Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP
dami   João Pessoa pb - AC
APO   Rio de janeiro. - RJ
J.F.Verissimo   Recife - AC
Alexandro   Cascavel - PR

Portfólios Ver Mais

arq.luciana   são paulo
Kassio Massa   São Paulo - SP

A Morte do Mental Ray

A Nvidia resolveu desligar os aparelhos que mantinham o Mental Ray em coma desde que foi comprado pela empresa em 2007, é o fim do pioneiro em Raytrace que reinou hegemônico nos principais filmes produzidos nas décadas de 90 e 2000.

Ver tutorial

Por: Adminin  

Em: 24/11/2017 02:35

Poxa André! Que legal!
Obrigado pela dica, eu com certeza vou estudar esse Redshift! 
Estava pensando em entrar no padrão e estudar V-ray. Até pode ser também, mas agora como você falou do Redshift, estou mudando de idéia. vou iniciar agora inclusive.
Obrigado!
ramires.brito arquitetura
Oi Danilo, tudo bem?

Que pena que a sua placa não é da Nvidia.

O Redshift não depende só da placa de vídeo, ele é um render híbrido, então, consegue utilizar a placa de vídeo e a CPU do PC ao mesmo tempo, por isso que ele é tão veloz.

O problema é que ele não usa um ou outro como acontece com o Iray, por exemplo, que se não tiver GPU compatível ele usa a CPU, mas se tiver GPU compatível ele usa apenas a GPU, no caso do Redshift ele usa os dois juntos e se um faltar não consegue renderizar.

Essa é outra grande vantagem do Redshift em cima dos renderizadores por GPU, porque tem certas coisas que ainda não são possíveis de fazer através da GPU ou demoram demais e o Redshift não tem este problema, ele oferece os mesmos recursos dos renderizadores por CPU, mas tudo é acelerado pela GPU.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Ramires, tudo bem?

Se você trabalha com animação como eu trabalhei a vida inteira, a coisa mais importante do mundo é um render rápido e sem Flicker, por isso que no início eu fui praticamente obrigado a usar o Mental Ray, já que em todos os lugares onde trabalhei usavam ele porque nas primeiras versões o V-Ray era ruim para animação, só resolveu o problema de Flickers depois da versão 2x e foi justamente nesta época que ele passou a ser usado em outras áreas além de arquitetura.

Hoje o V-Ray não tem nenhum problema com animação e não vale a pena usar nenhum outro renderizador se trabalha com maquete, porque é muito importante para a produtividade nesta área ter um monte de bibliotecas de modelos prontos para usar e só o V-Ray tem isso.

Agora, se atua em qualquer outra área pode escolher o renderizador que quiser e o Redshift é o mais rápido de todos com certeza absoluta, é mais rápido mesmo do que os renderizadores por GPU porque ele usa tanto a GPU quanto a CPU ao mesmo tempo, é a união dos dois mundos do Ray Tracing aglutinando o melhor de cada um.

O V-Ray lançou uma tecnologia híbrida para trabalhar com CPU e GPU ao mesmo tempo na versão 3.5, então, ele também está caminhando nesta direção, mas o Redshift é nativamente híbrido.

Se você for estudar mesmo o Redshift e precisar de qualquer ajuda é só falar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Poxa André! Que legal!
Obrigado pela dica, eu com certeza vou estudar esse Redshift! 
Estava pensando em entrar no padrão e estudar V-ray. Até pode ser também, mas agora como você falou do Redshift, estou mudando de idéia. vou iniciar agora inclusive.
Obrigado!

Te aconselho a ir de Vray, a versão 3.6 tem render hybrido GPU +CPU e a qualidade pelo VrayRT é absurda e tempo de render super baixos! e logo vem o Vray 4.0 muito muito mais veloz e otimizado, atualmente configuro quase nada e literalmente ja tenho a "receita" para os render que eu quero. Alem de infinidade de arquivos prontos pra o Vray e plugins como o Florest Pack serem otimizados para ele. Nao estou desmerecendo o Redshift, mais por experiencia propria de uns 7 anos no Mentalray e agora tao pouco tempo com o Vray é algo absurdo a diferença dos render
Depois que Autodesk retirou o MentalRay do 3ds max, fiquei realmente p da vida! nao entendia o porque! afinal conheci o Max(a anos atraz) ja com mentalray integrado, nao conseguia imagina-lo sem. desistir no max e retornei aos meus estudo do c4d(a quem resisitia muito) afinal minha area é videografismo. mas ai comecou a busca por um render que me fisesse feliz, como o mentalray fez... muitos teste depois achei o Redshift. que maravilha! como mestre André citou "ele é parecido com mentalray" embora nunca tenha pensado assim, essa talveis seja a origem da paixao quase imediata. ainda nao o testei em conjunto com o 3dsmax, assim q passar minha magoa da autodesk... talves...
Oi Juliano, tudo bem?

Concordo plenamente com você, tanto que falei a mesma coisa na resposta que dei para o Ramires.
Se a pessoa trabalha com maquete não tem a opção de escolher renderizador, obrigatoriamente tem que adotar o V-Ray se quiser ter chance no mercado, pois a produtividade que as bibliotecas oferecem é imbatível e nenhum outro Render tem este acervo.

Em relação ao tempo de renderização, não é tão diferente igual é para o Mental Ray e o Arnold, pois o V-Ray é um baita Render e a Chaos implanta sempre as últimas tecnologias, diferente dos arcaicos Mental Ray e Arnold, ainda mais agora nas mãos da Autodesk, tem tudo para piorar.

Aproveito a mensagem para te desejar um Feliz Natal e um próspero ano novo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi NickBoy, tudo bem?

Fico feliz de saber que você também sentiu paixão a primeira vista quando testou o Redshift, pois eu pirei quando renderizei a primeira vez com ele por ser tão fácil e tão rápido
Atribui a facilidade a forma de pensar ser muito parecida com a forma de pensar do Mental Ray, se olhar o Arnold por exemplo, a forma de configurar os Samples é bem diferente, se olhar o V-Ray, a forma de configurar Matte, translucência e vários outros detalhes é bem específica dele e apesar das configurações de renderização do Redshift serem mais parecidas com as do V-Ray, a forma de pensar é no estilo do Mental Ray.

Eu sinceramente acho que se a Nvidia tivesse investido no Mental Ray, hoje ele poderia ser o que é o Redshift, que depende puramente das placas da Nvidia para renderizar, mas é um render veloz e moderno.

Quando eu testei o Dispersion do material e renderizou em segundos, depois testei o Preset de leite e também renderizou em segundos, Hair e Volume VDB também, eu não acreditei.
É fácil renderizar rápido nos outros renderizadores cenas comuns com GI, mas vai adicionar SSS e Dispersion para ver, no Redshift não altera em nada o tempo de render, é incrível.

Se me permite uma sugestão, esquece o 3ds max, continua firme no C4D que tem muito mais futuro no vídeo grafismo do que o 3ds max, infelizmente a Autodesk preferiu assim.

Se eu ainda trabalhasse com vídeo grafismo como trabalhei por quase 10 anos, certamente já teria migrado para o C4D faz tempo e nunca mais usaria nenhum programa da Autodesk.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Muito obrigado, não imagina como almentou minha segurança em continuar nesse caminho, muito obrigado mesmo. Feliz Natal para toda sua familia.
Cara eu renderizava com o defuul do max, enm sabia deste mental ray, ficavam horríveis meus renders, até que resolvi aprender a usar o mental ray e mudeia da água para o vinho, estou migrando para o vray, más acho lento para renderizar, o mental ray é mais rápido, mais simples.

boa sortepara nós.
Andre e demais colegas de fórum, bom dia,

Foi com muito pesar e decepção que recebi, antecipadamente, pois o Andre já vinha cantando esta bola há meses, o falecimento do espetacular Mental Ray que a maioria da galera adorava dizer que era complicado e de difícil settagem.

Aliás, um papo dos mais chatos ao qual tinha que escutar era o FlaxFlu Mental RayxV-Ray. O debate inútel e pra lá de chato, pois, majoritariamente, o pau sempre quebrava para o MR, como se ele fosse ruim ou uma maldição de renderizador.

Posso dizer que fiquei órfão, pois desde que comecei a estudar 3D, só me envolvi com um renderizador: o Mental Ray. Agora me vejo num cachorro sem mato! O curioso é que eu nunca achei o Mental Ray complicado. Ele era, sim!, complexo, profundo. O que terminava gerando antipatia com os usuários do V-R que diziam que ele era facílimo, blá-blá-blá.

Olha, sou flamenguista, mas isso não significa que eu vou espancar um tricolor, só pelo fato dele torcer para o Fluminense.

Certamente, muitos devem estar dizendo... "Viu? Acabou porque era realmente uma droga, tinha mesmo que acabar". No entanto, através das análises críticas e raras de se encontrar por aí, fui percebendo, através destas avaliações comerciais e técnicas que o Andre foi externando que não haveria outro caminho para o MR que não fosse o saco - desgraçadamente.

Mas foi percebendo e observando a evolução de alguns excelentes programas como o Rhino que deu um salto quântico espetacular em relação a V-Ray - entre outras coisas - que percebi que não somente o MR, mas o próprio 3ds Max estavam tomando caminhos geminados; portanto, o fim. Embora não acredite que o fim do Max seja pra já.

Esta questão, também há meses, já vinha sendo cantada pelo nosso Jedi do MR e do Max, o Andre.

Conversei com uma professora de Rhino e ela ficou chocada ao saber que haveria esta possibilidade de, no futuro, o Max deixar de existir, também, mesmo ela sendo uma professora integral de Rhinoceros.

Fiquei - e ainda estou - meio perdido em relação do meu trabalho x renderizador. Tinha gostado bastante do Corona, mas ele, embora bem rápido e bem eficiente, trabalha com CPU; ao contrário do Redshift que me foi recomendado, muito bem recomendado pelo Andre, por inúmeros motivos e pela grande proximidade dele com o MR, além, claro de utlizar a GPU.

Portanto, terei que estudar o V-Ray por razões óbvias, não só por causa de sua vastíssima biblioteca; mas, também, o Redshift. O segundo, já vi que há poucas fontes de estudo bem sistematizadas - e em abundância - como há para o V-Ray que soube fazer uma excelente penetração mercadológica em vários segmentos do mundo 3D.

Como observo muito a interface de todo e qualquer programa por razões funcionais e estéticas, observei que vários programas e renderizadores como o V-Ray (no caso citado do Rhionceros), o KeyShot, por exemplo, só melhoravam. Logo, botões esteticamente muito bem resolvidos, apresentação e acervo de bibliotecas e presets e etc. eram só evolução. Notei que o MR sequer melhorava a sua logo! Notaram isso alguma vez? Esteticamente, um pavor de resultado - isso sem falar na absoluta falta de progresso, diante dos concorrentes.

Acho que uma das raríssimas exceções que nunca precisou mexer em sua logo e no sytle de sua fonte é a... Coca-Cola.

Quanto ao Corona, com o qual me encantei logo que vi, ele já é da Chaos. Portanto...

Mas não é só isso, depois dos débeis lançamentos das versões 2017/18 do 3ds Max, tenho que concordar com o Andre que o Max pode - talvez... - estar se encaminhando para o mesmo saco do finado MR.

Vou fazer uma pergunta estúpida, porém imbecil, tá? O V-Ray ou até o próprio Reshift possuem... " Final Gather"?

Deposito, por conseguinte, minhas flores na cova do tão querido que foi o Mental Ray e deixo aqui meu agradecimento e todo tributo ao melhor renderizador que vi em ação.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: Como o andar da carruagem do 3ds Max não vai muito bem, vou adotar o MODO como minha futura opção de programa para modelagem poligonal. Ele é FENOMENAL! Tudo isso foi redigido, tendo como trilha sonora o álbum "Led Zeppelin [1976] The Song Remains The Same 2 CDs 2007 Japan Remastered", "extend version".

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707115.

Total de membros registrados: 134877

Últimos membros registrados: Luciana Pereira, bia199612, Wiliams, Jacson Combos, Henrique Silva, igorvervloet, Alex Bastos , maamassabwe.

Usuário(s) on-line na última hora: 584, sendo 27 membro(s) e 557 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Henrique Silva, Emmanoel, Duda, Willmitnick, edificar-3d, Eduardo Ramos, Moura, Rehquina, bia199612, Camacho, emersonforentin, Guilherme Santos, Abilio, Pedro Juliato, TadeuB79, rmagaton, Eng Damasceno, Edson, Wamdersilva, Ricardo Paranhos, Roberto Movanni, Ronaldo Junior, Celso Borttoloto, Antonio, Alexandre Longo, dallest91, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.