Oi gente, tudo bem?
3Designer> Se a cena é estática então é facinho de fazer e fica perfeito, animar esse efeito realmente é muito difícil, eu estou pensando até agora nisso, vou testar aqui para ver se consigo animar, se conseguir eu mostro.
Para fazer estática é só modelar o Mesh do Max no formato que desejar, da mesma forma que modelaria um personagem, um carro, ou qualquer outra coisa, é só modelar o mar com o tubo formado, na ponta do tubo coloca partículas com o PFlow para fazer a espuma, no mar aplica um material parecido com o que expliquei no tutorial aqui do Contest que já vai ficar legal.
Se ainda não sabe modelar, leia os tutoriais "Edit Mesh Vertex", "Edit Mesh Edge", "Edit Mesh Face/Polygon", depois as matérias "Modelando em Mesh", "Técnicas Avançadas de modelagem", e depois veja os vídeo tutoriais sobre Editable Poly na RedPixel.
Sobre o RealFlow e o Glu3D, o RealFlow é o único programa do mundo que faz o que ele faz, o Glu3D é um ótimo plugin para gerar efeitos de água no Max, o único por enquanto, mas não chega aos pés do Real Flow, realmente o Real Flow é milhares de vezes mais poderoso, mais estável e mais robusto, foi o primeiro simulador de líquidos e tem anos de experiência, o Glu saiu agora e nem está pronto ainda.
Andrei> Porque você fala ruindows? Todo mundo que fala assim com certeza absoluta usa o amador e problemático windows 98, que nem de longe foi feito para trabalhar com programas do nível do 3DS Max, quem usa um windows profissional e mantém o sistema atualizado não chama de ruindows porque não tem problemas com o sistema operacional.
Mude urgente para o Windows 2000 que 90% dos problemas que tem, principalmente com o Max, vão parar de acontecer.
Uso o Windows 2000 SP 4 aqui e nunca tive o menor problema.
O Windows XP Pro também é profissional, mas é um sistema muito novo ainda e cheio de problemas, quando ele estiver lá pelo SP 4 vai estar maduro, estável e confiável como o Windows 2000 é hoje.
Abraços