A Morte do Mental Ray

A Nvidia resolveu desligar os aparelhos que mantinham o Mental Ray em coma desde que foi comprado pela empresa em 2007, é o fim do pioneiro em Raytrace que reinou hegemônico nos principais filmes produzidos nas décadas de 90 e 2000.

Ver tutorial

Por: Adminin  

Em: 24/11/2017 02:35

Oi Jr, tudo bem?

Realmente você está entre os primeiros usuários do Fórum, pois ele iniciou em 2003 e você se registrou em 2004.
Agradeço por acompanhar a gente durante todo este tempo e fico feliz de saber que o site foi útil para você.

Entendo perfeitamente o que você falou sobre o sonho de trabalhar com efeitos visuais gerados por computador, pois este também foi o meu sonho e eu persegui ele durante um tempo, até que vi que era uma grande furada.

Portanto, não se arrependa de não ter seguido esta área, é uma área com pouco trabalho e até grandes estúdios americanos e europeus fecharam as portas nos últimos anos.
A história da Rhythm & Hues na produção do filme Life Of Pi virou um marco no mundo do VFX, mostrando que hoje é duro ganhar o suficiente apenas para se manter trabalhando com VFX.
Qualquer outra coisa que tenha escolhido para fazer da vida, eu te garanto que foi melhor!!!

CG dá dinheiro em áreas que precisam visualizar coisas que serão produzidas de verdade como maquete, sapatos, jóias, embalagens, produtos em geral, a única área de entretenimento que dá dinheiro é Games.

Sobre a morte do Mental Ray, a Nvidia comprou a Mental Images em 2007, se não me engano, muitos pensaram que era por causa do Mental Ray, mas nunca foi, eles queriam a tecnologia do Iray, que é a versão do Mental Ray para renderização através da GPU, ou seja, da placa de vídeo.
Então, simplesmente não investiram no Mental Ray e ele foi ficando ultrapassado, tanto a ponto de levar horas para renderizar uma imagem que os renderizadores modernos fazem em 5 minutos.
Isso fez os usuários irem migrando, a maioria para o V-Ray, e quando a Nvidia anunciou que não iria mais lançar versões dele, praticamente nem tinha mais usuários para reclamar ou se comover.

A Autodesk viu e aprendeu como faz para matar um programa que tem muitos usuários, sendo alguns famosos igual os estúdios de Hollywood, como você bem disse.
Então, eu acredito que estão fazendo a mesma coisa com o Max, apresentando atualizações pífias para perder usuários de propósito e poderem matar o programa sem grandes comoções.

Se alguma coisa serve de consolo, parte da tecnologia de Ray Tracing Real-Time das placas Nvidia são remanescentes do Mental Ray, então, o que sobrou dele ajuda todos os demais renderizadores a renderizarem mais rápido atualmente.

Sobre a migração para outro programa, eu acho que vai levar 10 anos para conseguirem matar o 3ds max ou mais, pois o Mental Ray levou 10 anos.
Agora, a questão de migrar para outro Soft nem é porque o Max pode acabar, é porque não vale mais a pena usar o 3ds max, eu mesmo pretendo migrar para o Blender depois de mais de 20 anos usando o 3ds max, muitos deles profissionalmente.

Hoje a Autodesk obriga você a atualizar o programa todos os anos, então, fica caríssimo para empresas pequenas manterem um Soft deste, além disso as atualizações são pífias, você paga por muitas versões cheias de problemas e ninguém te indeniza de nada, sem contar que espiam a sua atividade no PC através das aplicações que te obrigam a instalar, ou seja, é um absurdo.
Enquanto isso, tem programa até gratuito que faz a mesma coisa, não te obriga a nada e nem te espiona, como o Blender.
Se quiser um Soft comercial, eu indico o Cinema4D.

Sobre o Render, hoje em dia o V-Ray é o que o Mental Ray era no passado, ele que é usado na maioria dos filmes de cinema, tem todos os recursos modernos que existem, é veloz, tem Plug-ins para vários programas facilitando o intercâmbio, tem formato próprio de cena igual o Mental Ray tinha, é fácil de configurar, é um Render excelente e com nível de produção.
Se deseja um Render um pouco mais simples e com menos recursos, o segundo preferido do pessoal é o Corona, se fizer uma pesquisa verá que a maioria usa o V-Ray e o Corona ficará em segundo lugar.

Tem uma pesquisa da CGArchitect sobre os Renders mais usados que publiquei no início do ano e mostra isso, está neste link: http://www.cgarchitect.com/2019/03/2019-architectural-visualization-rendering-engine-survey---results

Abração

André Vieira

Andre, boa noite,

Como eu não tinha marcado esta notícia, de primeira levei um susto, por que o Andre danou a falar do Falecido depois de já está pra lá além?

Pensei com os meus botões, ele deve ter se entregado, de vez, ao contato definitivo e adicto do cachimbo com a "pure afegan" e se tomou um caminho sem volta na ingesta do produto final da papola da terra das montanhas e cavernas.

Seriamente vi você entregue ao "papolismo heroínico psolista do PT", sabe? Nossa que trágico fim.

Mas aí vi que um colega tinha perguntado a respeito do Mental Ray que ainda não sabe que o Falecido já abandonou, há muito, o estágio de decomposição comercial avançada. Tinha até esquecido o quanto tive que estudar para aprender o Mental Ray, mas com o super investimento que fizeram pela sua morte e as atuais RTX, o Falecido não teria vez - e vida - neste mundo novo do Real-Time. Foi, portanto, um crime premeditado pela Autodesk e executado pela NVIDIA, sem dó nem piedade, com direito a release e todas as honras do ritos funerários - pra ninguém mais encher o saco.

Me refiro zoando, mas foi um importante e planejado rito de passagem e programada destruição de um renderizador que foi congelado e, depois, derretido até virar nuvem e ir para o espaço.

Caro colega jr2011, se eu não conhecesse o Andre, eu diria que ele é o grande mentor por trás de toda a trama empresarial e comercial que levou o Mental Ray a um tipo de falência múltipla de desenvestimentos, pois eu sou testemunha: O Andre previu a queda e morte do Mental Ray com uma antecedência impressionante. E, do mesmo modo, previu, também, o fim lento e gradual do 3ds Max.

Por outro lado, caro jr2011, há esperança, quando vemos o que está acontecendo com o Blender, a Fundação Blender que certamente tornar-se-a, em futuro não muito distante, uma cultura em meio aos programas de modelagem 3D.

Andre, você não tá papolando de cachimbada não, né? Hahahahahahahaha. Como se não bastasse ter que estudar o V-Ray, teremos que nos adequar a realidade - que não é mais do futuro e que se chama Blender.
Abrção fraterno,

Marcelo Baglione


Oi Marcelo, tudo bem?

Imagine o susto que o Jr tomou quando resolveu voltar para o mundo 3D e viu que o Mental Ray tinha morrido.
Ele se perguntou a mesma coisa que todos quando souberam, como um Render usado nos maiores filmes do cinema tinha morrido?

Porém, como disse para ele, apesar da morte do Mental Ray como renderizador, parte da tecnologia dele está no sistema RTX que hoje aumenta a velocidade de todos os renderizadores e permite até o Ray Tracing em tempo real.

Então, ele se foi, mas a sua alma continua melhorando o rendimento de todos os outros, é o fim mais nobre que um Render poderia ter.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707114.

Total de membros registrados: 134871

Últimos membros registrados: Alex Bastos , maamassabwe, paxaki, TeKaBR, Roxiie, Uzumaki02, Rehquina, emailblocos.

Usuário(s) on-line na última hora: 595, sendo 28 membro(s) e 567 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: gilson antunes, Cledson, Alex Bastos , Celso Borttoloto, Le_Andro, luciano3d, magnobsj, Pedro Juliato, Junior, claro_lima, cadwillem, clastac, deathstars, Osvaldo Arquiteto, Leonardo, Roberto Movanni, Geraldo Nunes, TeKaBR, pinart, Eng Damasceno, NunoGarcia, Fabio Catelleno, arquiluc, gago, Moura, marcio.alain, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.