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A Morte do Mental Ray

A Nvidia resolveu desligar os aparelhos que mantinham o Mental Ray em coma desde que foi comprado pela empresa em 2007, é o fim do pioneiro em Raytrace que reinou hegemônico nos principais filmes produzidos nas décadas de 90 e 2000.

Ver tutorial

Por: Adminin  

Em: 24/11/2017 02:35

Oi NickBoy, tudo bem?

Desculpe a demora para responder, tirei uma folga do site e da internet nestas últimas semanas do ano.

Não tem do que agradecer, eu que agradeço pelas suas visitas, pela sua participação aqui no fórum e pela confiança que deposita na gente.

Agradeço também pelos votos de Natal e apesar de atrasado desejo o mesmo em dobro para você e toda a sua família.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Neosmar, tudo bem?

Desculpe a demora para responder, tirei uma folga do site e da internet nestas últimas semanas do ano.

Realmente o Mental Ray é mais simples de configurar do que o V-Ray porque ele oferece poucos parâmetros na janela do Render, basicamente basta ajustar o Diffuse Bounces e os Samples de Antialiasing, já o V-Ray tem bastante parâmetros de configuração na interface do 3ds max, boa parte porque ele precisa manter a compatibilidade com arquivos antigos, mas a Chaos já está otimizando a interface nas últimas versões para exibir apenas o necessário, como a adição daqueles botões Default, Advanced e Expert.

Nos outros programas que também tem Plug-in do V-Ray, como o Rhinoceros por exemplo, a interface é muito mais otimizada, muito mais simples e prática.

Porém, na questão de tempo de renderização o V-Ray é absurdamente mais veloz do que o Mental Ray em qualquer situação, pode ser que em Caustics o tempo seja similar, mas no resto perde de feio.

Infelizmente a Nvidia não investiu no Mental Ray nos últimos 10 anos, então, ele ficou ultrapassado e não aproveita as tecnologias dos Hardwares mais modernos, enquanto que, o V-Ray está sempre com as técnologias mais recentes.

Essa sensação que você está tendo do Mental Ray ser mais rápido é normal quando migra de renderizador, pois o que faz renderizar rápido é a experiência do usuário no Render, então, conforme você for pegando mais prática no V-Ray vai conseguir ajustar melhor os valores de tudo para obter bons resultados com o menor tempo de renderização.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Marcelo, tudo bem?

Realmente no meio da década de 2000, quando a Autodesk integrou o Mental Ray no 3ds max e o V-Ray começou a despontar no mercado de maquete, a briga entre os usuários dos dois renderizadores era grande e prejudicou bastante a nossa comunidade, pois se formaram duas facções xiitas dispostas a se atacarem mutuamente.

Lembro que na época até pensei em criar uma seção fechada no fórum e sem moderação para as pessoas se xingarem a vontade lá dentro, para você ver o nível que chegou.

Porém, muita gente que falava mal do Mental Ray não conhecia nada sobre ele e quem falava mal do V-Ray também não conhecia nada sobre ele, pois cada um era totalmente devoto ao seu renderizador de estimação porque simplesmente não conseguiam obter bons resultados em outros renderizadores.

Naquela época ainda não tinha acontecido a revolução do Gamma e muita gente nem sabia o que era isso, só quem trabalhava com composição de vídeo que conhecia bem de Gamma, quem trabalhava com maquete nunca nem tinha ouvido falar nisso e não sabiam que era apenas uma questão de ajustar o Gamma para obter bons resultados facilmente.

No início era verdade que o Mental Ray era mais difícil de configurar, pois ele tinha muito mais parâmetros na interface do Render e precisava compor com Shaders para criar bons materiais, enquanto que, o V-Ray tinha o ótimo VRayMtl que gerava os principais materiais com facilidade.

Porém, com a adição do material Arch&Design, a reformulação das Photometrics e a otimização da interface do Render no Max, coisa que aconteceu por volta de 2009, o Mental Ray se tornou o Render mais fácil de configurar no 3ds max, pois basta ajustar o Diffuse Bounces e os Samples de Antialiasing para obter um bom resultado, já que o Preset padrão do Final Gather costuma ser adequado para qualquer cena, exceto animação.

Além disso, muitos dos recursos que o Mental Ray tem desde o início dos anos 2000, só foram implementados no V-Ray e em outros renderizadores mais recentemente, por exemplo o Aerial Perspective, que só foi adicionado no V-Ray 3, efeitos volumétricos, Rounded Corner, entre vários outros, então, o Mental Ray tinha mais recursos para configurar e parecia mais complexo do que os outros, mas as configurações de iluminação e Render em si eram as mais simples de todas.

Infelizmente ele realmente tinha que acabar porque sem investimento ninguém sobrevive e a Nvidia fez de forma que quando acabasse ninguém mais estivesse usando para poder reclamar.

A partir do Mental Ray a Nvidia criou os sistemas de GI Real-Time do GameWorks e até as tecnologias mais avançadas de Denoiser que estão lançando agora e será implantada no V-Ray, para você ver a ironia do destino!

O problema foi a Autodesk ter comprado o Arnold para substituir o Mental Ray quando poderiam ter comprado o Corona ou até o Redshift, mas esconheram um renderizador com a mesma tecnologia antiga do Mental Ray, é incrível!

Como você percebeu, nos outros programas a interface do V-Ray é muito mais otimizada, prática e fácil de configurar, pois nestes programas a Chaos não precisa manter a compatibilidade com arquivos e recursos antigos como é necessário no Max, onde o V-Ray já está há mais de 15 anos.

Nas últimas versões eles começaram a otimizar a interface no Max adicionando aqueles botões Default, Advanced e Expert para mostrar apenas as configurações necessárias.

Tudo tem que evoluir para sobreviver e quem não evolui acaba excluído pelo mercado, foi o que aconteceu com o Mental Ray e infelizmente é o que vejo acontecer com o 3ds max.

Claro que vai levar muitos anos para um programa como o 3ds max perder tantos usuários a ponto da Autodesk resolver finalizá-lo, mas se as coisas continuarem no caminho que estão, eu acho que o 3ds max não chega no final da próxima década.

Hoje mesmo postei a notícia do Motiva Unknit, que faz mapeamento automático com qualidade próxima do mapeamento manual e terá Plug-in para o Unreal, portanto, os usuários não precisarão mais do 3ds max para mapear, poderão exportar do Revit e SketchUp direto para o Unreal e mapear lá mesmo.

Para modelar tem muitos programas bons e baratos por ai, para texturização é o Substance Painter, para renderização tem os Renders Real-Time do Unreal e Unity, agora em Dezembro lançaram o Octane de graça para o Unity e logo sai o Plug-in do V-Ray para o Unreal, então, as pessoas poderão fazer renderizações Real-Time ou Offline nas Engines que são gratuitas.
Ou seja, só precisa do 3ds max se tiver que animar alguma coisa.

O dia que colocarem um Plug-in de Rig (já demonstrado) e melhorarem o sistema de animação das Engines, acabou para o 3ds max, já que a Autodesk deixou o Max perder o mercado de produção de vídeo para o Cinema4D, incentivou os desenvolvedores de Games a usarem o MayaLT e não deu a devida importância para a área de arquitetura, então, parece que é de propósito, porque ninguém acaba com os 3 principais mercados de um programa sem querer, nem se for muito incompetente, pois para conseguir isso com o principal programa de 3D do mundo tem que planejar e executar tudo muito bem.

Sobre a sua migração de renderizador, realmente o Redshift tem pouco material de estudo para o 3ds max porque para os usuários de 3ds max só existe o V-Ray, como mencionei na resposta da sua mensagem no tópico do Redshift, lá eu também passei algumas dicas para você configurá-lo com facilidade e qualquer dúvida que tiver e eu puder ajudar, é só falar.

Mas como também mencionei lá no tópico do Redshift, se vai estudar o V-Ray eu acho melhor se dedicar apenas à ele e deixar o Redshift para depois, já que o tempo de render entre os dois não é tão diferente como é em relação ao Arnold e ao Mental Ray.

Também não acho boa idéia se dedicar ao Corona, porque apesar das boas intenções da Chaos, ela não será tonta a ponto de privilegiar o Corona em detrimento do V-Ray.
Eu até achei que seria diferente, mas desde a compra do Corona diminuiu muito a divulgação de coisas voltadas para ele, então, acredito que o Corona não vai durar muito tempo.

Sobre a questão do Final Gather, ele é um método de irradiação usado para solucionar a iluminação da cena, portanto, é muito parecido com os métodos de Irradiance do V-Ray e do Redshift.

Note que, no Redshift você até pode usar Photon Map e Irradiance para suavizar da mesma forma que o Mental Ray fazia com Photon Map e Final Gather, mas não vale a pena, pois é uma técnica antiga e ineficiente.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa tarde,

Beleza?

Sua longa e excelente explanação, praticamente já esgota o assunto. Ontem mesmo, tarde da noite, já tinha me decidido a estudar somente o V-Ray e deixar os outros correrem paralelamente - especialmente o Redshift que vou acompanhar à distância. Resumindo: seria um dispêndio de eneriga e concentração. Vou de V-Ray que não sei absolutamente nada a respeito.

Embora, como tenha dito, sua resposta é mais explícita que pornografia - embora pornográfico, mesmo, seja o que a Autodesk planeja, se tudo der certo, a longo prazo...

Se você me permite, farei uma sumaríssima digressão com dois "cases" históricos de como o homem que sabe construir algo bom ou é capaz de destruir-lo ou aproveita-lo, desenvolvendo uma ideia que já existe.

John Davison Rockefeller (1839-1937), o patriarca de uma império familiar e barão do petróleo nos seus primórdios era um gênio da negociata - em todas as suas designações; uma espécie de Odebrecht elevado à última potência. Parte deste caráter ou perfil está magistralmente contido no grande filme Assim caminha a humanidade ou Giant (1956).

Rockefeller era um polvo voraz nos negócios. E não chegou a ser ou construir o império que edificou, sem que destruísse, comercial e financeiramente todos os seus concorrentes. Logo, quando ele deixava seu concorrente no chão, ele comprava e incorporava este à sua famosa Standard Oil Company.

Foi por causa desta voracidade e o estabelecimento do monopólio - extração, refino e distribuição - que se evocou nos EUA, a famosa Lei Anti-Trust ou Ato Antitruste Sherman que obrigou Rockefeller, por lei, a particionar a Standar Oil.

Mas o que tem a ver isso com as calças, Andre? Muito!!!

A Chaos, muito bem sucedida no exitoso V-Ray, absorveu o emergente Corona, né? Somos delirantes, ou você acha que a Chaos vai destruir sua galinha dos ovos dourados por causa do Corona? Algo foi vislumbrado no horizonte empresarial que permitiu ou tornou imperativo - estrategicamente - a absorção do Corona pela Chaos. Ele pode não ser o melhor renderizador do sistema, mas ganhou muitos e muitos admiradores, sim - isso é uma realidade. Pesquisa de mercado e perspectivas que não conhecemos? Provavelmente devam existir muitos "buracos lá embaixo" nesta negociata - que, tenho certeza, deve ter sido pra lá de vantajosa para os donos do Corona; que tudo indica, não estavam com a cabeça cheia da homônima cerveja que considero uma água sanitária com gas ou uma grande porcaria.

Portanto, os criadores do Corona podem ser tudo, "menas" bêbados de dar uma fatia de mercado e o seu produto rei de mãos beijadas à Chaos, sem uma excelente contrapartida - mesmo que ela envolva o muito bem pensado - e vantajoso! - enterro da própria criação.

Só mais uma, Andre, e paro de encher o saco, tá? Parece papo de maluco que não tem nada a ver - mas tem  sim!

Não sei se você já teve a oportunidade de conhecer o famoso Horten Ho 229, um bombardeiro (e caça, também) que já vinha sendo pensado por seus criadores, desde os anos 30. Ele foi o protótipo, cuja linha ou design era um delta, conhecida, também, como "asa voadora".

Andre, vou repetir, pois acho que você ainda não entendeu. Este protótipo era um bombardeiro "a jato". Entendeu? A jato! Sim! Foram os alemães (nazistas) os criadores e desenvolvedores do primeiro avião a jato: o Messerschmitt Me 262.

Andre, essa porra do Horten Ho 229 foi fabricada e... voou, tá? Isso em 1944. Bem..., "us alemão pÊrdÊu a guerra; sifu".

Te pergunto: o projeto foi perdido? A empresa norte-americana de então, a Northrop Corporation fabricou o protótipo XB-35 em 1946. Andre: a versão deste protótipo da Northrop tinha sua propulsão à... "hélice!" Entendeu? Vamos dar um pulo na história em várias décadas, pós-guerra.

Você acha que o lindíssimo e assustador (e já aposentado) Vulcan inglês, o invisível stealth norte-americano ou o bomber devastador B-2 Spirit que faz manobras dos EUA com os sul-coreanos nos limites da fronteria da Coreia do Norte, nas barbas do Ping-Pong é um avanço ou uma original criação das forças aliadas durante o pós-guerra?

Assim como Rockefeller que devastava a competição, acho que ficou claro que os "rockefellers" da Chaos, acredito eu, não possuem genética ninpônica para cometer um harakiri comercial e dar absoluta moral para o Corona.

Do mesmo modo que o genial e futurista e muito, muito além do seu tempo, o Horten Ho 229, não foi destruído ou abandonado pelos aliados, não acredito que o Corona terá o mesmo destino que o Mental Ray teve pelas mãos da NVIDIA em seu "NVIDIA MENTAL RAY TRANSITION FAQ", no ítem Q: Why is Mental Ray being discontinued?

O tempo dirá se a Chaos foi "Rockefeller" ou uma "coalisão aliada" em relação ao Corona.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: Perdão se trilhei um caminho meio estranho, mas considerei adequado e importante como possível argumento de compreensão comercial e mercadológico, Andre. Abaixo, vou postar as imagens dos modelos citados, o Horten Ho 229, o XB-35 e o B-2. Esta participação crítica foi redigida, tendo como trinha o álbum The Beatles [1967] Magical Mystery Tour.

Obs: Adoraria participar de um fórum destes, com o pau quebrando entre MR X VR. Acho, tenho certeza que seria expulso logo no início do jogo, kkkkk.
Andre, estes são os modelos citados: o Horten Ho 229, o XB-35 e o B-2.
Andre, este é o Vulcan inglês - já aposentado.
Oi Marcelo, tudo bem?

Você é uma figura. laughing
Fiquei rindo aqui por você falar que gostaria de participar das brigas entre MR e VR que aconteceram aqui por volta de 2008, que eu chamo de guerras rendricas. laughinglaughinglaughing

Teve gente que era ameaçada até de morte, pergunte para o Juliano Kloss que sempre posta aqui no fórum, ele me disse que foi ameaçado de morte por um moderador do site na época, para você ver como estas brigas prejudicaram a nossa comunidade, pois é bravo um usuário ser ameaçado de morte por um moderador!!!
Creio que muitos deixaram de participar por causa deste tipo de coisa.

Sobre ter decidido estudar o V-Ray, eu acho que você fez a melhor opção, porque mesmo não atuando em maquete o V-Ray se tornou hegemônico na área de renderização, além disso, tem Plug-ins para vários programas, então, é fácil migrar de programa 3D mantendo o renderizador que já domina e confia.
Sem falar na quantidade de material de estudo que terá à disposição, enquanto que, no Redshift tem que ser meio autodidata porque não vai encontrar material algum.

Gostei muito da história que contou sobre o JD Rockefeller e concordo que é a mesma coisa que acontece hoje com muitas empresas ao redor do mundo, sendo incorporadas pelos seus maiores concorrentes, mas como são áreas menos sensíveis e estratégicas do que o petróleo, ninguém dá atenção e deixam formar monopólios nocivos aos consumidores como provam a própria Autodesk e Adobe.
Se 3D fosse estratégico igual o petróleo já teriam desmembrado a Autodesk e a Adobe há muito tempo.

Eu acho que isso vai levar o mundo a uma corporocracia, onde os governos serão dominados por cartéis de empresas igual já acontece no Brasil, mas isso já é outra história.

Voltando ao seu tópico, também gostei da história sobre o avião Horten Ho 229, que eu não conhecia, apesar de já ter lido bastante sobre os avanços tecnologicos dos Nazistas na segunda guerra mundial, tanto é que a operação Paper Clip levou os principais cientistas alemães para os EUA, que logo depois se tornaram potência mundial, outra parte foi para a Rússia, que virou a segunda potência mundial.
Além disso, 50 anos depois a Alemanha que foi destruída na guera se tornou a principal economia da Europa.

Imagine se o Brasil tivesse sido destruído em 1945, até hoje estaria igual o Haiti!!!!

Entendo que as duas histórias tem tudo haver com o assunto da compra do Corona pela Chaos e também acho que apenas o futuro dirá se valeu a pena ou não, pelo menos para os usuários.

Segundo os desenvolvedores do Corona, eles estavam precisando de investimento fazia tempo e eles mesmo procuraram a Chaos, então, se isso for verdade, eles já estavam "à venda" desde que a Autodesk estava negociando a compra da Solid Angle com o Arnold, portanto, a Autodesk perdeu outra grande oportunidade.

O que acho estranho é a queda drástica de postagens de vídeos da Render Legion e de artigos no seu Blog como faziam antes da venda para a Chaos, eu acho que o Corona deu uma sumida grande nos últimos meses e isso não é bom para nenhum programa.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa tarde,

"Credo quia absurdum". Só "falanÙ" assim, mesmo! Hahahahahahaha. O "Moderador" (vraylista) disse que... "ia dar um...'tiro' no membro participante do fórum do qual o moderador é, também, o... 'matador'?" Hahahahahahaha. Porra, isso é que é fórum casca grossa, Andre. Tem certeza? O Moderador ameaçava de dar tiro em "raymentalista"? Caraca, então o sujeito ia dá di bazuca em nÊu! Agora compreendo, também, os outros motivos que fizeram o V-Ray crescer tanto no Brasil: as ameaças que a galera adepta do MR sofria; no caso, neste fórum - de sujeito homem e maluco, principalmente, hahahahahahaha.

Olha, me decidi, mesmo, pelo V-Ray porque seria uma tremanda perda de tempo, André. Além disso, o VR pode tranquilamnte ser utilizado em produtos e tantos outros segmentos que não seja somente arquitetura e maquete eletrônica.

Ah! Essa moderador não está mais no 3D1, né? Hahahahahahaha.

Quanto ao resto, eu gosto bastante de fazer paralelos com a evolução histórica destes segmentos como o surf, Esqueite e tantos outros. No caso, estas operações de absorção, como aconteceu com o Corona ou a plausível meta de desmantelamento do 3ds Max pela Autodesk, merece ser estudada por alguém - que não é o meu caso. Sou apenas um observador crítico destes... "movimentos". Não são maneiríssimos o protótipos e seus consequências, em termos de design? Também tenho grande interesse e dados históricos referente a este período histórico da II Grande Guerra. Sim, claro que conheço a famosa operação Paper Clip que sugou tudo de bom que existia em termos de avanços e mão de obra (mental) especializada da Europa, direta para os EUA no pós-guerra.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: Esta participação teve como fundo musical crosby, stills & nash [1969] Helplessly Hoping.

Este é o link para ouvir e fazer o download de crosby, stills & nash [1969] Helplessly Hoping:

https://userscloud.com/1bmgook81fzp
Oi Marcelo, tudo bem?

Hahahahahahaha
É isso mesmo, naquela época as pessoas corriam perigo se dessem sua opnião, não é o fim da picada?
Pode perguntar para o Juliano Kloss, ele estava marcado para morrer porque usava o Mental Ray e opinava a favor dele!!!
Foi o próprio Juliano que me contou estes dias atrás, na época eu não fiquei sabendo, nem sei quem era o moderador, o Juliano não falou.

Por isso que acho brando chamar o cara de vraylista, o melhor é vrayzista de nazista, pois eram fundamentalistas xiitas. laughing

Agora, atribuir o crescimento do V-Ray no Brasil as ameaças de morte que os usuários de MR sofriam aqui no fórum foi sensacional, fiquei meia hora rindo sozinho até poder voltar a escrever a mensagem!!! laughinglaughinglaughing

Falando sério, eu também acho que você fez muito bem de escolher estudar o V-Ray, pois é o melhor e mais completo renderizador da atualidade, o Redshift é rápido mas não tem muitos dos recursos que o V-Ray tem, além de obviamente ele não servir apenas para maquete, eu sempre enfatizo que quem trabalha com maquete não pode escolher render e tem que usar o V-Ray por causa das bibliotecas, mas hoje em dia o V-Ray é usado em cinema e até ganhou prêmio da academia, o mesmo prêmio que o Mental Ray também ganhou diversos anos atrás, então, o V-Ray serve para qualquer área, mas ele tem uma vantagem a mais nas áreas técnicas como engenharia e arquitetura, pois ele possui Plug-ins para os principais programas de CAD, coisa que não acontece com os demais renderizadores.

Logo será lançado o Plug-in do V-Ray para o Unreal, então, não tem como ser mais hegemônico do que isso, pois ele vai abranger todas as áreas.

Essa tomada geral do mercado não é apenas mérito do Render em si, é mérito da Chaos e do Vlado, que geriu a empresa muito bem, muitos caras são bons em programação ou na área artística e são péssimos empresários, dai fica difícil, mas o Vlado é um ótimo empresário e isso que fez toda a diferença.
Qualquer outro já teria perdido o controle da empresa, mas ele está na frente da Chaos há mais de 15 anos e fez do V-Ray o que ele é hoje.

Sobre a questão histórica, eu achei muito legal a sua idéia de alguém estudar a história da computação gráfica decentemente e publicar um material de nível sobre o assunto, seria muito interessante, eu já li bastante coisa e vi vários vídeos por ai contando partes da história, mas nunca vi um material completo abordando não apenas os primórdios, mas também o desenvolvimento das empresas da área.
Acho que Autodesk e Adobe não gostariam dessa publicação.

Sobre os protótipos que postou, eu adorei todos, são lindos e parecem aviões modernos, o da asa voadora eu já conhecia, mas não sabia que era um avião a jato da década de 30.
Por isso acho que a tecnologia vem sendo suprimida da humanidade desde o início do século passado, porque se na década de 30 existiam aviões deste nível, não é possível que os aviões de hoje não tenham avançado em quase nada, apenas na eletrônica e automação, a propulsão continua a mesma há 100 anos.

Abração e tudo bom.

André Vieira
Andre, bom dia,

Não quero esticar mais a conversa de facções no ambiente prisional que você criou n 3D1. Hahahahahahahaha. Primeira coisa que eu faria, certamente, Andre seria um poster para este Moderador ultra radical xiita, hahahahahahaha. Não sei se você sabe ou se já te contei, mas constantemente criou poster (coisa Pop Arte muito crazy), com tom de humor, sátira política a alguma coisa que esteja fervilhando.

Mais tarde, farei uma seleção e te mando por e-mail. Já imaginou o Moderador sendo agraciado com um poster meu? Eu fugiria para uma embaixada, qualquer uma, até de Cuba - nem sei se isso existe e diria estava sendo vítima de perseguição política digital, virtual, qualquer m... dessa, hahahahaha.

Existe concorrência em relação ao V-Ray? Sim! O que não há é competência empresarial e gestão dos que se propõe a isso. O Corona é um casa a ser estudado a fundo, pois poucos sabemos a respeito desta negociação, cujo ponto de vista já externei de alguma forma. Algo de muito bom ele tinha. Ou você, Andre, dono de ums super time de futebol iria desenbolsar uma vala de dinheiro para contratar o saci-pererê à toa para entrar na tua seleção assim, do nada?

Bro, não vamos longe, cacete! Se tudo isso existe, devemos bater continências de gratidão ao gênio de... Alan Turing (1912-1954), o Pai da Computação. Há um filme muito comovente a respeito de sua vida. Valé à pena assistir!

Claro que não cabe a mim fazer uma tarefa tão "sensível" e importante como esta que você citou acima: estudar a gênese destas tera empresar da área de TI, como a destruidora de "galinhas douradas", a Autodesk; ou como você disse, a Adobe, também. Meu caro, deve sair cada uma...

John Davison Rockefeller se tornou o "barão do petróleo" por ser, claro, um gênio empresarialo, mas, também, por não ter um pingo de caráter, por ser um monstro que destruía para possuir, se apossar. Era isso que ele fazia com a concorrência.

Depois te falo uma sobre o Corona, reservadamente, para você sentir como a galera gostou dele, tá?

Mas, como disse, me decidi, mesmo, pelo V-Ray, onde vou começar do zero.

Vou te mandar, depois, uma pergunta sobre programa de modelagem poligonal.

Ah! O que me fez trilhar esta resposta através dos protótipos "asa voadora" é que esta criação é tão icônica que se mantém, até os dias de hoje, como um forte símbolo na psique coletiva - tanto na área 3D como na 2D. Eu vi um excelente tutorial, de um channel espanhol do Rhino, onde o administrador esta postando uma série, onde ele modela um Horten Ho 229, como pouquíssimas diferenças. Este é o link que é um EXCELENTE canal de estudo para o Rhino:

https://www.youtube.com/watch?v=v5946rd2iPU

Ele chama de Drone, mas é um puro reflexo da importância e genialidade do Horten Ho 229.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: Esta postagem teve como trilha musical Jimi Hendrix [1969] Live At Woodstock 2 CDs - 2010 japanese - Here My Train Comin´. Versão completa, sem cortes.

Link para escutar ou fazer o downloado de Jimi Hendrix [1969] Live At Woodstock 2 CDs - 2010 japanese - Here My Train Comin´:

https://userscloud.com/a0igunf7svyn

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