Opa galera blza!!!
Passados os tempos te contest to de volta com um tuto que eu havia prometido faz um tempão, que o do fogo.
Pois bem, ele é bem simples, mas tem um resultado bem relista e comprova mais uma vez que o nosso grande 3DS MAX consegue fazer coisas fantásticas sem auxílio de outros programas ou plugins.
OBS: as cores verde, azul e lilás dos outros slots de material são testes de cor q eu fiz, por tanto desconsiderem estas, pois o nosso tutorial se baseia na cor laranja.
Quando eu me referir a slot de gradiente estou falando daquela setinha do gradiente onde vc muda a cor ou coloca outro material.
Bem vamos logo começar alterando a escala para metros.
Vá em Customize/Units Setup e coloque em metros
1 - crie uma esfera com Radius=0,2 para que a chama seja emitida dela. Dependendo do tamanho e forma do objeto é lógico que as chamas vão reagir de diferentes formas e tamanhos, portanto deve-se configura-la de acordo com o objeto.
2 - Agora crie um o sistema de particulas PArray e coloque a esfera como base de emissão;
3 - Em Particle Formation marque At Distinct Points;
4 - Em Viewport Display marquem Mesh;
5 - Particle Generation marque Use Rate=30;
6 - Particle Motion:
Speed=0
Variation=20
Divergence=10
7 - Particle Timing:
Emit Start=-100
Emit Stop= 100
Display Until=200
Life=30
Variatio=10
8 - Particle Size;
Size=0,5
Variatio=30
Grow For=0
Fade For=5
9 - Particle Types;
MetaParticles
10 - Agora va em Space Warps e crie o Sistema de Gravidade posicionando-o para cima e em Strength coloca 0,2 ou a força que vc achar necessaria para que sua chama fique mais alta ou mais baixa. Vá em Bind to Space Warp na barra Main Toolbar e Link o gravity a particula
Primeira parte pronta, agora vamos criar o material inflamável.
Quero ressaltar também que este exemplo não é so para IMG não, mais para animação tabém por tanto fiz vários e vários teste
até chegar a este resultado que por sinal ficou o mais próximo da realidade, por tanto vamos nos basear em 100 quadros de animação.
1 - Bem vamos começar abilitando o self illumination em Blin basic parameters;
2 - Va em diffuse color e coloque um Gradient Ramp e em coordinate environ mapping=screen;
Como estamos trabalhando com textura em Mapeamento Screen as chams sofreram alterações devido a distancia, pelo motivo da textuta encontrarsse fixa, como se ela estivesse como BG e o fogo fosse uma mascara tipo aquele efeito que se faz no flash, acho q vcs entenderam não é?
3 - Coloque as seguintes cores e posições dos slots como na img abaixo;
Offset V e W Marque em Mirror
1 - Quadro 0:
Offset V=0,3
Offset w=0
Tiling V=1
Tiling W=05
2 - Gradient Ramp Parameters;
Gradient type=normal
Interpolatio=linear
Noise;
Amount=1
Size=4
Marque Fractal
Phase=0
Level=6
3 - Quadro 100:
Offset V=0,3
Offset w=2
Tiling V=1
Tiling W=05
4 - Gradient Ramp Parameters;
Gradient type=normal
Interpolatio=linear
Noise;
Amount=1
Size=4
Marque Fractal
Phase=3
Level=6
No ultimo slot coloque outro Gradiente Ramp com seus slotes nas posições e cores como mostra a IMG abaixo:
Para ficar mais explicado, o slot que eu falo é esta setinha do gradiente onde vc muda a cor ou coloca outro materia, e para colocar um material no slot de cor do gradient vc deve clicar com o botão direito e escolher a opção edit properties.
este tbm deve ser animado, então vamos aos valores:
Coordinates Environ Mapping= Screen
[u:e59036703a]Quadro 0:[/u:e59036703a]
Offset
U=0
V=0
Tiling
U=1
V=0,5
U em Tiling e V em Mirror
Gradient Type=linera
Interpolation=linear
Amount=0,8
Size=0,8
Fractal
Levels=6
Phase=0
[u:e59036703a]Quadro 100:[/u:e59036703a]
Offset
U=0
V=2
Tiling
U=1
V=0,5
U em Tiling e V em Mirror
Gradient Type=linera
Interpolation=linear
Amount=0,8
Size=0,8
Fractal
Levels=6
Phase=3
4 - Em seguida arraste este material para Self-Illumination e Opacity.
5 - Depois va em Rendering/Effects/ add Lens Effect> Lens Effect Parameters coloque um Glow com os parametros da IMG abaixo.
Para quem não sabe para que o efeito Glow apareça no Objeto, nas opções do efeito onde encontra-se a opção [u:e59036703a]Material ID[/u:e59036703a], sua numeração tem que corresponder ao ID do seu material, no caso o material do fogo.
Bom se eu esqueci alguma coisa baixo segue um link pra baixar o arquivo max e um video.
Espero ter contribuido mais uma vez a nossa comunidade e espero que gostem do resultado!!!
http://rapidshare.de/files/17226521/fogo_3d_max8.rar.html
Mas tenham cuidado para não se queimarem........heheheheheh!!!!