Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :)
Andrei Bittencourt: ai cara!! tudo bem?? sobre o seu trabalho, puxa vida, meus Parabéns, o making of do peixe ficou ótimo mesmo, adorei.
O que mais gostei foi o zelo em que vc postou o making of com o fundo preto. Vc preparou esse fundo preto com as imagens e o belo texto no Photoshop, não foi??
Ficou muitíssimo bem organizado e sem falar no texto que foi muitíssimo bem escrito. Parabéns, adorei mesmo. Também pensei olhando rapidamente o seu making of que vc tinha usado material Arch & design, mas depois que o li melhor vc não o usou.
Usando os shaders avançados do Mental Ray o render fica bem mais realista, principalmente com o D.G.S (diffuse, glosiness, specular), mas dependendo das configurações do shader demora um pouquinho mais no render, porém vale a pena esperar o resultado final. ;)
Vc poderia ter usado também os Pro materials que são muito bons, são uma alternativa para quem não quer só ficar usando os materiais Arch & design.
Só uma pequena dica a vc, acho que poderia deixar sua cena mais realista se gerasse caustic nela, pelo render elements do Max, principalmente nessa água linda do seu aquário, que ficou maravilhoso, de verdade.
Caustics é um dos efeitos que eu acho mais bonito, principalmente para quem trabalha com Mental Ray, pois nas versões mais recentes, o recurso de Caustic está muito rápido; ele acontece em duas situações, uma delas é na refração da luz por um objeto transparente, que atuando como uma lente, converge os raios luminosos formando pontos de alto brilho.
O Mental Ray cria este efeito com perfeição usando qualquer luz e oferece precisão física, o render também é bem veloz. Normalmente usa-se o Shader Dielectric para controlar os Photons de vidros, mas pode usar também o Photon Basic, o Transmat e o DGS.
A sombra pode ser controlada pelo Caustics, vc controla a sombra independente do Caustics, o que não era permitido pelo V-Ray e pelo Brazil Render, pelo menos em versões antigas.
A outra situação que também gera Caustics acontece quando a luz incide sobre um objeto muito polido, refletindo os raios de forma convergente e criando pontos de alto brilho
Para quem já trabalha com o 3ds Max 2010 e o render Mental Ray ainda é melhor, porque agora tem os famosos materiais do Mental mill, mas tem um incoveniente: eles são plugins por incrível que pareça, não são recursos nativos do programa e vc tem que instalá-los por fora, na minha opinião uma grande mancada do Ken Pimentel (gerente da Autodesk) sem falar em alguns bugs que o mental mill gera segundo o master Zap.
Parabéns pelo ótimo tutorial, de primeira linha.
Abraços e sucesso!