Saudações, pessoal. Acho que depois das respostas dadas até agora ficou bem esclarecido os detalhes do tutorial, mas caso alguém ainda esteja confuso, vou tentar ajudar aqui sobre a parte do falloff.
A questão é que quando aplicamos o displacement em qualquer objeto, a resolução da distorção da malha gerada pelo MR é limitada por um parâmetro que leva em conta o Pixel como unidade (trata-se do Edge Length nas configurações do displacement no render). Isso serve pra garantir que o MR não faça cálculos desnecessários em distâncias que nem se quer serão mostradas direito na imagem devido à resolução da mesma. Conclui-se então que quanto maior o valor do Edge Length, mais próximo da câmera estará o limite dos cálculos do displace.
Outra característica importante de se considerar quando utilizamos o displacement, é que a rugosidade causa sombra própria malha, isso faz com que a superfície altamente rugosa que caracteriza o gramado torne-se, no geral, mais escura do que a mesma superfície sem rugosidade (pois a primeira tem textura+sombra = mais escuro). Isso causa um visual desagradável no gramado pois a região mais próxima da câmera fica mais escura e a região distante (onde o displace não existe mais devido a limitação do Edge Length) fica mais clara.
Aqui é que entra a utilidade do Falloff. Esse mapa pode atuar de diversas formas na geometria, e uma delas é o Distance Blend (nas opções do Falloff Tipe, no lugar onde aparece Perpendicular/Parallel por padrão) que é controlado pela distância sobre o eixo da câmera (distância até seus "olhos"). Utilizando esse mapa em um Mix ou Blend, podemos construir um material que mude de acordo com a distância da câmera e tornar as regiões, que ficam naturalmente mais claras com a ausência do displace, mais escuras para compensar essa diferença. Aplicando o mesmo fallof em uma composição do mapa do displace, podemos limitar com mais precisão o "desligamento" do displacement (definindo uma cor uniforme para as regiões distantes) e economizar processamento e memória.
Espero ter ajudado. Abraços, galera.