Andre e demais colegas de fórum, bom dia,
Foi com muito pesar e decepção que recebi, antecipadamente, pois o Andre já vinha cantando esta bola há meses, o falecimento do espetacular Mental Ray que a maioria da galera adorava dizer que era complicado e de difícil settagem.
Aliás, um papo dos mais chatos ao qual tinha que escutar era o FlaxFlu Mental RayxV-Ray. O debate inútel e pra lá de chato, pois, majoritariamente, o pau sempre quebrava para o MR, como se ele fosse ruim ou uma maldição de renderizador.
Posso dizer que fiquei órfão, pois desde que comecei a estudar 3D, só me envolvi com um renderizador: o Mental Ray. Agora me vejo num cachorro sem mato! O curioso é que eu nunca achei o Mental Ray complicado. Ele era, sim!, complexo, profundo. O que terminava gerando antipatia com os usuários do V-R que diziam que ele era facílimo, blá-blá-blá.
Olha, sou flamenguista, mas isso não significa que eu vou espancar um tricolor, só pelo fato dele torcer para o Fluminense.
Certamente, muitos devem estar dizendo... "Viu? Acabou porque era realmente uma droga, tinha mesmo que acabar". No entanto, através das análises críticas e raras de se encontrar por aí, fui percebendo, através destas avaliações comerciais e técnicas que o Andre foi externando que não haveria outro caminho para o MR que não fosse o saco - desgraçadamente.
Mas foi percebendo e observando a evolução de alguns excelentes programas como o Rhino que deu um salto quântico espetacular em relação a V-Ray - entre outras coisas - que percebi que não somente o MR, mas o próprio 3ds Max estavam tomando caminhos geminados; portanto, o fim. Embora não acredite que o fim do Max seja pra já.
Esta questão, também há meses, já vinha sendo cantada pelo nosso Jedi do MR e do Max, o Andre.
Conversei com uma professora de Rhino e ela ficou chocada ao saber que haveria esta possibilidade de, no futuro, o Max deixar de existir, também, mesmo ela sendo uma professora integral de Rhinoceros.
Fiquei - e ainda estou - meio perdido em relação do meu trabalho x renderizador. Tinha gostado bastante do Corona, mas ele, embora bem rápido e bem eficiente, trabalha com CPU; ao contrário do Redshift que me foi recomendado, muito bem recomendado pelo Andre, por inúmeros motivos e pela grande proximidade dele com o MR, além, claro de utlizar a GPU.
Portanto, terei que estudar o V-Ray por razões óbvias, não só por causa de sua vastíssima biblioteca; mas, também, o Redshift. O segundo, já vi que há poucas fontes de estudo bem sistematizadas - e em abundância - como há para o V-Ray que soube fazer uma excelente penetração mercadológica em vários segmentos do mundo 3D.
Como observo muito a interface de todo e qualquer programa por razões funcionais e estéticas, observei que vários programas e renderizadores como o V-Ray (no caso citado do Rhionceros), o KeyShot, por exemplo, só melhoravam. Logo, botões esteticamente muito bem resolvidos, apresentação e acervo de bibliotecas e presets e etc. eram só evolução. Notei que o MR sequer melhorava a sua logo! Notaram isso alguma vez? Esteticamente, um pavor de resultado - isso sem falar na absoluta falta de progresso, diante dos concorrentes.
Acho que uma das raríssimas exceções que nunca precisou mexer em sua logo e no sytle de sua fonte é a... Coca-Cola.
Quanto ao Corona, com o qual me encantei logo que vi, ele já é da Chaos. Portanto...
Mas não é só isso, depois dos débeis lançamentos das versões 2017/18 do 3ds Max, tenho que concordar com o Andre que o Max pode - talvez... - estar se encaminhando para o mesmo saco do finado MR.
Vou fazer uma pergunta estúpida, porém imbecil, tá? O V-Ray ou até o próprio Reshift possuem... " Final Gather"?
Deposito, por conseguinte, minhas flores na cova do tão querido que foi o Mental Ray e deixo aqui meu agradecimento e todo tributo ao melhor renderizador que vi em ação.
Abração fraterno,
Marcelo Baglione
P.S.: Como o andar da carruagem do 3ds Max não vai muito bem, vou adotar o MODO como minha futura opção de programa para modelagem poligonal. Ele é FENOMENAL! Tudo isso foi redigido, tendo como trilha sonora o álbum "Led Zeppelin [1976] The Song Remains The Same 2 CDs 2007 Japan Remastered", "extend version".