Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

lhmaciel   rio de janeiro - RJ
julioras   Curitiba
Quintino3D   Blumenau, SC - AC
Sandro Medeiros   Santa Isabel - SP - AC

Portfólios Ver Mais

Marcelo Guarrata   Maringá - PR
Matheus   RS - AC
ricardo pavani   Campo Grande - MS - MS
Rafael Coelho   Lages / SC - SC

Fogo com Sistema de part?culas

Por: Evandro  

Em: 04/04/2006 21:27

Opa galera blza!!! Passados os tempos te contest to de volta com um tuto que eu havia prometido faz um tempão, que o do fogo. Pois bem, ele é bem simples, mas tem um resultado bem relista e comprova mais uma vez que o nosso grande 3DS MAX consegue fazer coisas fantásticas sem auxílio de outros programas ou plugins. OBS: as cores verde, azul e lilás dos outros slots de material são testes de cor q eu fiz, por tanto desconsiderem estas, pois o nosso tutorial se baseia na cor laranja. Quando eu me referir a slot de gradiente estou falando daquela setinha do gradiente onde vc muda a cor ou coloca outro material. Bem vamos logo começar alterando a escala para metros. Vá em Customize/Units Setup e coloque em metros 1 - crie uma esfera com Radius=0,2 para que a chama seja emitida dela. Dependendo do tamanho e forma do objeto é lógico que as chamas vão reagir de diferentes formas e tamanhos, portanto deve-se configura-la de acordo com o objeto. 2 - Agora crie um o sistema de particulas PArray e coloque a esfera como base de emissão; 3 - Em Particle Formation marque At Distinct Points; 4 - Em Viewport Display marquem Mesh; 5 - Particle Generation marque Use Rate=30; 6 - Particle Motion: Speed=0 Variation=20 Divergence=10 7 - Particle Timing: Emit Start=-100 Emit Stop= 100 Display Until=200 Life=30 Variatio=10 8 - Particle Size; Size=0,5 Variatio=30 Grow For=0 Fade For=5 9 - Particle Types; MetaParticles 10 - Agora va em Space Warps e crie o Sistema de Gravidade posicionando-o para cima e em Strength coloca 0,2 ou a força que vc achar necessaria para que sua chama fique mais alta ou mais baixa. Vá em Bind to Space Warp na barra Main Toolbar e Link o gravity a particula Primeira parte pronta, agora vamos criar o material inflamável. Quero ressaltar também que este exemplo não é so para IMG não, mais para animação tabém por tanto fiz vários e vários teste até chegar a este resultado que por sinal ficou o mais próximo da realidade, por tanto vamos nos basear em 100 quadros de animação. 1 - Bem vamos começar abilitando o self illumination em Blin basic parameters; 2 - Va em diffuse color e coloque um Gradient Ramp e em coordinate environ mapping=screen; Como estamos trabalhando com textura em Mapeamento Screen as chams sofreram alterações devido a distancia, pelo motivo da textuta encontrarsse fixa, como se ela estivesse como BG e o fogo fosse uma mascara tipo aquele efeito que se faz no flash, acho q vcs entenderam não é? 3 - Coloque as seguintes cores e posições dos slots como na img abaixo; Offset V e W Marque em Mirror 1 - Quadro 0: Offset V=0,3 Offset w=0 Tiling V=1 Tiling W=05 2 - Gradient Ramp Parameters; Gradient type=normal Interpolatio=linear Noise; Amount=1 Size=4 Marque Fractal Phase=0 Level=6 3 - Quadro 100: Offset V=0,3 Offset w=2 Tiling V=1 Tiling W=05 4 - Gradient Ramp Parameters; Gradient type=normal Interpolatio=linear Noise; Amount=1 Size=4 Marque Fractal Phase=3 Level=6 No ultimo slot coloque outro Gradiente Ramp com seus slotes nas posições e cores como mostra a IMG abaixo: Para ficar mais explicado, o slot que eu falo é esta setinha do gradiente onde vc muda a cor ou coloca outro materia, e para colocar um material no slot de cor do gradient vc deve clicar com o botão direito e escolher a opção edit properties. este tbm deve ser animado, então vamos aos valores: Coordinates Environ Mapping= Screen [u:e59036703a]Quadro 0:[/u:e59036703a] Offset U=0 V=0 Tiling U=1 V=0,5 U em Tiling e V em Mirror Gradient Type=linera Interpolation=linear Amount=0,8 Size=0,8 Fractal Levels=6 Phase=0 [u:e59036703a]Quadro 100:[/u:e59036703a] Offset U=0 V=2 Tiling U=1 V=0,5 U em Tiling e V em Mirror Gradient Type=linera Interpolation=linear Amount=0,8 Size=0,8 Fractal Levels=6 Phase=3 4 - Em seguida arraste este material para Self-Illumination e Opacity. 5 - Depois va em Rendering/Effects/ add Lens Effect> Lens Effect Parameters coloque um Glow com os parametros da IMG abaixo. Para quem não sabe para que o efeito Glow apareça no Objeto, nas opções do efeito onde encontra-se a opção [u:e59036703a]Material ID[/u:e59036703a], sua numeração tem que corresponder ao ID do seu material, no caso o material do fogo. Bom se eu esqueci alguma coisa baixo segue um link pra baixar o arquivo max e um video. Espero ter contribuido mais uma vez a nossa comunidade e espero que gostem do resultado!!! http://rapidshare.de/files/17226521/fogo_3d_max8.rar.html Mas tenham cuidado para não se queimarem........heheheheheh!!!!
evandro blz mas valeu pela dica cara continue asim valeu
É isso ai cara, valew pelo tutorial. Abraço.
Olá meu caro amigo o que é isssssso esse tutoria é uma brasa . Parabens Edson
A curiosidade é o pavio para o conhecimento
heheheheheh, Valeu cara, muito obrigado!!!!!!!!!!!!!!!
Aceitar críticas constroi!!!
poxa q massa!!! resultado muito show cara.. parabens mesmo!
Valeu amon-ra e um grande abraço!!!
Aceitar críticas constroi!!!
ahhehehehehe valew evandro legal este tuto muito massa. muito realista
Valeu ddfa. Abraço!!!
Aceitar críticas constroi!!!
Valeu Evandro, a tempos que queria fazer um efeito desse.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707769.

Total de membros registrados: 135356

Últimos membros registrados: bobenick09@, ergerfgerg01, jorgefrancener, dicardochardson, Reynoldspablo, Otsuki026, wsakhrta, Luffe22.

Usuário(s) on-line na última hora: 667, sendo 24 membro(s) e 643 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, Willmitnick, TadeuB79, Jorge Henrique, cristianofigueredo, Victor Mendonça, JMDesign, Wamdersilva, Cledson, marcelo de moraes, Daniel Monteiro, Sergio1987, Eng Damasceno, bobenick09@, Le_Andro, gilson antunes, modena3d, Junior, mastermax, Reinaldo Silva, Carlos E. Nogueira, Abilio, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.