Oi Marcelo, tudo bem?
Hahahahahahaha
É isso mesmo, naquela época as pessoas corriam perigo se dessem sua opnião, não é o fim da picada?
Pode perguntar para o Juliano Kloss, ele estava marcado para morrer porque usava o Mental Ray e opinava a favor dele!!!
Foi o próprio Juliano que me contou estes dias atrás, na época eu não fiquei sabendo, nem sei quem era o moderador, o Juliano não falou.
Por isso que acho brando chamar o cara de vraylista, o melhor é vrayzista de nazista, pois eram fundamentalistas xiitas.
Agora, atribuir o crescimento do V-Ray no Brasil as ameaças de morte que os usuários de MR sofriam aqui no fórum foi sensacional, fiquei meia hora rindo sozinho até poder voltar a escrever a mensagem!!!
Falando sério, eu também acho que você fez muito bem de escolher estudar o V-Ray, pois é o melhor e mais completo renderizador da atualidade, o Redshift é rápido mas não tem muitos dos recursos que o V-Ray tem, além de obviamente ele não servir apenas para maquete, eu sempre enfatizo que quem trabalha com maquete não pode escolher render e tem que usar o V-Ray por causa das bibliotecas, mas hoje em dia o V-Ray é usado em cinema e até ganhou prêmio da academia, o mesmo prêmio que o Mental Ray também ganhou diversos anos atrás, então, o V-Ray serve para qualquer área, mas ele tem uma vantagem a mais nas áreas técnicas como engenharia e arquitetura, pois ele possui Plug-ins para os principais programas de CAD, coisa que não acontece com os demais renderizadores.
Logo será lançado o Plug-in do V-Ray para o Unreal, então, não tem como ser mais hegemônico do que isso, pois ele vai abranger todas as áreas.
Essa tomada geral do mercado não é apenas mérito do Render em si, é mérito da Chaos e do Vlado, que geriu a empresa muito bem, muitos caras são bons em programação ou na área artística e são péssimos empresários, dai fica difícil, mas o Vlado é um ótimo empresário e isso que fez toda a diferença.
Qualquer outro já teria perdido o controle da empresa, mas ele está na frente da Chaos há mais de 15 anos e fez do V-Ray o que ele é hoje.
Sobre a questão histórica, eu achei muito legal a sua idéia de alguém estudar a história da computação gráfica decentemente e publicar um material de nível sobre o assunto, seria muito interessante, eu já li bastante coisa e vi vários vídeos por ai contando partes da história, mas nunca vi um material completo abordando não apenas os primórdios, mas também o desenvolvimento das empresas da área.
Acho que Autodesk e Adobe não gostariam dessa publicação.
Sobre os protótipos que postou, eu adorei todos, são lindos e parecem aviões modernos, o da asa voadora eu já conhecia, mas não sabia que era um avião a jato da década de 30.
Por isso acho que a tecnologia vem sendo suprimida da humanidade desde o início do século passado, porque se na década de 30 existiam aviões deste nível, não é possível que os aviões de hoje não tenham avançado em quase nada, apenas na eletrônica e automação, a propulsão continua a mesma há 100 anos.
Abração e tudo bom.
André Vieira