subdermal 0,8 e 50 cm- Back surface 1,0 50 cm
Grasiano, tudo bem? Acho que você abusou um pouco na profundidade do SSS... O pescoço e a cabeça estão muito translúcidos! O do Andrei tá bem legal! abraço!
Doe medula óssea! Doe vida!
Grasiano, tudo certo? Velho, já melhorou muito, mas tem um aspecto importante de observar, que é o seguinte: toda vez que aplicamos SSS temos que olhar também a penetração de luz na nuca e no resto da cabeça. Porque se vc observar, a orelha tá bacana, mas quando chega na nuca e na parte de trás da cabeça, ainda existe muita penetração de luz. Você tá quase chegando na configuração ótima. Agora vc precisa levar em conta que a orelha é bem estreita, enquanto que as demais partes da cabeça são super densas, porque existem ossos, tecidos, etc que não existem na orelha, por isso ela tem uma penetração de luz maior. Repare que somente onde tem cartilagem é que a luz perde mais força de penetração, isso porque a densidade é maior aí, bloqueando a passagem do fóton. Corrija isso que vc faz gol. Um grande abraço! Tirmey, que bom que passou por aqui, tudo massa? Gostei do tópico que vc lançou, acho que todo mundo queria relaxar um pouco e falar de um assunto tão bacana que é música. Muito legal. Valeu! Abração!
Alma, força, paixão e trabalho.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707864.

Total de membros registrados: 135428

Últimos membros registrados: widesa, Shipleyrebec, Hamuro026, Hugoedif_, Renanjoenk, nat1904123, lfmarruda, Thamyres Martins .

Usuário(s) on-line na última hora: 386, sendo 2 membro(s) e 384 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: widesa, Tomas.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.