Olá pessoal da 3d1...boa tarde a todos! :)
Segue as imagens com displacement gerado com a técnica do grande mestre em Mental Ray Jeff Patton. Percebam que a primeira imagem foi renderizada em uma resolução de 800x600 com um plane de 35x35 segmentos, com sua extensão de 2014x2023 cm e a primeira imagem foi renderizada em 01 minuto com máquina de 2,00 gb de Ram.
A segunda imagem foi renderizada com as mesmas características da primeira porém eu mudei o edge length na ficha do MR; coloquei 1,00 em edge length e o render já demorou mais; demorou um minuto a mais quando diminui o edge length de 2,00 para 1,00.
Vejam se houve diferença no comprimento dos fios!! permanecem quase iguais em primeiro plano; a diferença foi porque os fios ficaram melhor "delgados" ou delineados em segundo plano. Vejam as imagens e comparem ok??
Na primeira imagem com edge length=2,00 os fios da grama no entorno do segundo teapot (lá longe) ficaram meio que em formatos de "bolas"; já na segunda imagem os fios da grama no entorno do segundo teapot (lá longe) ficaram mais delineados e mais parecidos com grama, porque mudei o edge length de 2,00 para 1,00 oK??
ENTRETANDO AUMENTOU UM MINUTO DE RENDER!! provavelmente se colocasse 0,5 em edge length iria demorar 03 minutos ao invés de 2,00 minutos comegde legth=1,00.
As vezes em uma cena não fica bem interessante diminuir o edge length para deixar os fios da grama mais finos e delgados porque não tem muita diferença na imagem final, exceto nesse caso, porque eles ficaram dependentes do distance blend do falloff. A diferença nítida que se pode notar entre as duas são os fios em segundo plano que foram definidos pelo Far distance no distance blend, que ficam mais delineados e mais finos ok? usando o edge length=1,00.
Nesta situação aqui a criação do displacement foi proposital, coisa que não queria muito forçar no tutorial que coloquei o mapa falloff no canal diffuse.
Na verdade este último(mapa falloff no canal diffuse) não serviu pra nada pois o mapa diffuse é só para gerar informações do bitmap, ou de qualquer outra imagem, ou para gerar cor, como indagou muito bem o nosso amigo e colaborador "gigahz".
O que fez dar um efeito interessante foi o mapa "Cellular" no canal displacement; dentro das configurações do mapa cellular, mudei o size para 0,1 (para deixar os fios mais finos) e habilitei a opção "Fractal"; em Cell color coloquei um mapa "Falloff".Em Division colors deixei os dois pretos.
Nas configurações do mapa Falloff colquei em falloff type---->> distance blend, deixei em Far cor preto e Near a cor branca e setei os valores que o falloff irá dosar no displacement, colocando em Distance blend parameters--->> Near distance= 254,00 cm e em Far distance= 2580,00 cm.DEPENDE DA ESCALA DA CENA.
Poderia ter sido também ou um mapa falloff, ou um mapa Mix, fazendo a mistura de duas máscaras, uma preta e outra branca, ou seja, uma em baixo relevo e outra em alto relevo, poderia ter sido um mapa smoke no canal displace ou até um mapa Blend.
Vale da criatividade e testes de laboratório por parte do artista ok??
No Max o limite é a criatividade.
Abraços pessoal e bom carnaval a todos! :)
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[i:f89155593e]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"... [/i:f89155593e]