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TUTORIAL DISPLACEMENT- MENTAL RAY(mr) COM MAPA FALLOFF.

Displacement - Mental Ray com mapa Falloff

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Por: Danilo  

Em: 19/02/2009 14:08

essa ideia eh boa pra suar com hair n fur tb, pq ai não pesa tanto no calculo do render...
Eae Danilo, parabéns pelo tuto, vejo que vc conseguiu entender como funciona o displace do mental em relaçao às subdivisoes da malha (da outra vez vc estava um pouco perdido, uaheueaheau). Só que o mapa fallof tem que ir no canal do displace e depois aplicar o cellular na cor do fallof que fica mais perto da câmera, a idéia de colocar o fallof no difuse é só para visualizar a distancia dele como está ficando, depois vc troca pela textura normal e passa o fallof para o displace. A ultima imagem que vc mandou não está aparecendo o displace, deve ser por esse motivo. Abraços
cara bacana, mas o displac. na sua cena nao rolo nao... vc deve aplica o fallof no slot displacement com cor black em far e o seu cellular no near outra coisa use o shader mental ray o displacement dele rola mais nao sei por q... eu uso essa técnica já muito boa outra coisa em cellular deve-se usar preto e branco tmbm se nao fica chapadao só uns toques testa ae abração ;)
No estudo do Jeff que o hardcore passou o link ali em cima ( http://www.mrmaterials.com/mr-materials-blogs/Grass-Displacement-FAQ.html ) na última parte da explicação ele fala desse detalhe ( "How do you ....... set to black."), usar o mapa q vc preparou no diffuse como uma máscara no canal displace e faz uma comparação com o Mix Map, ve lá.. flwss edit: li novamente seu tutorial e já vi onde vc confundiu, foi justamente nessa parte do artigo do Jeff que eu falei aqui em cima, vc falou de colocar o falloff em um dos canais do cellular e deixar os outros dois pretos, mas é o contrário, o cellular é que vai dentro do falloff (em um de seus canais)... ;-) .. E essa não é uma outra forma de aplicar o efeito, é a única forma de ele funcionar naquela idéia inicial e tal... espero ter ajudado cara, só ajeita la isso e blzzz abraço
Parabens e obrigado pela contribuição
Uma gota de sucesso um oceano de rivais
Olá pessoal da 3d1...boa tarde a todos! :) hendrix: ai cara! tudo bem? fico feliz que tenha gostado. O tuto é do grande mestre em MR chamado Jeff Patton porém eu não fiz bem do jeito dele não.Modifiquei alguns parâmetros como o nosso amigo e colaborador "gigahz" falou. ;) Espero que tenha gostado...vlws! saulo lísias: ai cara! tudo bem? obrigado pelo comentário; espero que tenha gostado...vlws! ;) marcioapessoa: ai cara! tudo bem? obrigado pelo comentário; espero que tenha gostado...vlws! ;) Marcos VB Netto: ai cara! tudo bem? o tuto é sim cara do grande Jeff Patton e os créditos são únicos e exlusivos dele porém perceba que eu fiz diferente do dele exatamente para testar os outros recursos do displacement; o dele ficou bem melhor porque ele é especialista em MR! . No tutorial dele ele coloca o fallof no canal displace e depois aplicar o cellular na cor do fallof que é exatamente para subir os cabelos da grama. Eu não fiz assim; preferi colocar o falloff no diffuse porque a grama é controlada pela imagem; o cellular no displace é que vai se encarregar de criar os cabelos, só que não fica 100% bom o meu, o que fica bom é o do grande Jeff Patton porque ele é perito em MR; eu só fiz testar esses mapas em outros canais para ver como ficava. O tutorial proposto não é para ver os cabelos em pé com o displacement; o objetivo fazer displacement em grandes áreas sem dar problema de erro de memória e suavizar o máximo o Max.subdiv. para não dar erro de memória. Fico feliz que tenha gostado do tutorial. Muito obrigado pelo comentário...vlws! hardcore: ai cara! tudo bem? esse tutorial é do grande Jeff Patton sim; porém como falei anteriormente o objetivo desse tuto é fazer gramado em grandes áreas sem dar erro de memória.Para criar o displacement correto eu teria que ter colocado o falloff no canal displace e não no diffuse. A única coisa que diferencia o meu do dele é que coloquei o falloff no canal diffuse para testar outras possibilidades de se fazer grama. Deu certo porque não deu erro de memória, mesmo colocando um grande plane na cena. Para criar cabelos realistas é só fazer o tutorial que vc indicou do grande mestre Jeff Patton. Espero que tenha gostado. Abraços! gigahz: ai cara! tudo bem? fico feliz que esteja sempre participando dos tutoriais. Para não deixar o texto grande vou repetir o mesmo que falei para o nosso amigo e colaborador: hardcore- ;) o objetivo desse tuto é fazer gramado em grandes áreas sem dar erro de memória.Para criar o displacement correto eu teria que ter colocado o falloff no canal displace e não no diffuse. A única coisa que diferencia o meu do dele é que coloquei o falloff no canal diffuse para testar outras possibilidades de se fazer grama.Lembro bem que estava mesmo perdido no ano passado quando falávamos sobre displace por msn...huahuahua! Deu certo porque não deu erro de memória, mesmo colocando um grande plane na cena. Como o grande Jeff Patton fez vc mesmo nos explicou perfeitamente. Muito obrigado pelo comentário e espero te ver sempre por aqui na 3d1. Um grande abraço e muito obrigado! ;) dadorrodrigues: ai cara! tudo bem? muito obrigado pelo comentário.Adoro usar este shader do 3d displacement do MR; ele é muito bom mesmo. Obrigado pelas dicas e pode deixar que vou fazer do jeito que vc disse. Um grande abraço e muito obrigado pelo comentário...vlws! ;) labirintomauro: ai cara! tudo bem? muito obrigado pelo comentário. Espero que tenha gostado. Um grande abraço...vlws! PESSOAL ESSE TUTORIAL É DO GRANDE MESTRE EM MR CHAMADO JEFF PATTON; ele fez de uma forma e eu fiz de outra. O meu objetivo não era fazer crescer os cabelos da grama para parecer grama real e sim mostrar que se souber usar os mapas procedurais do Max sem usar shaders específicos do MR para fazer displacement não dá erro de memória pois basta saber configurar corretamente. Percebam que eu fiz exatamente diferente dele por não querer gerar os cabelos da grama e sim para controlar o peso do displace pelo distance blend. Se quisesse gerar os cabelos da grama colocaria o mapa falloff no canal displace como o nosso amigo e colaborador "gigahz" falou corretamente... ;) Um grande abraço a todos e espero que tenham gostado...vlws! ___________________________ [i:afb780c54b]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:afb780c54b]
hum.. entendi o que vc fez de diferente, só não entendi como é que isso interfere no peso do displacement. Se vc colocar só o cellular no canal do displace no material, o displace gerado vai ser exatamente a mesma coisa independentemente do que vc colocar no canal diffuse seja um mapa falloff, seja um bitmap, seja um smoke ou qualquer coisa... O canal diffuse só altera a cor da geometria, mais nada, ele não interfere no displacement. É justamente a composição do Jeff que vai alterar no peso do displace e consequentimente no peso do render pois colocando um falloff pra controlar o mapa do displace, vc pode evitar que sejam feitos cálculos desnecessários em distancias que não aparecem nitidamente na imagem. Mas para essa idéia funcionar, o mapa falloff deve necessariamente ser aplicado no canal do displace, no canal diffuse ele não altera em nada. Quanto ao fato de não ter dado erro de memória no seu render, provavelmente foi porque o displace nem está sendo gerado. Ou a malha não tem subdivisões o suficiente, ou o mapa cellular que vc utilizou no canal displace não está configurado adequadamente no tamanho ou nas cores para gerar o displace (como nosso amigo dadorrodrigues deu a dica). Basta pegar esse mesmo material que vc utilizou e limpar o canal diffuse e mandar renderizar que ele vai ir sem erro da mesma forma (e sem displace tb)...
Olá pessoal da 3d1...boa tarde a todos! :) gigahz: ai cara! tudo bem? sobre o que vc falou concordo plenamente; só que o displace gerou sim em áreas pequenas lá atrás dos teapots; perceba como a grama varia de "uniformidade" atrás dos teapots; ela começa meio que chapada na frente dos mesmos e lá atrás ela já fica com um pouquinho(quase nada) de displacement. Não irá gerar displacement pesado exatamente pelo fato que vc mencionou; eu tinha que colocar o mapa falloff no canal displace; ai sim era que o displacement ia ser controlado pelo falloff.Mas só colocar o mapa falloff no canal displace não resolve...hehehe! como vc mesmo indagou muito bem! ;) Tem que colocar o falloff no canal displace e depois fazer as modificações como o Jeff Patton fez no tutorial dele original. Na minha cena gerou um pouco ou quase nada de displacement; só que eu aumentei o edge length na ficha do MR para ir mais rápido na hora do render fazendo com que o displacement não gerasse nitidamente pois eu o controlei pela ficha do MR ao invés de ser controlado pelo próprio material. Sobre os planes, eles estão muito subdivididos; estão com 35x35 salvo não me engano em length e width ok?? É melhor como eu falei aumentar as subdivisões do plane do que o Max.subdiv. Um grande abraço e muito Obrigado pelo comentário "gigahz".Vc tem toda razão. ___________________________ [i:28a528cedf]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:28a528cedf]
Olá pessoal da 3d1...boa tarde a todos! :) Segue as imagens com displacement gerado com a técnica do grande mestre em Mental Ray Jeff Patton. Percebam que a primeira imagem foi renderizada em uma resolução de 800x600 com um plane de 35x35 segmentos, com sua extensão de 2014x2023 cm e a primeira imagem foi renderizada em 01 minuto com máquina de 2,00 gb de Ram. A segunda imagem foi renderizada com as mesmas características da primeira porém eu mudei o edge length na ficha do MR; coloquei 1,00 em edge length e o render já demorou mais; demorou um minuto a mais quando diminui o edge length de 2,00 para 1,00. Vejam se houve diferença no comprimento dos fios!! permanecem quase iguais em primeiro plano; a diferença foi porque os fios ficaram melhor "delgados" ou delineados em segundo plano. Vejam as imagens e comparem ok?? Na primeira imagem com edge length=2,00 os fios da grama no entorno do segundo teapot (lá longe) ficaram meio que em formatos de "bolas"; já na segunda imagem os fios da grama no entorno do segundo teapot (lá longe) ficaram mais delineados e mais parecidos com grama, porque mudei o edge length de 2,00 para 1,00 oK?? ENTRETANDO AUMENTOU UM MINUTO DE RENDER!! provavelmente se colocasse 0,5 em edge length iria demorar 03 minutos ao invés de 2,00 minutos comegde legth=1,00. As vezes em uma cena não fica bem interessante diminuir o edge length para deixar os fios da grama mais finos e delgados porque não tem muita diferença na imagem final, exceto nesse caso, porque eles ficaram dependentes do distance blend do falloff. A diferença nítida que se pode notar entre as duas são os fios em segundo plano que foram definidos pelo Far distance no distance blend, que ficam mais delineados e mais finos ok? usando o edge length=1,00. Nesta situação aqui a criação do displacement foi proposital, coisa que não queria muito forçar no tutorial que coloquei o mapa falloff no canal diffuse. Na verdade este último(mapa falloff no canal diffuse) não serviu pra nada pois o mapa diffuse é só para gerar informações do bitmap, ou de qualquer outra imagem, ou para gerar cor, como indagou muito bem o nosso amigo e colaborador "gigahz". O que fez dar um efeito interessante foi o mapa "Cellular" no canal displacement; dentro das configurações do mapa cellular, mudei o size para 0,1 (para deixar os fios mais finos) e habilitei a opção "Fractal"; em Cell color coloquei um mapa "Falloff".Em Division colors deixei os dois pretos. Nas configurações do mapa Falloff colquei em falloff type---->> distance blend, deixei em Far cor preto e Near a cor branca e setei os valores que o falloff irá dosar no displacement, colocando em Distance blend parameters--->> Near distance= 254,00 cm e em Far distance= 2580,00 cm.DEPENDE DA ESCALA DA CENA. Poderia ter sido também ou um mapa falloff, ou um mapa Mix, fazendo a mistura de duas máscaras, uma preta e outra branca, ou seja, uma em baixo relevo e outra em alto relevo, poderia ter sido um mapa smoke no canal displace ou até um mapa Blend. Vale da criatividade e testes de laboratório por parte do artista ok?? No Max o limite é a criatividade. Abraços pessoal e bom carnaval a todos! :) ___________________________ [i:f89155593e]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"... [/i:f89155593e]
ae Danilo beleza !! aos q falarao q vc nao pois o creditos eu li q tem sim bem no começo, (((( PESSOAL ESSE TUTORIAL É DO GRANDE MESTRE EM MR CHAMADO JEFF PATTON; ele fez ..... )))) sim amigos danilão vc só fez uma tecnica diferente !! e o objetivo da tutorial nao era gerar displacement e sim setar a ficha do MR para não dar erro de memória e ser rápido no cálculo do displacement ! muito boa contribuiçao Danilo ! essa Tutorial está sendo de Grande contribuiçao nao so pra min mais pra tantos outros amigos !! e para os q diziam q nao gerow o displace ta ae !! como explica a tutorial do danilo o objetivo nao era esse mais mudando valores concerteza ..ta ae o resul ! boa contribuiçao danilo ! força sempre ! Grato

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