Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

waldemar   Porto Velho
Neto   S. J. do Rio Preto - SP - AC
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Alexandro   Cascavel - PR
dami   João Pessoa pb - AC

Portfólios Ver Mais

Moro.3D   Brazil - SC
Richard   Brasil - PR
PauloRamos   Mogi Das Cruzes São Paulo
kenny.dr   São Paulo

Tutorial: Fazendo e Assistindo vídeo em 3D estereográfico

Fazendo e Assistindo vídeo em 3D estereográfico

Ver tutorial

Por: murilojones  

Em: 26/01/2010 17:14

ah blz, não reparei direito que vc tinha feito com o script do tiago. mas se vc colocar o vídeo como se fosse normal, não ia ficar bom? acho que esse recurso do youtube é só se vc tiver os filmes mas não souber fazer o processo lá... no seu caso acho que pode colocar tudo normalmente mesmo.
E ai pessoal, eu fiz um teste ontem a noite usando o meu script, mais para mostrar as vantagens dele que eh poder animar o efeito de trazer o foco para fora da tela ou deixar mais para dentro. Eu ainda nao tive tempo de fazer o video tuto, assim que der eu jah posto aqui. A tarde eu vou tentar fazer o up dele usando o sistema de composicao do youtube Uma coisa que notei, a compressao do video estraga boa parte do efeito :?
A propósito, para quem não sabe ainda como se posta vídeos em 3d no yotube, é bem simples, os videos devem ser compostos lado a lado, como a imagem da esquerda vem primeiro a minha primeira tentativa foi com o video esquerdo primeiro e depois o direito para fazer o side-by-side, mas fazendo o upload ficou errado, entao descobri que tem que ser primeiro o video direito e depois o esquerdo para ficar correto o side-by-side. Você faz o upload normal do vídeo e depois na hora de inserir as TAGS ou palavras chaves, basta inserir o seguinte código: [i:7ef5f94453]yt3d:enable=true[/i:7ef5f94453] Isso vai informar ao youtube que o vídeo é stereo (composto por duas imagens) e habilitar o menu de seleção de estilos. Se o seu vídeo for wide vc pode inserir tb o seguinte código: [i:7ef5f94453]yt3d:aspect=16:9[/i:7ef5f94453] Acerta o frame rate do video [i:7ef5f94453]yt3d:framerate=30[/i:7ef5f94453]
Bom aqui esta o video side-by-side com o upload usando o sistema do yt3d, mas pra ver o efeito tem que acessar o video pelo youtube, ou entao eu acho que precisa mudar as tags aqui do forum.
Boa noite pessoal Segue aí uns testes que andei fazendo. As imagens são melhor visualizadas a uma distância de cerca de 1m do monitor no meu caso. Vlw, abraço a todos.
E ai pedro, blz, o efeito ficou bacana. Só tem uma questão, vc deve ter notado que é um tanto incomodo olhar para a imagem, ela parece estar flicando. Isso acontece pq na composição da cor marrom tem muito vermelho (marrom = vermelho+preto) e como a imagem da esquerda deve ser completamente vermelha isso gera um bug no cerebro da gente, hehehe. Pra corrigir isso vc pode fazer uma correção de cores na imagem antes de fazer a composição das duas para o red cyan. Você pode fazer isso no photoshop usando o selective color, vc tb pode desaturar um pouco toda a imagem usando o hye saturation e deixar a imagem levemente "lavada" (muda o gamma dela pra ficar mais esbranquiçada, pálida) isso vai ajudar bastante a remover o efeito de flick na imagem ;) Mas lembrando, esse problema só ocorre no sistema red cyan, não se tem esse tipo de problema nos sistemas estereo usado nos cinemas ;)
E ai pessoal, estou liberando pra download um template do after effects com as composições prontas, basta substituir as imagens nos locais indicados e dar render ;) :D O projeto tem uma comp (comp-Anaglify) que serve para testar e ver se o efeito esta funcionando, e uma comp de saida (comp lado a lado) que é o video que vai ser enviado para o youtube. Uma coisa estranha que me deparei, é que quando enviei um video em WMV o video ficou errado no youtube, igual ao erro do video do Cláudio. Mas quando enviei em AVI ficou tudo certo, o mesmo vídeo apenas em formatos de arquivo diferente (vai entender). Então deixo tb mais essa dica, exportem os vídeos em AVI e para ficar pequeno usem o DIVx que é muito bom, segue um print de uma configuração boa: Só pra relembrar, para o efeito ser ativado no youtube, deve-se inserir a seguinte TAG no campo de palavras chave: yt3d:enable=true Link para baixar a template
E como que faz para ver em 3D com aquele óculos que a gente ganha no avatar? Dá pra fazer vídeo para ver com aquele óculos no monitor do PC ou só no cinema?
"Júlio Santos" disse: E como que faz para ver em 3D com aquele óculos que a gente ganha no avatar? Dá pra fazer vídeo para ver com aquele óculos no monitor do PC ou só no cinema?
E ai cara, então isso ja foi explicado, existem 3 sistemas de cinema 3d e nenhum é compatível entre si. Ou seja o realD usa um tipo de óculos, o Dolby usa outro... e como disse eles são sistemas diferentes. E o sistema que foi criado para ver em TVs tb é bem diferente. Ou seja, cada sistema tem seu óculos. Por enquanto só existe um sistema de 3d para PC que é o da Nvidia e ele não é compatível com o youtube, pois precisa rodar em directX e tem que ser em tela cheia, o youtube até executa em tela cheia, mas como roda pela internet, não executa em directX. A AMD ATI já anunciou o sistema deles, mas não sei quando chega no mercado. Quanto sistemas para casa, a panasonic já lançou a dela no mercado, creio que logo chega no Brasil. Tu encontra bem mais informações sobre isso no meu Blog. E a propósito achei algumas reportagens muito boas sobre cameras 3d, tanto as usadas no Avatar quanto as que já estão chegando ao mercado. http://3dvicio.blogspot.com/2010/02/james-cameron-stereoscopic-3d-camera.html http://3dvicio.blogspot.com/2010/02/camera-3d-em-full-hd-da-panasonic.html
e aí tiago, blz cara? Segui suas sugestões e e fiz essa imagem com a sua dica do stereomaker, a primeira impressão que tive foi que a imagem saltou ainda mais da tela, dá uma olhada e veja o que vc acha... Vlw pelas dicas, abraço Pedro

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710669.

Total de membros registrados: 138146

Últimos membros registrados: mikael_a, felipemattoli, cineboss, fercomin, Lopez31Yasir, Djavan, Ferhsq, mggarcia.

Usuário(s) on-line na última hora: 1425, sendo 17 membro(s) e 1408 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: weberton santos, Augusto Peixoto, Renatto, rebeca_demoura, TadeuB79, Ricardo Paranhos, Reinaldo Silva, gago, Joao Barreto, Eber.Silva, Duda, Gabriel.C, AlexTerra, Lucas Reis, Thiago Couto, Osvaldo Arquiteto, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.