Oi Marcelo, tudo bem?
Sobre a charge com o Tump e o Kim, eu procurei para te mostrar, mas não encontrei mais.
Concordo que fazer chacota dos imbecis é a melhor forma de expor a sua imbecilidade, e fala a verdade, não tem nada mais engraçado do que a imbecilidade.
Estes dias mesmo eu comentei com o Screaming Fox em outro tópico sobre as pessoas que acreditam que a Terra é plana, pois ele tinha falado que você sempre aprende alguma coisa mesmo nos cursos ruins e dai eu disse que tem certos cursos onde a pessoa sai mais burra, por exemplo, estes que explicam as teorias da Terra plana.
Sobre os seus estudos de V-Ray, realmente tem tutoriais e cursos de todos os tipos, pois o V-Ray se tornou hegemônico, então, precisa selecionar bem porque além de coisas ruins, também tem muita coisa errada sobre ele na internet.
O segredo é procurar um professor que atue com o V-Ray há vários anos, pois tem coisas que a pessoa só aprende com a experiência diária no programa, por isso que eu indico o curso de V-Ray do Cleber Machado disponível aqui no 3D1:
http://3d1.com.br/dvds/cursos/video-curso-v-ray O curso dele também é voltado para maquete, pois a grande maioria dos usuários atuam na área de maquete, mas ele aborda detalhadamente todos os recursos de iluminação e a composição de diversos tipos de materiais complexos, incluindo SSS e CarPaint, por exemplo, então, é possível aplicar em qualquer tipo de trabalho e não apenas em maquete.
Será mais difícil encontrar cursos em português voltados para outras áreas porque as outras áreas praticamente não existem no país, pois quem trabalha com maquete ganha dinheiro e pode investir em cursos, modelos e tudo mais, mas quem trabalha com animação de personagens ou coisa parecida, faz por diversão e não ganha dinheiro com isso, então, não investe em cursos e em nada.
É uma pena que o Brasil seja este fiasco total, eu atuei no mercado de produção de vídeo e sinceramente, é melhor catar latinha.
Em inglês tem cursos de Max e V-Ray voltados para VFX, os mais conhecidos e conceituados são do Alan McKay
Sobre a história do 3D e das empresas, eu adoro acompanhar e guardo na memória e nas notícias aqui do site os últimos 18 anos dela, pois a 3D1 completa 20 anos no ar em 2019.
Sobre o Rhino, eu vasculho o Youtube toda semana procurando tutoriais dele para postar aqui no site, mas raramente encontro alguma coisa boa, sempre são modelagem bem simples e sem nenhum atrativo visual, pois raramente renderizam.
Realmente gostaria muito de conhecer um bom canal de Rhino para sempre divulgar bons tutoriais dele, agora vou acompanhar este canal que indicou, assim que ele terminar de postar os vídeos da Asa Voadora eu vou publicar a notícia aqui no site.
Sobre o Keyshot, também acho ótimo, assim como o Bunkspeed, este é o futuro da renderização, programas simples, práticos e rápidos em vez daquele monte de configurações para ajustar!
Em poucos anos a renderização vai desaparecer, pois acontecerá em tempo real na Viewport enquanto modela no programa e depois com 1 clique vai mandar gerar a imagem na resolução que desejar.
Vou gostar de acompanhar os seus estudos de V-Ray e saber se está curtindo.
Abração e tudo de bom.
André Vieira